Formação Comunicação e Linguagem em crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo
92,50 € – 185,00 €
*valor promocional para inscrições até dia 20 de Janeiro de 2025
Informações Gerais
Regime: E-learning
Duração: 16 Horas
Data:
10 de Fevereiro de 2025 das 20h30 às 22h30 – 2h
13 de Fevereiro de 2025 das 20h30 às 22h30 – 2h
15 de Fevereiro de 2025 das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 -8h
16 de Fevereiro de 2025 das 9h00 às 13h00 – 4h
Local: Online
Inscrições até: 3 de Fevereiro de 2025
Nº Vagas: 12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.
**O vaga na formação só é garantida a partir do momento que realiza o pagamento (total ou da primeira prestação).
Descrição
Desenvolver competências de comunicação e de linguagem, confiança e motivação enquanto comunicador, depende de ter oportunidades ricas e variadas para se envolver em interações sociais motivantes e significativas nos diversos contextos de vida.
A comunicação social é considerada por pais e profissionais uma das áreas prioritárias de intervenção para crianças e jovens com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). As diretrizes de melhores práticas afirmam que os terapeutas da fala devem estar envolvidos no diagnóstico, avaliação e intervenção das PEA. Neste sentido e com o avanço científico constante, relativamente às PEA é fundamental conhecer estratégias, abordagens e programas de intervenção que, permitam responder da forma mais eficaz e individualizada, às necessidades e expetativas das crianças e jovens com PEA e das suas famílias.
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Aceder a informação atualizada e suportada por evidência científica sobre as melhores práticas para promoção da comunicação e da linguagem em crianças e jovens com PEA;
- Reconhecer as principais características e padrões de desenvolvimento de bebés e crianças/jovens que têm, ou estão em risco de desenvolver, uma perturbação do espetro do autismo;
- Refletir sobre os aspetos a ter em consideração para uma avaliação das competências comunicativas e de linguagem de crianças e jovens com PEA;
- Conhecer modelos/programas e recursos disponíveis para a avaliação e intervenção com crianças e jovens com PEA (DIR/Floor-Time; SCERTS; ABLC; Social Thinking; More Than Words – Hanen Program…);
- Identificar ideias e estratégias terapêuticas que promovam a comunicação social e de linguagem de crianças com PEA;
- Conhecer abordagens e sistemas aumentativos ou alternativos de comunicação que melhor possam responder às necessidades de cada criança/jovem e das suas famílias (Visual Immersion; Core Vocabulary; LAMP…)
- Reforçar o apoio familiar e estratégias de vida diária que promovam a comunicação social nos diversos contextos de vida das crianças e jovens com PEA (ex.: casa, escola, comunidade…).
- Diagnóstico de PEA de acordo com o DSM-V
- Critérios de Inclusão
- PEA e Perturbação da Comunicação Social: quais as diferenças?
- Diagnóstico ou Diagnósticos?
- Avaliação da Comunicação e da Linguagem na criança/jovem com PEA
- Componentes fundamentais de uma avaliação dinâmica e ecológica;
- Competências de comunicação social
- Competências de linguagem
- Parceiros de comunicação
- Contextos de comunicação
- Guião informal de observação para avaliação em contexto clínico
- Contributos das neurociências para a prática clínica do terapeuta da fala
- Modelos/programas e recursos disponíveis para a avaliação e intervenção com crianças/jovens com PEA
- DIR/Floor-Time – Affect Based Language Curriculum
- SCERTS Model
- Recursos para a Intervenção
- Abordagens e Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação
- Core Vocabular;
- Visual Immersion;
- Tipos de pistas visuais.
As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.
Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.
Ana Catarina Silva Gaspar
Exerce funções de Terapeuta da Fala em consultório particular em Matosinhos e no Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção, Clitrofa: Centro médico, dentário e cirúrgico. Formadora nas áreas da Interação, Comunicação e Linguagem e das Perturbações do Espetro do Autismo. Oradora convidada, sobre temas relacionados com a Comunicação, Linguagem e Perturbações do Espetro do Autismo, em Pós-Graduações e Mestrados, na ESEC. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e Mestre em Educação Especial – Ramo Intervenção Educativa Precoce, pela Universidade do Minho. Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso profissional e académico tem-se especializado no trabalho com famílias com crianças e jovens com Perturbações do Espetro de Autismo e outras alterações do neurodesenvolvimento, intervenção do terapeuta da fala nos contextos naturais e interações entre pares com e sem Necessidades Educativas Especiais. Membro de painéis de peritos de projetos de investigação de mestrado e doutoramento e colaboradora num projeto de desenvolvimento de uma aplicação na ESEC.
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