As suas novas funções exigem que faça apresentações e não se sente preparado?
E agora, o que fazer?
Atualmente, devido a mudanças de paradigma social e a todos os desafios socioeconómicos, necessitamos de comunicar de forma clara e eficaz, especialmente em contextos empresariais, comerciais ou formativos.
Trabalhar a comunicação é desenvolver a excelência comunicativa no domínio pessoal não devendo ser feito com vista a atingir padrões impostos pelos conceitos do que é ‘permitido’ ou ‘proibido’, mas sim como conceção de que excelência é explorar o melhor de cada um dentro das suas necessidades específicas. Padrões impostos e descontextualizados anulam a espontaneidade e o ajustamento comunicativo, que, por sua vez, são as características mais nobres da comunicação.
Nem todos nascemos com uma capacidade inata de inspirar pessoas e grupos mas a necessidade de desenvolver competências comunicativas surge em profissionais que as utilizam como ferramenta de trabalho.
Dominar o conteúdo da sua apresentação é fundamental mas conseguir uma imagem comunicativa credível e apelativa depende da capacidade de conciliar as componentes verbal, não-verbal e vocal. Estas reúnem as características responsáveis por cativar audiências e pela diferenciação num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O momento mais crítico de uma apresentação, pela ansiedade e pela capacidade de captar a atenção de forma clara e organizada, é o início. Assim, fica uma sugestão de como pode construir um início infalível em apenas um minuto:
-
- Tem 20 segundos para chamar a atenção de todos para si. O arranque de qualquer apresentação é atribulado pela chegada dos participantes uma vez que tendem a cumprimentar-se e a acomodar-se na sala. Utilizar o humor pode ser uma boa opção. Uma boa imagem ou frase marcante também podem ilustrar o momento e dar um pontapé de saída para o tema que vai abordar.
- Apresente o tema de forma clara e inequívoca, em 20 segundos. Refira os pontos a abordar e identifique o objetivo final.
- Revele a importância do tema no tempo restante. Mostre de que forma o conhecimento proveniente da sua apresentação vai trazer mudanças a cada um dos presentes.
Agora que todos estão consigo… Surpreenda!
Só o conhecimento leva, de modo contínuo, à otimização dos recursos já existentes. Procure ajuda profissional e treine para que possa estar preparado a qualquer momento.
A sua equipa SeedGO,
Sempre ao seu lado.