Formação Funções Executivas em Crianças e Adolescentes
107,50 € – 215,00 €
*valor promocional para inscrições até dia 23 de Dezembro de 2024
Informações Gerais
Regime: E-learning
Duração: 18 horas (Teóricas: 12h + Prática: 6h)
Datas e Horário:
06 de Janeiro das 19h30 às 22h00
08 de Janeiro das 19h30 às 22h00
13 de Janeiro das 19h30 às 22h00
20 de Janeiro das 19h30 às 22h00
25 de Janeiro das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Inscrições até: 2 de Janeiro de 2025
Nº Vagas: 12 – 20
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado pela inscrição.
**O vaga na formação só é garantida a partir do momento que realiza o pagamento (total ou da primeira prestação).
Descrição
Vários estudos e investigações identificam um conjunto de competências que são essenciais para o desempenho escolar, para a preparação e adaptação a novos contextos de estudo e futuro contexto de trabalho. Em termos cerebrais, a capacidade de manter e trabalhar com informações, focar pensamentos, filtrar distrações e mudar os focos de atenção acontecem graças às funções executivas que se apresentam como essenciais para um desempenho adequado de qualquer criança e adolescente. Estas funções incluem o controlo inibitório, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva, tendo impacto no dia-a-dia ao nível dos comportamentos, adaptação e aprendizagem. As crianças não nascem com estas competências, mas sim com o potencial para desenvolvê-las o que acontece de forma contínua durante a infância, adolescência e início da idade adulta. Para garantir que as crianças e jovens desenvolvam estas competências, é importante entender como as mesmas podem ser avaliadas e estimuladas de forma específica em cada etapa de desenvolvimento. Ao longo da presente formação será analisada a variação das funções executivas ao longo da vida e como nos devemos adaptar em termos da forma como avaliamos, estimulamos e intervimos.
– Informar sobre o estado da arte do estudo científico das funções executivas.
– Usar o estudo da investigação para incluir práticas e estratégias na intervenção direta.
• Conhecer as bases neurológicas das funções executivas.
• Comparar as diferentes formas de avaliação de funções executivas ao longo das idades.
• Explorar as fronteiras entre funções executivas e sucesso académico.
• Identificar as diferentes formas de treino de funções executivas e evidência científica de suporte.
• Refletir e analisar práticas.
I. O que são funções executivas e os seus impactos na vida.
II. A neurobiologia das funções executivas
III. Da infância à adolescência: desenvolvimento das funções executivas
IV. Como se estimulam e avaliam as funções executivas?
V. Impactos na prática
As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.
Previamente à primeira sessão de formação síncrona, os/as participantes deverão participar numa sessão de apresentação online (assíncrona) para apresentação individual, comunicação de necessidades e expetativas e acesso a literatura complementar.
Entre sessões síncronas, espera-se que os/as participantes realizem trabalhos individuais ou em pequeno grupo sobre os temas da sessão anterior (ex: construção de material para a intervenção), recorrendo a aplicações como o WhatsApp e a ferramentas de trabalho colaborativo como as do Google.
Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e entre participantes e equipa pedagógica para continuidade dos trabalhos em curso.
Horas de Formação Teóricas: 6h em sessão síncrona
Horas de Formação Prática: 6h em sessão síncrona
Total: 12h
Jorge Amorim
Cientista cognitivo, investigador e MBA com uma paixão pela aprendizagem, pessoas e resolução de problemas. Tem um conjunto diversificado de competências que abrangem a ciência cognitiva, o empreendedorismo social, a IA generativa, a investigação, a liderança de equipas e a gestão de projetos. Fluente em português e inglês, com proficiência elementar em espanhol, e está atualmente a tirar um doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem na Universidade Católica Portuguesa. Tem um Mestrado em Ciências Cognitivas pela Universidade de Lisboa, um Executive MBA pela AESE Business School, e uma licenciatura em Reabilitação e Integração Social pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Tem também formação avançada em Neurociências para a Educação e possui várias certificações, nomeadamente em inteligência artificial e IA generativa. O Jorge tem uma vasta experiência profissional no mundo académico e empresarial. Atualmente é estudante de doutoramento e investigador na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), onde investiga o treino de funções executivas em adolescentes e transferência para o sucesso escolar. É também Consultor Consultivo Sénior na Hikari e Professor Convidado no IPAM, onde ensina os fundamentos de Inteligência Artificial, a sua utilização estratégica da e os cuidados éticos. As suas funções anteriores incluem o cargo de Diretor de Gestão do Conhecimento na ARABLAU, Higiene Profissional, e como gerente e Fundador da HIKARI onde desenvolveu programas de formação de estímulo cognitivo. Antes disso trabalhou na área da saúde mental e ajudas técnicas para pessoas cegas e com baixa visão.
Terapeutas da Fala, Terapia Ocupacional, Psicomotricistas e Psicólogos
Estudantes de Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Psicomotricistas e Psicólogos (finalistas).
10% DESCONTO em Material Didático da cresCER.
10% DESCONTO na formação Baby Signs da Bem Dita Terapia.
OFERTA da 2ª APP da Happies.
Oferta de CERTIFICADOS Sigo e SeedGO em formato digital e papel.
Acesso a Grupo Privado e Exclusivo de Formandos SeedGO.
Formação Certificada por:
Também pode gostar…
-
Cartas dos Sons
17,90 € Adicionar