Dia Mundial das Redes Sociais – Pinterest
O que é o Pinterest?
Certamente já ouviu este nome, muita gente já conhece e outras têm mesmo a app instalada no seu smartphone. O Pinterest já é tão conhecido que o próprio Mark Zucherberg, “dono” das duas maiores redes sociais Facebook e Instagram, tem uma conta criada.
Esta rede social foi criada em 2009 por Ben Silbermann e como é hábito nesta área começou de forma modesta sendo operada a partir, não de uma garagem 😃, mas sim a partir de um apartamento até 2011.
O nome da rede social surge da junção das palavras pin (pionés) e interest (interesse). A lógica da rede social é exatamente a mesma dos quadros de cortiça, que ainda hoje muitas pessoas têm para colocar fotos e recordações mais marcantes, ou seja, cada utilizador pode marcar tudo que lhe interessa e com isso constrói o seu mural (“quadro de cortiça digital”).
Inicialmente para criar uma conta, só através de convite é que era possível. Atualmente qualquer pessoa pode aceder ao site da plataforma e criar a conta. Devido ao seu rápido crescimento nos dias de hoje até é possível ter uma conta de empresa com hipótese de publicitar o vosso conteúdo na rede social assim como vincular a outras plataformas como o Instagram.
No seu inicio era uma rede social muito direcionada para o público feminino com muito conteúdo relacionado com moda, decoração e fotografia. Atualmente abrange todo o tipo de público com a publicação de infográficos e tutoriais dos mais diversos temas. As categorias mais populares são: Home (17,2%), Arts and Crafts (12,4%), Style/Fashion (11,7%) e Inspiration/Education (9.0%).
Ao nível da navegação esta é bastante fácil e agradável. O Pinterest tem atualmente mais de 100 milhões de utilizadores sendo que a sua maioria um publico jovem-adulto (25 aos 34 anos). 70% dos usuários são mulheres e 50% têm filhos.
O Pinterest é excelente para gerar tráfego para o seu site, segundo alguns dados esta gera mais tráfego para os sites que o Youtube e LinkedIn juntos 😮
Já tem conta nesta rede social? E o seu negócio? Conte-nos tudo 😉