Com coordenação de Ana Catarina Gaspar
Especialização Avançada em Comunicação, Relação e Autismo
A avaliação e intervenção ao nível das alterações da comunicação e da relação e em específico das perturbações do espetro do autismo, fazem parte das áreas de atuação do terapeuta da fala.
O avanço científico e a intervenção cada vez mais precoce são fundamentais para promover a competência comunicativa das pessoas com este tipo de alterações e dos seus parceiros comunicativos, nos diversos contextos que frequentam. Esta é uma especialização atual, com suporte em práticas baseadas na evidência e com a mais valia de apresentar um corpo docente, com vários anos de investigação e prática em contextos clínico, domiciliário e educativo.
LISTA DE ESPERA PRÓXIMA EDIÇÃO
13 outubro 2023 a 7 julho 2024
Calendário
14 Out – Aula Apresentação – 20h às 22h30
15 Out – Módulo 1 – 9h às 13h
15 Out – Módulo 1 – 14h às 18h
16 Out – Módulo 1 – 9h às 13h
23 Out – Avaliação Módulo 1
28 Out – Módulo 2 – 19h às 23h
29 Out – Módulo 2 – 14h às 18h
12 Nov – *Seminário “A água com fins terapêuticos” – 9h às 18h
13 Nov – Módulo 2 – 9h às 13h
13 Nov – Módulo 2 – 14h às 18h
20 Nov – Avaliação Módulo 2
25 Nov – Módulo 3 – 19h30 às 22h30
26 Nov – Módulo 3 – 9h às 12h
3 Dez – Módulo 3 – 14h às 17h
4 Dez – Módulo 3 – 9h às 13h e das 14h às 16h
16 Dez – Módulo 3 – 19h30 às 22h30
17 Dez – Módulo 4 – 14h às 18h
18 Dez – Avaliação Módulo 3
14 Jan – Módulo 4 – 9h às 13h
24 Jan – Módulo 4 – 19h30 às 22h30
27 Jan – Módulo 4 – 19h às 23h
28 Jan – Módulo 4 – 9h às 12h e 13 às 16h
11 Fev – Módulo 4 – 9h às 12h
11 Fev – Módulo 4 – 13h às 16h
12 Fev – Módulo 4 – 9h às 12h
19 Fev – Avaliação Módulo 4
25 Fev – Módulo 5 – 20h às 22h
26 Fev – Módulo 5 – 9h às 13h e das 14 às 16h
10 Mar – Tutoria 1
11 Mar – Módulo 5 – 9h às 13h e 14h às 18h
24 Mar – Módulo 5 – 19h às 23h
25 Mar – Módulo 5 – 14h às 18h
15 Abr – *Seminário “Equitação com fins terapêuticos” – 9h às 18h
16 Abr – Seminário – 9h às 18h
6 Mai – Módulo 5 – 9h às 12h e das 14h às 17h
7 Mai – Módulo 5 – 9h às 12h e das 14h às 17h
20 Mai – Seminário – 14h às 18h
21 Mai – Seminário – 9h às 13h
2 Jun – Módulo 5 – 19h às 23h
3 Jun – Módulo 5 – 9h30 às 13h30
11 Jun – Avaliação Módulo 5
20 Jun – Tutoria 2
23 Jun – Seminário – 19h às 23h
24 Jun – Seminário – 9h às 13h e das 14h às 18h
2 Jul – Apresentação – 9h às 12h e das 14h às 18h
3 Jul – Avaliação Seminários
Objetivos
Objetivo Geral
Aprofundar conhecimentos relativamente ao rastreio, diagnóstico, avaliação e intervenção com crianças e jovens com alterações da comunicação e da relação e autismo, em diferentes contextos de atuação do terapeuta da fala.
Objetivos Específicos
- Atualizar conhecimentos relativamente à investigação dentro das alterações da comunicação e da relação e autismo;
- Identificar sinais de alerta para alterações da comunicação e da relação;
- Desenvolver raciocínio clínico para a seleção das melhores práticas a implementar, de acordo com as características desenvolvimentais, contextos e parceiros comunicativos;
- Adquirir competências específicas no âmbito da avaliação e intervenção com crianças e jovens com alterações da comunicação e da relação e autismo;
- Analisar casos clínicos.
Conteúdos Programáticos
1. Ciência e Comunicação
• Contributos das neurociências para a prática clínica;
• Processos omunicativos
• O brincar
2. Dos Sinais aos Diagnósticos
• Sinais de desvios do desenvolvimento
• Desvios no desenvolvimento socio-emocional
• Desvios no desenvolvimento sensório-motor
• Desvios no desenvolvimento comunicativo e da linguagem
3. Características Comunicativas e Sensório-Emocionais
• Características comunicativas
• Características sensoriais
• Análise e discussão de casos
4. Avaliação
• Preparação da avaliação e instrumentos de recolha de dados
• Avaliação da comunicação e linguagem pelo terapeuta da fala
• Análise e discussão de casos
5. Intervenção
• Intervenção de acordo com o tipo de comunicadores
• CAA e autismo
• Parceiros de comunicação
• Leitura e escrita
• Materiais de intervenção
• Discussão de casos
6. Seminários:
• Desafios na passagem para a vida adulta
• Empregabilidade e integração no mercado de trabalho
• A água como veículo para a comunicação
• Equitação com fins terapêuticos
• A música enquanto ferramenta de intervenção
• A participação da família
• Farmacologia
• Especificidades da alimentação nas PEA
7. Casos clínicos
Docentes
Exerce funções de Terapeuta da Fala em consultório particular em Matosinhos e no Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção, Clitrofa: Centro médico, dentário e cirúrgico. Formadora nas áreas da Interação, Comunicação e Linguagem e das Perturbações do Espetro do Autismo. Oradora convidada, sobre temas relacionados com a Comunicação, Linguagem e Perturbações do Espetro do Autismo, em Pós-Graduações e Mestrados, na ESEC. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e Mestre em Educação Especial – Ramo Intervenção Educativa Precoce, pela Universidade do Minho. Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso profissional e académico tem-se especializado no trabalho com famílias com crianças e jovens com Perturbações do Espetro de Autismo e outras alterações do neurodesenvolvimento, intervenção do terapeuta da fala nos contextos naturais e interações entre pares com e sem Necessidades Educativas Especiais. Membro de painéis de peritos de projetos de investigação de mestrado e doutoramento e colaboradora num projeto de desenvolvimento de uma aplicação na ESEC.Técnica de Floortime. Formação em ADI-R e ADOS e no currículo ABLC, Modelo SCERTS e Intensive Interaction e Affect Based Language Curriculum. Formação inicial em Vídeo Interaction Guidance (V.I.G)
Licenciada em Psicologia Aplicada, Ramo de Distúrbios do Desenvolvimento. Efetuou estudos de pós-graduação (Diplome d'Études Approfondies) (DEA) em Neuropsicologia e doutorado em Cérebro, Comportamento e Cognição (Paris VI – Paris e KCL – Londres). Efetua investigação em diferentes áreas relacionadas com défices percetivos nas perturbações do desenvolvimento e o impacto cognitivo da observação da ação. Atualmente leciona e efetua pesquisa na área da psicologia. Atualmente, co-coordena o Doutoramento em Ciências da Cognição e Linguagem e dirige o Grupo de Investigação de ‘Experimental Psychology’ do Brain and Behavior Lab.
Terapeuta da Fala do Unidade de Desenvolvimento da Criança do Hospital Central do Funchal. Mestre em Terapia da Fala – área de patologias da linguagem pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem pela UCP. Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela UCP. Pós-graduada Técnicas de Neurodesenvolvimento de Bobath pelo European Bobath Tuthors Association. Terapeuta da Fala responsável pelo protocolo da intervenção do terapeuta da fala na Unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos do HCF. Apresentações orais em eventos científicos nacionais e internacionais, na área da motricidade orofacial, deglutição e linguagem. Publicações em revistas científicas e em livros de resumos de congressos. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, para a área de educação especial. Atividade de docência em mestrados e pós-graduações em terapia da fala nas áreas de motricidade orofacial, deglutição e linguagem em Portugal e Barcelona. Vice-coordenadora do Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e Membro da Delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Terapeutas.
• Terapeuta da Fala licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. • Especialista em Terapia da Fala. • Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Universidade de Aveiro • Pós-Graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e EPAP-Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado • Pós-Graduada em Tratamento do Neurodesenvolvimento – Conceito Bobath, curso certificado pela European Bobath Tutors Association. • Formadora acreditada pelo conselho cie ntífico-pedagógico da formação contínua de professores, formadora com Certificado de Competências Pedagógicas. • Terapeuta da Fala do Grupo FLAP – Grupo multidisciplinar de tratamento de Fendas labiopalatinas • Estágios profissionais nacionais e internacionais com equipas que trabalham com crianças com alterações do neurodesenvolvimento, malformações craniofaciais, síndromes e com as suas famílias. • Participações em congressos e workshops nacionais e internacionais. • Membro da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, no departamento de Motricidade Orofacial. • Conselheira de aleitamento materno.
Licenciada em Terapia da Fala desde 2009, mestre em Musicoterapia desde 2012, pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria e doutoranda em Ciências da Cognição e Linguagem. Experiência profissional no âmbito da Reabilitação Infantil. É formadora com CCP, certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação na área e domínio B06 – Educação Especial. Da sua formação destacam-se os cursos de Introdução ao Conceito Bobath em Pediatria – Tratamento do Neurodesenvolvimento, Método Padovan - ReOrganização Neurofuncional e NMT - Musicoterapia Neurológica. Participou em eventos científicos nacionais e internacionais como autora de comunicações e posters no âmbito da Terapia da Fala e da Musicoterapia. É CEO do Centro de Desenvolvimento e Reabilitação Terapia ao Quadrado onde também exerce funções de terapeuta.
Co-fundadora do Happies Lda.– empresa que desenvolve aplicações móveis para a área da Terapia da Fala e presta serviços clínicos. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto - Instituto Politécnico do Porto (ESTSP-IPP); Pós-graduada em Intervenção Motora Oral e Facial e em Terapia Assistida por Animais - Cavalos e Cães; Formadora certificada, desempenhando funções relacionadas com a formação de professores e pais, bem como dinamização de eventos alusivos à saúde e à educação especial. Exerce funções como Terapeuta da fala em contexto clínico e escolar. Exerce funções na área da equitação terapêutica no Pony club do Porto desde 2018; Tem formação em várias áreas do desenvolvimento infantil: Comunicação Aumentativa e Alternativa no Autismo; Intervenção em crianças com perturbação do espetro do autismo; Disfunção em integração sensorial; Perturbações alimentares da criança; Dislexia; Dispraxia Verbal do Desenvolvimento; Makaton (Programa de comunicação Aumentativo); Língua Gestual Portuguesa; Avaliação e Intervenção nas perturbações dos sons da fala; Bandas Neuromusculares e Terapia Miofuncional
Psicóloga Especialista em Clínica | Saúde, e Educação, pela OPP, com especialidades avançadas em Intervenção Precoce e NEE, Mestre Pré-bolonha em Psicologia pela Universidade do Porto, desenvolve atualmente a sua prática profissional em projeto próprio no Porto, designado SerQuemSou, Psicologia & Formação, Lda., do qual é Diretora Clínica. Estabelece parcerias e trabalha em rede com várias entidades e profissionais das várias áreas, no âmbito do desenvolvimento e educação. Ao longo da sua prática profissional tem se especializado em várias áreas, com particular relevância no que toca às alterações do neurodesenvolvimento, nomeadamente à Perturbação do Espetro do Autismo e alterações afins, ao longo do ciclo de vida. Incide a sua prática neste âmbito no contexto clínico desde a avaliação de despiste e suporte ao diagnóstico, à intervenção individual, em pequeno grupo e familiar, assim como à intervenção nos diversos contextos de vida (casa, escola, contexto laboral e comunidade). Atualmente desenvolve um projeto de inserção de adultos no mercado de trabalho em parceria com várias entidades a nível nacional designado WorkAbility. No contexto da formação de profissionais, tem sido convidada como formadora e oradora em diferentes entidades a nível nacional, para profissionais das várias áreas, sendo ainda coordenadora científica de uma especialização em intervenção multidisciplinar na PEA. É ainda supervisora clínica e orientadora de estágios para a OPP com certificação no Modelo de Competências - Certificado Europeu de Psicologia. Do seu percurso profissional destacam-de ainda a sua experiência enquanto investigadora no Centro de Psicologia e Educação da Criança na FPCEUP; a sua passagem pela pela Fundação AMA Autismo entre 2010 e 2016, a criação de um projeto de desenvolvimento social e emocional para pessoas com PEA através da expressão dramática, intitulado AuTiatro, desde 2007, com o desenvolvimento sucessivo de grupos. Tem ainda frequentado formação específica na área da avaliação e intervenção na PEA, nomeadamente formação clínica nos instrumentos de suporte ao diagnóstico Autism Diagnostic Interview - Revised (ADI-R) e Autism Diagnostic Observation Schedule 2 (ADOS2), e em várias metodologias de intervenção como SCERTS, PRT, ImPact Project, Apoyo Conductual Positivo en TEA, Curso de Actualizacion en Transtorno del Espectro del Autismo pela AETAPI, entre outros e tem formação específica em mindfulness, arteterapia e educação emocional.
Licenciada em Terapia da Fala e Pós-graduação em Intervenção Precoce. Terapeuta da Fala no Centro de Estudos Apoio Criança e Família – CEACF /APPDA-Norte desde 2005; Coordenadora do Centro de Estudos Apoio Criança e Família – CEACF /APPDA-Norte; Terapeuta da Fala na Getting It – Pediatria e Desenvolvimento Lda; Formação professional em Avaliação e Aplicação do programa “The Basic Course on the DIR®/ Floortime™ Model”; “Designing educational programming for children with Autism Spectrum Disorders using the SCERTS model”; Avaliação e Aplicação do programa ABLC (Affect Based Language Curriculum); Curso de formação profissional “Orientações Clínicas para o sucesso na Alimentação”; Formação “Integração Sensorial na Alimentação”, entre outras. Autora de um capítulo “A eficácia da intervenção em Terapia da Fala em crianças com PEA” e formadora e docente de diversas palestras e acções de formação, no âmbito do diagnóstico, avaliação e intervenção nas Perturbações do Espectro do Autismo e Perturbações do Desenvolvimento e em Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Licenciada em Terapia da Fala na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Mestre em Educação Especial – Intervenção Precoce (Universidade do Minho). Atualmente, Terapeuta da fala na APPDA Norte e na Getting It – Pediatria e Desenvolvimento. Experiência com jovens e adultos com Perturbação do Espetro do Autismo (CACI - Fundação AMA). Professora-adjunta convidada do Curso de Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Porto – Instituto Politécnico do Porto.
Terapeuta da Fala, Formador e Consultor, com experiência nacional e internacional. Exerce funções como Diretor Técnico de Reabilitação e Terapeuta da Fala na ARCIL e como consultor em entidades em Portugal e no estrangeiro, integrando os corpos sociais da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Colabora como professor assistente convidado na Universidade de Aveiro e na Universidade do Algarve. Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e mestre na área das Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Detém Master of Science em Processos Complexos Comunicação pela Universidade de Groningen e Título de Especialista em Terapia da Fala pela Universidade de Aveiro. Especializou-se em Literatura para a Infância na Universidade Autónoma de Barcelona. É Doutorando em Ciências a Cognição e da Linguagem no Universidade Católica de Lisboa. Ao longo do tempo, diversificou a sua formação profissional e académica e investiu no estudo de metodologias e intervenção especializadas. É autor de material didático para empresas como a Cnoti, SpeakInMotion, AREAL Editores e ARCIL, encontrando na temática das perturbações e dos processos complexos de comunicação uma área atuação e investigação que pretende continuar a explorar.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, Pós-Graduada em Comunicação Aumentativa e Alternativa Formadora nas áreas da Comunicação e Linguagem e orientadora de estágios Terapeuta de Floortime pelo ICDL, formação complementar em SCERTS, ABLC, Impact Program Exerceu a profissão em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) e clínica privada, estando atualmente em gabinete próprio. Ao longo do percurso profissional dirigiu a sua especialização para as Perturbações da Comunicação e da Relação, exercendo ao nível das necessidades complexas de comunicação, em crianças. O seu trabalho em articulação com as famílias, pares, equipas e agentes educativos, foca-se nos diferentes contextos de vida de cada criança. Colaborou em teses de Mestrado para o desenvolvimento de aplicações móveis para a intervenção e, Terapia da Fala e colabora com empresas na construção de materiais digitais para esta área.
Terapeuta da fala a exercer funções no Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E, e em clínica privada. Pós-graduada em Neuropsicologia e Reabilitação, mestre em Ciências da Linguagem e da Comunicação e doutorada em Linguística, sendo, atualmente, membro integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Neste âmbito, tem colaborado em vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, de que é exemplo o Crosslinguistic Child Phonology Project, sedeado na UBC, Canadá. As suas principais áreas de interesse centram-se na avaliação e intervenção nas perturbações dos sons da fala e da linguagem (oral e escrita), áreas em que tem desenvolvido investigação, formação e docência. Neste âmbito, tem exercido atividade docente em várias instituições de Ensino Superior portuguesas, na formação graduada e pós-graduada de terapeutas da fala. É (co)autora de publicações nacionais e internacionais e de instrumentos de avaliação e de intervenção em terapia da fala Foi membro do Departamento de Fala da SPTF, sendo atualmente membro do Departamento de Linguagem.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem desenvolvido a sua prática profissional com crianças, adolescentes e respetivas famílias. Paralelamente às funções de coordenadora e Psicóloga no AtentaMente, exerce funções no Departamento de Pedopsiquiatria da Infância e Adolescência, no Centro Hospitalar do Porto, tendo colaborado anteriormente com a APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo; Áreas de Especialização: Intervenção na Perturbação do Espetro do Autismo; Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção; Avaliação psicológica. Tem participado em diversas formações no âmbito da avaliação e intervenção das quais se podem destacar: - Curso Introdutório do Modelo DIR®/ Floortime™ (nível 101), pelo Interdisciplinary Council on Development and Learning (ICDL). - Workshop Helping the Whole Child: Foodtime: Introduction for sensitive and picky eaters pelo Greenspan Floortime Approach - Certificação ADOS-2 (Autism Diagnostic Observational Schedule) - Curso de Formação "Líder de Grupos de Pais Programa Básico Incredible Years" - Curso de Formação "Líder de Grupos de Professores Programa Básico Incredible Years" - Curso de Certificação nas Escalas de Avaliação do Desenvolvimento de R.Griffiths.
Deu início a prática profissional como Terapeuta Ocupacional em 2006 e desde logo começou a sua intervenção em pediatria (nomeadamente, em intervenção precoce, contexto institucional e em contexto clínico), dentro das suas competências evidenciam-se a elaboração de avaliação, diagnóstico terapêutico e intervenção em crianças dos 0 aos 12 anos, com perturbações da saúde mental (perturbação do espetro do autismo, mutismo seletivo, perturbações do desenvolvimento sem especificação), perturbações do neurodesenvolvimento e perturbações músculo-esqueléticas. Sempre em simultâneo com duas outras áreas do conhecimento e do seu interesse: integração sensorial e terapia aquática (presentes tanto na sua prática, nos projetos de investigação em que participou como nas formações que ministrou). Tendo trabalhado maioritariamente em equipas multidisciplinares (Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Pedopsiquiatria). Em junho de 2019, decidiu aventurar-se e criar, desenvolver e administrar um novo espaço terapêutico que desse resposta às necessidades das crianças com algum tipo de perturbação do seu desenvolvimento e/ou aprendizagem e às famílias com o objetivo de construir uma equipa sólida, no sentido de realizar um trabalho diferenciado e que envolva as famílias como parte integrante do processo terapêutico. Mensalmente a equipa realiza reuniões de supervisão terapêutica.
• Mestrado integrado em Medicina, Universidade Clássica de Lisboa, 2011e Grau de Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência, Hospital S. Francisco Xavier. Pós-graduação em Psicoterapia cognitivo-comportamental da Infância e Adolescência, 2014 • Membro da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e Adolescência • Assistente hospitalar de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Hospital Espírito Santo Évora, EPE; Coordenadora da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Espírito Santo Évora, EPE, 2019e coordenadora da Equipa piloto comunitária de Psiquiatria da Infância e Adolescência, uma das cinco primeiras a nível nacional para a Saúde Mental Infantil, Hospital do Espírito Santo Évora, EPE, 2021 • Curso Greenspan Floortime –The Professional Course, 2017 • Pedopsiquiatra no Hospital São Francisco Xavier e membro da Urgência metropolitana de Lisboa (2013-2018). Pedopsiquiatra no Hospital Espírito Santo Évora (2019 – presente) • Autora e co-autora de artigos e capítulos publicados em revistas e livros da área • Formadora de Pediatras em temas de ligação, de diferentes técnicos e educadores em temas diversos da infância e adolescência
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Exerce as suas funções no Centro de Recursos para a Inclusão da ARCIL, desde que se formou, e no Impacto +, centro de apoio ao desenvolvimento infantil, também da ARCIL. A sua experiência tem-se desenvolvido, essencialmente, em contexto de educação inclusiva e em equipa multidisciplinar, com crianças com perturbação do espetro do autismo, com multideficiência e com perturbações específicas de aprendizagem. Tem feito formação diferenciada, destacando-se a metodologia DIR Floortime, Programa Happy, Histórias Multissensoriais, Pedagogia Montessori e Método SOFFI. Tem desenvolvido formação para docentes, educador@s e assistentes operacionais, nas áreas da alimentação, comunicação, adaptação de histórias e leitura e escrita. Colabora com diferentes estabelecimentos de ensino superior na supervisão de estágios curriculares. Acredita no potencial da sociedade para a inclusão e valorização da diversidade humana, contribuindo, no seu dia-a-dia, para que estes valores sejam partilhados, nos contextos onde intervém.
Para quem é a Especialização Avançada em Comunicação, Relação e Autismo?
Terapeutas da Fala e estudantes finalistas do 4º ano da licenciatura em Terapia da Fala.

Investimento
Mensalidades
Inscrição: 100€
Propina Mensal: 220€
Mensalidades de 220€ x 10
Pronto
Pagamento
Oferta Inscrição: 100€
Propina: 2000€
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Certificado de Conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento na especialização avançada (nota superior a 9,5 valores, quer no final de cada módulo, quer na totalidade do curso), obterão dois certificados de conclusão:
- O Certificado de Conclusão emitido pelo SeedGO;
- O Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.
Metodologia de Ensino
Esta formação será teórico-prática e promoverá de forma constante a participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas.
Acreditamos que é da partilha, discussão e prática que se obtém o maior desenvolvimento pessoal e profissional. A consolidação e solidificação do desenvolvimento profissional passa pela utilização de métodos ativos, de aprendizagem-ação, em que as pessoas são convidadas a agir, a fazer, neste sentido serão propostas diversas dinâmicas práticas e análise e discussão de casos clínicos ao longo de toda a especialização avançada.
Carga horária e sessões formativas:
A formação decorrerá em formato online em sessões síncronas com a seguinte distribuição de horas:
- 174h teórico práticas
- 10h trabalho autónomo
- 3h Tutoriais
As sessões dos seminários “Equitação com fins terapêuticos” e “A água com fins terapêuticos” no período da tarde decorrerão em formato presencial na cidade do Porto, sendo que a sua presença não é obrigatória.
A Especialização Avançada é uma modalidade de formação profissional contínua, não conducente a grau académico
Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Mais se acresce que o valor de ECTS é sujeito à análise da Instituição de Ensino Superior.
Métodos de Avaliação
Assistência e participação mínima obrigatória em pelo menos 80% das horas de contacto direto;
Avaliação contínua;
Avaliação sumativa modular;
Projeto final.
FAQs
A especialização equivale a pós-graduação?
A SeedGO adotou o termo de “Especialização Avançada” para as formações de longa duração, em substituição da designação da “pós-graduação”, ao abrigo do cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018. A Especialização Avançada é uma modalidade de formação profissional contínua, não conducente a grau académico. Contudo os certificados emitidos poderão ser válidos para a obtenção de créditos (ECTS) numa Instituição de Ensino Superior, nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho. Importa referir que o valor de ECTS é sujeito a análise pela Instituição de Ensino Superior.
Se não conseguir assistir a algumas aulas?
Pode faltar a 20% da carga horária total. Embora a sua ausência da sessão sincrona conte como falta, vai ter acesso à sessão de forma assincrona durante um período de 7 dias após a aula em questão.
Até quando posso pagar a mensalidade?
Caso opte pelo pagamento da propina em mensalidades, deve proceder ao pagamento do valor correspondente até ao dia 8 do mês corrente.
A especialização pode não avançar?
A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a especialização caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução dos pagamentos efetuados.
Existe limite de vagas?
Sim a Especialização Avançada em Comunicação, Relação e Autismo tem um limite de 30 alunos.