Formação Comunicação e Linguagem em crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo

180,00

*valor promocional para inscrições até dia 31 Maio 2021

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 16 Horas
Data:
22 de Junho das 20h00 às 22h00 – 2h
25 de Junho das 19h30 às 22h00 – 2h30
26 de Junho das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00– 7h00
27 de Junho das 09h00 às 13h30 – 4h30
Local: Online
Inscrições até: 14 de Junho de 2021
Nº Vagas:  12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.

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REF: SA220621AG Categoria:

Descrição

Desenvolver competências de comunicação e de linguagem, confiança e motivação enquanto comunicador, depende de ter oportunidades ricas e variadas para se envolver em interações sociais motivantes e significativas nos diversos contextos de vida.

A comunicação social é considerada por pais e profissionais uma das áreas prioritárias de intervenção para crianças e jovens com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). As diretrizes de melhores práticas afirmam que os terapeutas da fala devem estar envolvidos no diagnóstico, avaliação e intervenção das PEA. Neste sentido e com o avanço científico constante, relativamente às PEA é fundamental conhecer estratégias, abordagens e programas de intervenção que, permitam responder da forma mais eficaz e individualizada, às necessidades e expetativas das crianças e jovens com PEA e das suas famílias.

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Aceder a informação atualizada e suportada por evidência científica sobre as melhores práticas para promoção da comunicação e da linguagem em crianças e jovens com PEA;
  • Reconhecer as principais características e padrões de desenvolvimento de bebés e crianças/jovens que têm, ou estão em risco de desenvolver, uma perturbação do espetro do autismo;
  • Refletir sobre os aspetos a ter em consideração para uma avaliação das competências comunicativas e de linguagem de crianças e jovens com PEA;
  • Conhecer modelos/programas e recursos disponíveis para a avaliação e intervenção com crianças e jovens com PEA (DIR/Floor-Time; SCERTS; ABLC; Social Thinking; More Than Words – Hanen Program…);
  • Identificar ideias e estratégias terapêuticas que promovam a comunicação social e de linguagem de crianças com PEA;
  • Conhecer abordagens e sistemas aumentativos ou alternativos de comunicação que melhor possam responder às necessidades de cada criança/jovem e das suas famílias (Visual Immersion; Core Vocabulary; LAMP…)
  • Reforçar o apoio familiar e estratégias de vida diária que promovam a comunicação social nos diversos contextos de vida das crianças e jovens com PEA (ex.: casa, escola, comunidade…).
  1. Diagnóstico de PEA de acordo com o DSM-V
  • Critérios de Inclusão
  • PEA e Perturbação da Comunicação Social: quais as diferenças?
  • Diagnóstico ou Diagnósticos?
    1. Avaliação da Comunicação e da Linguagem na criança/jovem com PEA
  • Componentes fundamentais de uma avaliação dinâmica e ecológica;
    • Competências de comunicação social
    • Competências de linguagem
    • Parceiros de comunicação
    • Contextos de comunicação
  • Guião informal de observação para avaliação em contexto clínico
    1. Contributos das neurociências para a prática clínica do terapeuta da fala
    2. Modelos/programas e recursos disponíveis para a avaliação e intervenção com crianças/jovens com PEA
  • DIR/Floor-Time – Affect Based Language Curriculum
  • SCERTS Model
  • Recursos para a Intervenção
  1. Abordagens e Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação
  • Core Vocabular;
  • Visual Immersion;
  • Tipos de pistas visuais.

formadora Ana Catarina GasparAna Catarina Silva Gaspar

Exerce funções de Terapeuta da Fala em consultório particular em Matosinhos e no Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção, Clitrofa: Centro médico, dentário e cirúrgico. Formadora nas áreas da Interação, Comunicação e Linguagem e das Perturbações do Espetro do Autismo. Oradora convidada, sobre temas relacionados com a Comunicação, Linguagem e Perturbações do Espetro do Autismo, em Pós-Graduações e Mestrados, na ESEC. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e Mestre em Educação Especial – Ramo Intervenção Educativa Precoce, pela Universidade do Minho. Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso profissional e académico tem-se especializado no trabalho com famílias com crianças e jovens com Perturbações do Espetro de Autismo e outras alterações do neurodesenvolvimento, intervenção do terapeuta da fala nos contextos naturais e interações entre pares com e sem Necessidades Educativas Especiais. Membro de painéis de peritos de projetos de investigação de mestrado e doutoramento e colaboradora num projeto de desenvolvimento de uma aplicação na ESEC.

Terapeutas da Fala
Estudantes de Terapia da Fala

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT