A importância das Redes Sociais em contexto empresarial

Redes Sociais

“As redes sociais são um fenómeno tão vasto e abrangente que chega mesmo a dividir opiniões…”

A internet mudou drasticamente a forma como nos relacionamos e interagimos de tal forma que, é considerada uma das maiores invenções de todos os tempos. Com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, foi construído um conjunto de aplicações que permitem a criação e troca de conteúdos gerados pelo utilizador. A esse conjunto de aplicações foi dado o nome de Social Media ou Redes Sociais.

 

Hoje em dia, o fenómeno das redes sociais é tao vasto e abrangente que chega mesmo a dividir opiniões. No entanto, é evidente que a utilização dos social media por parte das empresas tem sido cada vez mais visível.

De acordo com a HubSpot, 92% dos profissionais de marketing admite que os social media foram extremamente úteis para a divulgação dos seus projetos. A implementação de estratégias de social media não são apenas utilizadas pelos markeeters. A Media Examiner revelou que cerca de 97% dos proprietários de lojas online referem que as redes sociais são uma excelente ferramenta de comunicação.

No contexto atual, as redes sociais são um dos canais de comunicação mais fundamentais para qualquer empresa, trazendo consigo novos desafios, vantagens e benefícios.

 

A vantagem principal deste canal, advém da sua natureza gratuita e do facto de permitir criar uma relação entre as empresas e os seus clientes. O uso das redes sociais é vital para a estratégia digital de qualquer empresa, que pretenda conquistar novos clientes e aumentar as suas vendas.

As redes sociais são uma ótima ferramenta para promover os produtos da marca, divulgar a missão da empresa, fazer negócios com outras empresas ou encontrar novos talentos/colaboradores.

Naturalmente, que outro elemento igualmente valorizado é a interação e ligação cliente empresa, através do esclarecimento de dúvidas, notoriedade da marca, aumento de tráfego do website, fidelização de clientes, transmissão de imagem positiva e publicidade com custos reduzidos.

 

Como tal, a implementação de uma estratégia de redes sociais terá de seguir determinados passos, com o intuito de chegar ao público alvo pretendido, criando interações com a marca e a empresa de forma a atingir os objetivos da estratégia digital previamente estabelecidos.

 

Já tem a sua estratégia digital delineada?

Deixámos alguns tópicos para o orientar no caminho do sucesso digital na sua empresa:

  • Descubra o seu público-alvo.

O público-alvo representa o consumidor ideal. Esta procura pode ser feita através de inquéritos e entrevistas, assim como analises dos indicadores de sucesso delineados do negocio (KPIs).

Pode utilizar ferramentas como o Google Analytics, para identificar de onde vem o trafego do site e adaptar as suas estratégias.

 

  • Identificar os objetivos

Os objetivos da estratégia digital devem estar sempre corelacionados com os objetivos da empresa. Independentemente do objetivo traçado, a constante analise das métricas de sucesso é fundamentais para saber se a campanha esta a ser eficiente.

 

  • Fazer uma avaliação dos canais digitais já utilizados pela empresa.

Manter todas as plataformas sociais atualizadas e com conteúdos pertinentes para o publico alvo em questão, é bastante importante porque aumenta o grau de interatividade que o cliente terá com a empresa.

 

  • Otimize o site para todos os dispositivos digitais.

O site é o principal canal para o qual o publico alvo e redirecionado quando vê um anuncio ou uma publicação nas redes sociais. Desta forma, o site devera encontra-se o mais otimizado possível para todos estes dispositivos assim como ser de fácil perceção e intuitivo para o cliente navegar.

 

  • Interaja com os clientes

As redes sociais criam um canal de comunicação entre o cliente e a empresa, que pode ser aproveitado pela organização. As respostas a comentários a cerca de perguntas que possam ter sobre o seu negocio sao fundamentais pois criam empatia com a marca.

 

  • Utilize emojies

O uso de emojis é um ótimo recurso para aumentar o valor de uma publicação. Um estudo feito pela Amex Open Forum chegou a conclusão que as publicações com emojies apresentam 33% mais interatividade nos comentários e 57%mais likes. A utilização de Hashtags também ajuda na otimização da publicação dando a mesma uma exposição em procuras feitas.

 

Pedro Machado

 

Netgrafia:

https://run.unl.pt/bitstream/10362/14103/1/Rel.%20Estagio_SaraVieira_CCom.pdf