Formação Avaliação e Intervenção nas Alterações da Audição: Crianças e Jovens

200,00 

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 16 Horas
Data e Horário:
26 outubro – 3ªF – 20h00 – 22h30
28 outubro – 5ªF -20h00 – 22h30
30 outubro – sábado – 8h30 – 13h30
31 outubro – domingo – 9h00-13h e 14h00 às 16h00
Inscrições até: 21 Outubro 2021
Nº Vagas:  12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.

Esgotado

REF: SA261021AIAACJ Categoria: Etiqueta:

Descrição

A Organização Mundial da Saúde no relatório mundial da audição publicado em março de 2021, destaca a importância da deteção precoce de alterações da audição e o acesso atempado a intervenção especializada. A deteção e referenciação precoce de crianças e jovens com alterações da audição para equipas especializadas nesta área, são fatores de grande influência no seu desenvolvimento comunicativo, linguístico e da literacia.

Para um acompanhamento referenciado para crianças e jovens com alterações da audição e/ou com sinais de alerta para possível perturbação do processamento auditivo é necessária formação diferenciada dos profissionais. O grande avanço tecnológico é evidente também a nível das tecnologias auditivas. Nesta formação iremos abordar conhecimentos teórico práticos que possibilitarão a deteção, encaminhamento, avaliação, intervenção e monitorização do desenvolvimento da audição de crianças e jovens com alterações auditivas.

Com esta formação pretende-se:

  • Enunciar as características clínicas e culturais de crianças e jovens com alterações da audição.
  • Dominar conceitos de fonética acústica e a hierarquia de desenvolvimento de competências auditivas.
  • Conhecer as diferentes abordagens, modalidades comunicativas e tecnologias de apoio para crianças e jovens com alterações da audição e suas famílias.
  • Definir planos de avaliação e intervenção para crianças e jovens com alterações da audição.
  • Aplicar estratégias e técnicas específicas, de cada abordagem, para o desenvolvimento de competências nas crianças e jovens com alterações da audição.
  • Conhecer a legislação e o papel dos diferentes profissionais que avaliam e intervêm com crianças e jovens com alterações da audição.

O que vai aprender:

  • Enunciar as diferenças conceptuais entre a perspetiva médica e socioantropológica das alterações da audição.
  • Enunciar os sinais de alerta de alterações da audição na criança e no jovem.
  • Correlacionar as alterações da audição com o desenvolvimento normativo da comunicação, linguagem, fala e articulação verbal.
  • Identificar as co-morbilidades mais frequentemente associadas às alterações da audição na criança e no jovem.
  • Identificar os profissionais e suas funções junto da criança e jovem com alteração da audição.
  • Correlacionar dados de anamnese, elementos de avaliação, competências, objetivos de intervenção e estratégias para plano terapêutico.
  • Enumerar os procedimentos para a realização do Teste de Ling.
  • Identificar as principais tecnologias de suporte à audição.
  • Identificar a legislação interministerial existente.
  • Identificar, descrever e contrastar as diferentes opções comunicativas e educativas para a criança/ jovem com alterações da audição e profissionais associados.
  • Enumerar os princípios das diferentes abordagens de intervenção nas alterações da audição.
  • Definir e caracterizar as Perturbações do Processamento Auditivo Central.
  • Identificar sinais de alerta, avaliar e intervir nas Perturbações do Processamento Auditivo Central.
  • Propor, organizar e planear planos de avaliação e intervenção em casos simulados de alterações da audição.
  • Correlacionar as diferentes abordagens com estratégias e técnicas para o desenvolvimento de competências específicas.
  • Perspetivas Médica e Sócio antropológica, das alterações da audição na sociedade.
  • Revisão dos tipos e graus de surdez.
  • Sinais de alerta de alterações da audição na criança e no jovem.
  • Fonética acústica e hierarquia de desenvolvimento das competências auditivas
  • Co-morbilidades associadas às alterações da audição
  • Profissionais e Equipas envolvidas na avaliação e intervenção nas alterações da audição de crianças e jovens
  • Recolha de dados e confirmação de diagnóstico
  • Instrumentos de avaliação das alterações da audição na criança e jovem
  • Cálculo da idade auditiva e Monitorização da audição funcional
  • Papel da Família e dos cuidadores
  • Tecnologias de suporte à audição e legislação de atribuição de produtos de apoio
  • Legislação existente na área das alterações da audição
  • Abordagens de intervenção nas alterações da audição (oralista – com e sem leitura de fala, bilingue – bimodal, comunicação total): objetivos terapêuticos e estratégias específicas
  • Sinais de alerta de Perturbação do Processamento Auditivo Central
  • Provas de rastreio de alterações do Processamento Auditivo Central
  • Resolução de casos simulados.

Formadora Carolina Santos RibeiroCarolina Santos Ribeiro
Terapeuta da Fala, licenciada pela Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto. Mestre em Psicologia – Intervenção Precoce e Educação Especial em Contexto Pré-escolar, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Especialista em Terapia da Fala. Docente do Ensino Superior na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Nível 1 e 2 do Curso de Língua Gestual Portuguesa. Formação em Coaching pela Lifetraining em 2015 e Certificação Internacional como Facilitadora de Parentalidade Consciente pela European Association of Peak Performance Trainers e Academia de Parentalidade Consciente em 2016.

Terapeutas da Fala e estudantes finalistas do curso de Terapia da Fala.

Formação Certificada por:

Formação Redes Sociais para Terapeutas da Fala Certificada pela DGERT

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