Comunicação em negócios

No mundo dos negócios a comunicação é essencial e pode ser decisiva nos seus contactos pessoais e profissionais.

Comunicação em negócios7 segredos de uma comunicação efetiva e diferenciada no mundo empresarial:

 

  1. Rosto: mantenha o rosto animado – o sorriso deve fazer parte do seu repertório habitual!
  2. Gestos: Seja expressivo mas sem exageros. Mantenha os dedos fechados enquanto gesticula – mãos abaixo do nível do queixo – evite cruzamento de braços e pernas – utilize gestos que transmitem confiança;
  3. Movimentos de cabeça: Utilize acenos enquanto fala (acenos triplos) – incline a cabeça enquanto escuta – mantenha o queixo virado para cima;
  4.  Contacto visual: as pessoas que olham transmitem maior credibilidade;
  5. Postura: incline-se para a frente enquanto escuta – mantenha uma postura adequada/correta;
  6. Território/Proxémia: Aproxime-se do interlocutor o suficiente de forma a se sentir confortável. Se a outra pessoa recuar não volte a tentar a aproximação.
  7. Espelhamento: espelhe subtilmente a linguagem corporal do outro – crie sintonia.

Bons negócios!