No mundo dos negócios a comunicação é essencial e pode ser decisiva nos seus contactos pessoais e profissionais.
7 segredos de uma comunicação efetiva e diferenciada no mundo empresarial:
- Rosto: mantenha o rosto animado – o sorriso deve fazer parte do seu repertório habitual!
- Gestos: Seja expressivo mas sem exageros. Mantenha os dedos fechados enquanto gesticula – mãos abaixo do nível do queixo – evite cruzamento de braços e pernas – utilize gestos que transmitem confiança;
- Movimentos de cabeça: Utilize acenos enquanto fala (acenos triplos) – incline a cabeça enquanto escuta – mantenha o queixo virado para cima;
- Contacto visual: as pessoas que olham transmitem maior credibilidade;
- Postura: incline-se para a frente enquanto escuta – mantenha uma postura adequada/correta;
- Território/Proxémia: Aproxime-se do interlocutor o suficiente de forma a se sentir confortável. Se a outra pessoa recuar não volte a tentar a aproximação.
- Espelhamento: espelhe subtilmente a linguagem corporal do outro – crie sintonia.
Bons negócios!