Workshop Aplicação e cotação do teste fonético-fonológico ALPE e teste de linguagem ALPE

100,00 80,00

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração: 6 Horas
Data: 30 de Março 2019
Horário:
Sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Local: Porto – Avenida Sidónio Pais 379, Ed. B Sala 11, 4100-468 Porto
Inscrições até: 20 Março 2019
Nº Vagas:  10 – 24

18 em stock (pode ser encomendado sem stock)

REF: SA010_18-1-1-1 Categorias: ,

Descrição

Aplicação e cotação do teste fonético-fonológico ALPE
Nos últimos anos a avaliação de crianças com perturbações dos sons da fala exige a análise aprofundada de diferentes parâmetros e medidas com consequências no diagnóstico.
Existem também terminologias recentes relativas às perturbações dos sons da fala que os terapeutas da fala devem conhecer pelo que ao longo da formação serão expostos estes conteúdos e será promovida uma discussão sobre esta temática. Serão descritos os procedimentos de aplicação e cotação do instrumento TFF-ALPE – instrumento validado para a avaliação fonético-fonológica. Adicionalmente será também analisado um caso prático.

Aplicação e cotação do Teste de Linguagem ALPE
Nos últimos anos a avaliação de crianças com perturbação de linguagem exige a análise aprofundada de diferentes domínios.

Existem também terminologias recentes relativas às perturbações de linguagem que os profissionais devem conhecer pelo que ao longo da formação serão expostos estes conteúdos e será promovida uma discussão sobre esta temática. Serão descritos os procedimentos de aplicação e cotação do instrumento TL-ALPE  – instrumento validado para a população portuguesa. Adicionalmente será também analisado um caso prático.

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
– Avaliar crianças com perturbação dos sons da fala com recurso ao TFF-ALPE;
– Avaliar crianças com perturbação linguagem de idade pré-escolar com recurso ao TL-ALPE.
  1. Objetivos do TFF-ALPE
  2. Aplicação e análise dos dados obtidos
  3. Validade e Fiabilidade
  4. Implicações no diagnóstico
  5. Importância para a intervenção terapêutica
  6. Exemplos práticos
  1. Objetivos do TL-ALPE
  2. Aplicação e análise dos dados obtidos
  3. Validade e Fiabilidade
  4. Exemplos práticos

Marisa LousadaMarisa Lousada

  • Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro
  • Terapeuta da Fala
  • Autora de instrumentos de avaliação (TFF-ALPE, TL-ALPE) e de rastreio (RALF)
  • Doutora em Ciências e Tecnologias da Saúde na Universidade de Aveiro
  • Investigadora no Center for Health Technology and Services Research CINTESIS.UA
Terapeutas da Fala e estudantes de Terapia da Fala particularmente interessados na avaliação de crianças com perturbação dos sons da fala (perturbação articulatória, atraso fonológico ou perturbação fonológica).

Terapeutas da Fala e estudantes de Terapia da Fala particularmente interessados na avaliação de crianças com perturbação de linguagem, bem como outros profissionais com experiência na administração, cotação e interpretação de instrumentos de avaliação estandardizados e conhecimentos sobre o desenvolvimento da linguagem nas crianças.

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT

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