Mentoria

Trilhe já o seu caminho! Torne-se especializado e diferenciado.

Acompanhe a evolução, tire todas as suas dúvidas no local, na hora e com quem quiser!

Mentores

João Canossa Dias

Mentoria na Área das Necessidades Complexas de Comunicação com João Canossa Dias

Terapeuta da Fala, Formador e Consultor, com experiência nacional e internacional.
Exerce funções como Diretor Técnico de Reabilitação e Terapeuta da Fala na ARCIL e como consultor em entidades em Portugal e no estrangeiro, integrando os corpos sociais da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Colabora como professor assistente convidado na Universidade de Aveiro e na Universidade do Algarve.
Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e mestre na área das Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Detém Master of Science em Processos Complexos Comunicação pela Universidade de Groningen e Título de Especialista em Terapia da Fala pela Universidade de Aveiro. Especializou-se em Literatura para a Infância na Universidade Autónoma de Barcelona. É Doutorando em Ciências a Cognição e da Linguagem no Universidade Católica de Lisboa.
Ao longo do tempo, diversificou a sua formação profissional e académica e investiu no estudo de metodologias e intervenção especializadas. É autor de material didático para empresas como a Cnoti, SpeakInMotion, AREAL Editores e ARCIL, encontrando na temática das perturbações e dos processos complexos de comunicação uma área atuação e investigação que pretende continuar a explorar.

formadora Ana Catarina Gaspar

Mentoria na Área das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) com Ana Catarina Gaspar

Exerce funções de Terapeuta da Fala na Getting it – Pediatria e Desenvolvimento e no Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção. Formadora nas áreas da Interação, Comunicação e Linguagem e das Perturbações do Espetro do Autismo. Oradora convidada, sobre temas relacionados com a Comunicação, Linguagem e Perturbações do Espetro do Autismo, em Pós-Graduações e Mestrados, na ESEC. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e Mestre em Educação Especial – Ramo Intervenção Educativa Precoce, pela Universidade do Minho. Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso profissional e académico tem-se especializado no trabalho com famílias com crianças e jovens com Perturbações do Espetro de Autismo e outras alterações do neurodesenvolvimento, intervenção do terapeuta da fala nos contextos naturais e interações entre pares com e sem Necessidades Educativas Especiais. Membro de painéis de peritos de projetos de investigação de mestrado e doutoramento e colaboradora num projeto de desenvolvimento de uma aplicação na ESEC.

Ana Marques

Mentoria na área da alimentação infantil com a Ana Marques

Terapeuta da Fala do Unidade de Desenvolvimento da Criança do Hospital Central do Funchal. Mestre em Terapia da Fala – área de patologias da linguagem pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem pela UCP. Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela UCP. Pós-graduada Técnicas de Neurodesenvolvimento de Bobath pelo European Bobath Tuthors Association. Terapeuta da Fala responsável pelo protocolo da intervenção do terapeuta da fala na Unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos do HCF. Apresentações orais em eventos científicos nacionais e internacionais, na área da motricidade orofacial, deglutição e linguagem. Publicações em revistas científicas e em livros de resumos de congressos. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, para a área de educação especial. Atividade de docência em mestrados e pós-graduações em terapia da fala nas áreas de motricidade orofacial, deglutição e linguagem em Portugal e Barcelona.
Vice-coordenadora do Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e Membro da Delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Terapeutas.

maria carrasco - brasil

Mentoria na área da Terapia da Fala Empresarial com Maria do Carmo Carrasco

CEO de Comunicação Corporativae Desenvolvimento Profissional – Cop Consultoria;
Docente da ESA – Escola Superior de Advocacia e Núcleos – OAB/SP;
Docente da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo;
Personal Communication Trainer ® – Mentory Vocal e Comunicacional – Consultora em Comunicação, Mídias Sociais e Marketing Digital;
Personal Stylist / Visagista;
Escritora/autora de vários temas e literatura nas áreas de atuação;
Precursora e Idealizadora da Metodologia Fonoaudiologia Empresarial, Inventário de Avaliação de Desempenho, Performance e Inteligência Comunicacional ® – Cop Consultoria e da Técnica de Personal Communication Trainer ®;
Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial – CRF.ª 5037-SP;
Perita em Comunicação Humana e Doenças Ocupacionais;
Especialista em Treinamento e Docência para Adultos/UMC com utilização da Metodologia Andragogia; Estudiosa e pesquisadora de ferramentas e estratégias para desenvolvimento e capacitação profissional de acordo com processos envolvidos, padrões e diretrizes, com base em Andragogia, Learning Map, Trilhas de Educação, Desenvolvimento e E-learning e Marketing Digital;
Mestre em Educação com área de concentração em Distúrbios da Comunicação pela PUC/SP.

Fotografia Formadora Marta Figueiredo

Mentoria na área da Integração Sensorial com Marta Figueiredo

Terapeuta Ocupacional Especialista.
Pós-Graduada em Integração Sensorial.
Módulos da área opcional do Doutoramento em Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto: Neurodegenerescência e Envelhecimento; Mecanismos de Regeneração; Sistema Límbico, Aprendizagem e Memória.
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e em Intervenção Precoce.
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Certificada pela ISWP (International Society of Wheelchair Professionals) como Wheelchair Service Provider (WSP).
Coordenadora da ENOTHE – European Network of Occupational Therapy in Higher Education.
International Sales Manager e Agente Oficial para Portugal Espanha da ARIA Wheels (Italy).
Practitioner Panel Member no Center on the Developing Child at Harvard University.
RESNA – Rehabilitation Engineering and Assistive TechnologySociety of North America – membro do Comité de Educação e membro do sub-grupo de Acessibilidade.
Sensory Integration Global Network – Revisora para a Ayres Sensory Integration 2020 Vision.
Formadora nacional e internacional.
Participação em congressos nacionais e internacionais.
Prática Privada nacional e internacional.
Membro da International Society of Early Intervention International Society on Early Intervention.
Membro da Early Childhood Development Task Force.

Formadora Mónica Rocha

Mentoria na área da Gaguez com Mónica Rocha

Terapeuta da Fala no Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul;
Especialização em Perturbações da Fluência certificada pelo European Clinical Specialization Fluency Disorders;
Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem;
Mestre em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia;
Responsável pelo projeto no Laboratório de Audiologia e Terapia da Fala na UALG : “Gaguez na universidade”;
Responsável pelo projeto no ACES de Portimão: “A minha fala é um puzzle” – intervenção em grupo (crianças com gaguez);
Membro da Associação Portuguesa de Gagos;
Membro da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala.

Mentoria, o que é?

A SeedGO apresenta diferentes formatos de formação sendo que em todos eles se torna comum a procura de desenvolvimento de competências e conhecimentos impulsionadores do desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial.
Através do processo formativo torna-se possível trilhar um caminho que permite aos indivíduos tornarem-se mais especializados e diferenciados enquanto pessoas e profissionais.

 

No entanto, no mundo atual e, com as mudanças e evoluções constantes que surgem em cada área de conhecimento, será a formação isolada a resposta?

 

Conseguimos em contexto formativo todas as respostas para a aplicação prática no contexto laboral/organizacional?

 

Se a SeedGO lhe desse a oportunidade de usufruir dos especialistas de cada área para lhe responder às suas perguntas individuais, aproveitaria?

 

No caso dos formandos que optem por uma vertente mais empreendedora e diferenciada a SeedGO coligará à vertente formativa uma vertente de mentoria promovendo e criando um espaço individualizado de contacto entre o formando e o especialista. É extremamente importante que a formação se coligue com a implementação prática em contexto de trabalho e com processos/casos e dúvidas especificas. Os conhecimentos e competências apenas se integram e se apresentam funcionais quando integrados e implementados na realidade de cada indivíduo/profissional.
Este espaço funciona como um mecanismo de apoio à prática clínica/empresarial, onde os profissionais podem (com)partilhar experiências a fim de reforçar os seus conhecimentos e competências profissionais.

 

Os profissionais em mentoria poderão desta forma:
– Aumentar a sua segurança em termos de desempenho profissional;
– Obter progressos mais eficientes e rápidos juntos dos seus clientes;
– Aumentar a sua satisfação profissional.

Procedimentos:

  • O mentorado deverá até 48h antes da sessão de mentoria enviar a descrição da situação problema/caso clínico em análise;
  • Deverá responder ao seu seguinte formulário o mais completo e detalhado possível;

Opções:

  • Sessão individual de mentoria (uma hora);
  • Pack de Sessões (várias horas);

Como funciona?

  • As sessões de mentoria decorrem via e-learning num horário a combinar entre mentor e mentorado.
  • Ao longo das sessões serão debatidos casos específicos/situações problema apresentados pelo mentorado.

Objetivos

Motivar

Aconselhar

Direcionar

Suportar

Responda ao seguinte formulário. Nós iremos analisar as suas respostas e entraremos brevemente em contacto consigo.

    Caso Clínico

    Nome*

    E-mail*

    Tempo de acompanhamento até à data*

    Frequência de sessões semanais*

    Dados sobre história familiar e clínica do paciente*

    Data de Nascimento*

    Escolaridade*

    Naturalidade*

    Antecedentes Clínicos*

    Resultados de testes e/ou avaliações*

    Queixa principal*

    Objetivos de intervenção*

    Diagnóstico Clínico*

    Diagnóstico Terapêutico*

    Foco do plano de intervenção até ao momento*

    Aspetos positivos/fortes utente*

    Discussão em Mentoria (refira quais os aspetos específicos sobre os quais pretende incidir a mentoria e quais os pontos que precisa de orientação mais específica)*

    Observações*

      Situação Problema

      Nome*

      E-mail*

      Descrição da Situação Problema*

      Quais as dúvidas principais relativas à situação problema*

      Queixa principal*

      Objetivos de atuação*

      Foco do plano de ação até ao momento*

      Discussão em Mentoria (refira quais os aspetos específicos sobre os quais pretende incidir a mentoria e quais os pontos que precisa de orientação mais específica)*

      Observações*