Formação: O papel do Terapeuta da Fala nas Perturbações da Leitura e da Escrita
CONFIRMADA

Price range: 115,00 € through 230,00 €

*valor promocional para inscrições até dia 13 de Outubro de 2025

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 16 Horas
Datas e Horário:
03 de Novembro de 2025 das 20h00 às 22h00
05 de Novembro de 2025 das 20h00 às 22h00
08 de Novembro de 2025 das 9h15 às 13h15
18 de Novembro de 2025 das 20h00 às 22h00
20 de Novembro de 2025 das 20h00 às 22h00
22 de Novembro de 2025 das 9h15 às 13h15
Inscrições até: 27 de Outubro de 2025
Nº Vagas:  12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.
**A vaga na formação só é garantida a partir do momento que realiza o pagamento (total ou da primeira prestação).

REF: SA190422PTFPLE Categoria: Etiquetas: , , ,

Descrição

Ler e escrever são competências basilares para a progressão académica e pessoal dos alunos. A presença de dificuldades de linguagem prévias e a identificação de dificuldades nos estádios preparatórios (JI) e iniciais (1º e 2º anos de escolaridade) de exposição à leitura e escrita, designadamente nos mecanismos de descodificação e codificação necessários à aquisição do princípio alfabético, podem comprometer o desenvolvimento do posterior da compreensão leitora e da produção escrita (Bishop et al, 2017).

As alterações na leitura e na escrita afetam muitas crianças e jovens (ASHA) e têm constituído uma preocupação por parte do Ministério da Educação que, na tentativa de colmatar estas dificuldades, tem vindo a promover a elaboração de materiais teórico-práticos com vista à intervenção mais dirigida na (e.g. Manual ABC, Plataforma L.E.R, Plano Nacional do Ensino do Português, entre outros).

Com efeito, a base linguística subjacente às perturbações da leitura e da escrita tem um sério impacto no desempenho académico dos alunos (Moura et al, 2019). Por este motivo, é de extrema relevância que os terapeutas da fala se munam de ferramentas suportadas em conhecimento teórico (científico) relativo a práticas educativas baseadas em evidência científica, de modo a que possam conduzir a sua intervenção de forma mais eficiente.

Considerando ainda o impacto que a situação pandémica teve sobre estas aquisições, uma vez que as crianças ficaram privadas do seu natural contexto de aprendizagem, torna-se ainda mais relevante o desenvolvimento de competências e de ferramentas que visem colmatar, de forma eficiente, as dificuldades de leitura e de escrita apresentadas pelas crianças acompanhadas em terapia da fala.

  • Aumentar o conhecimento teórico necessário para a avaliação, diagnóstico e intervenção na área da linguagem, na modalidade escrita;
  • Conhecer instrumentos, técnicas de ferramentas de avaliação e de intervenção;
  • Conhecer critérios de diagnóstico associados aos principais quadros clínicos com alterações na leitura e na escrita.
  • Conhecer os princípios teóricos-chave para a avaliação e intervenção na área da leitura e escrita;
  • Estabelecer relações entre as modalidades oral e escrita da linguagem e reconhecer o seu impacto na intervenção terapêutica;
  • Aplicar o conhecimento teórico adquirido à prática clínica;
  • Conhecer as competências a avaliar nesta área;
  • Identificar e selecionar os instrumentos de avaliação disponíveis para avaliar nesta área;
  • Contribuir para a identificação de características linguísticas promotoras de um diagnóstico diferencial;
  • Identificar e selecionar abordagens e metodologias de intervenção adequadas a cada caso;
  • Reconhecer abordagens clínicas baseadas em evidência científica.
  • Conhecer os pressupostos teóricos fundamentais:
    • bases neuroanatómicas da linguagem (oral e escrita);
    • aquisição da linguagem;
    • relação oralidade – escrita;
    • processos envolvidos nas primeiras etapas de alfabetização;
    • da descodificação à compreensão leitora;
    • relações fonologia-morfologia-ortografia.
  • Classificações e terminologia associada às perturbações da linguagem escrita;
  • Diagnóstico diferencial;
  • Orientações para a avaliação;
  • Instrumentos de avaliação da leitura e da escrita;
  • Orientações para a intervenção;
  • Abordagens de intervenção baseadas em evidência científica.

As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.

Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.

Ferramentas da Formação Online E-learning

Formadora Ana Margarida RamalhoAna Margarida Ramalho

É terapeuta da fala e exerce funções como tal no Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E, e em clínica privada.
É pós-graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e doutorada em Linguística, sendo, atualmente, membro integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Neste âmbito, tem colaborado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, de que é exemplo o Crosslinguistic Child Phonology Project, sedeado na UBC, Canadá.
As suas principais áreas de interesse centram-se na avaliação e intervenção nas perturbações dos sons da fala e da linguagem (oral e escrita), áreas em que tem desenvolvido investigação, formação e docência. Neste âmbito, tem exercido actividade docente em várias instituições de Ensino Superior portuguesas, na formação graduada e pós-graduada de terapeutas da fala.
É (co)autora de publicações nacionais e internacionais e de instrumentos de avaliação e de intervenção em terapia da fala
Foi membro do Departamento de Fala da SPTF, sendo atualmente membro do Departamento de Linguagem.

Terapeutas da Fala e estudantes finalistas do curso de Terapia da Fala.

✅ 10% DESCONTO em Material Didático da cresCER.
✅ 10% DESCONTO na formação Baby Signs da Bem Dita Terapia.
✅ 15% DESCONTO na Plataforma iGami.
✅ OFERTA da 2ª APP da Happies.
✅ Oferta de CERTIFICADOS Sigo e SeedGO em formato digital.
✅ Acesso a Grupo Privado e Exclusivo de Formandos SeedGO.

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT

Também pode gostar…