Discussão de casos Clínicos: Disfluência
Online | 28 Abril a 7 Julho 2020
19h30 às 21h00
Aumente a sua segurança em termos de desempenho profissional.
Obtenha progressos mais eficientes e rápidos junto dos seus utentes e aumente a sua satisfação profissional.
Sobre a
Discussão de casos Clínicos: Disfluência
A multidimensionalidade na avaliação, diagnóstico e intervenção nas Perturbações da Fluência, por vezes, desmotiva os terapeutas da fala a investirem nesta área. Contudo, é esta multidimensionalidade que torna a intervenção nesta área tão desafiante.
Para melhor compreender as perturbações da fluência não é possível analisá-las como um simples problema de fala, pelo contrário necessitamos de olhá-las como uma perturbação da comunicação com potencial para afetar vários aspetos da vida das pessoas. É necessário compreendermos qual a informação necessária a recolher para uma análise eficaz do caso e, consequentemente, um diagnóstico e intervenção de sucesso.
Este grupo será dinamizado por um mentor especializado na área que pretende orientar este processo multidimensional através da partilha e discussão de estudos de caso. Este espaço funcionará como estrutura de apoio à prática clínica, onde os profissionais podem compartilhar experiências a fim de reforçar os seus conhecimentos e competências.
Formadora
Terapeuta da Fala Mónica Rocha
Terapeuta da Fala no Centro de Medicina de Reabilitação do Sul.
Especialização em Perturbações da Fluência certificada pelo European Clinical Specialization Fluency Disorders
Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem
Mestre em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia
Responsável pelo projeto no Laboratório de Audiologia e Terapia da Fala na UALG : “Gaguez na universidade”
Responsável pelo projeto no ACES de Portimão: “A minha fala é um puzzle” – intervenção em grupo (crianças com gaguez)
Membro do departamento de fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Membro da Associação Portuguesa de Gagos
Membro da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Objetivos
Analisar e discutir diferentes casos clínicos na área do autismo entre Terapeutas da Fala;
Analisar diferentes casos clínicos;
Discutir metodologias de intervenção;
Relacionar conceitos teóricos com formas e estratégias de intervenção;
Efetuar análise e follow-up dos objetivos terapêuticos, plano de intervenção e estratégias aplicadas;
Analisar diferentes tipos de atividades e materiais de acordo com os casos clínicos em análise;
Como funciona?
1. Este processo será composto por 6 sessões de 1h30;
2. Uma sessão por mês;
3. Ao longo das presentes sessões serão debatidos casos clínicos que podem ser apresentados pelos participantes ou propostos pelo supervisor da área;
4. Em cada sessão será apresentado um caso clínico diferente e todo o grupo irá trabalhar com o objetivo de delinear plano de intervenção, responder a questões específicas sobre o caso em análise;
5. Será ainda feito o follow-up dos casos já apresentados de forma a analisar a sua evolução.
Calendário das Sessões:
6 sessões de 1h30 das 19h30 às 21h00
- 28 de abril
- 12 de maio
- 26 de maio
- 9 de junho
- 23 de junho
- 7 de julho
Localização
Av. Sidónio Pais 379 Ed. B, Piso 1, Sala 6
4100-468 PORTO
© SeedGO- Consultoria e Formação Lda – Todos os direitos Reservados