Formação Perturbações Motoras da Fala na Infância: Dispraxia Verbal de Desenvolvimento
105,00 € – 210,00 €
*valor promocional para inscrições até dia 1 de Março de 2024
Informações Gerais
Regime: E-learning
Duração: 16 Horas (12 síncrono e 4 assíncrono)
Datas e Horário:
18 de Março das 19h30 às 22h30
26 de Março das 19h30 às 22h30
4 de Abril das 19h30 às 22h30
11 de Abril das 19h30 às 22h30
Inscrições até: 13 de Março de 2024
Nº Vagas: 12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado pela inscrição.
Descrição
As perturbações da fala na infância causadas por alterações na programação e planeamento motor são, atualmente, um tema de reduzido conhecimento e considerável debate em Portugal, suscitando controvérsia na comunidade científica internacional. É o caso da Developmental Verbal Dyspraxia (RCSLT, 2011), também designada como Childhood Apraxia of Speech (ASHA, 2007) ou Developmental Apraxia of Speech (Shriberg, Aram, & Kwiatkowski, 1997), cuja etiologia, critérios de diagnóstico, procedimentos para avaliação e intervenção se encontram, ainda, envoltos em incerteza e mistério. Não obstante a variabilidade terminológica, esta patologia pode ser definida como uma perturbação motora da fala, na qual a precisão e consistência dos movimentos necessários a um discurso inteligível estão perturbados, na ausência de défices neuromusculares (Meredith, 2014). Em Portugal, e na ausência de critérios de diagnóstico definidos, a equipa do projeto DAVINCI sugere o termo Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (DVD) para designar esta perturbação (Dias, Lousada, Morgado & Fonseca, 2015).
Ainda pouco se sabe sobre Developmental Verbal Dyspraxia, existindo um limitado número de publicações científicas orientadoras no que diz respeito à avaliação e intervenção em Terapia da Fala (CASANA, 2014). À semelhança da realidade internacional, também em Portugal a bibliografia existente relativa a este assunto é escassa, enfatizando a pertinência de projetos de investigação sobre o tema. É igualmente importante a disseminação de informação na comunidade terapêutica e geral, não só para contribuir para o aumento do conhecimento sobre esta condição, mas também para consciencializar a comunidade para a existência deste problema.
Na presente formação pretende-se expor informação teórica resultante da revisão de bibliografia de referência sobre o tópico da Developmental Verbal Dyspraxia, sugerindo e debatendo propostas de procedimentos para a identificação, avaliação e intervenção terapêutica. Apresentar-se-ão também casos clínicos paradigmáticos, analisados em dinâmicas de grupo e exercícios de reflexão individual. Esperar-se-á que cada participante apresente propostas de atividades terapêutica a implementar, tendo em vista objetivos definidos para os estudos de caso explorados.
No final da formação, vai ser capaz de:
- Definir o conceito de Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (DVD);
- Classificar a Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (DVD) dentro da categoria das Perturbações dos Sons da Fala (PSF);
- Identificar caraterísticas e sinais de alerta de DVD e de outras PSF;
- Atualizar conhecimentos acerca da identificação precoce de DVD;
- Enunciar critérios de diagnóstico de DVD descritos na literatura;
- Indicar instrumentos de avaliação terapêutica de referência a nível nacional e internacional;
- Descrever procedimentos de avaliação terapêutica recomendados para DVD;
- Adotar práticas baseadas em evidência para fundamentar o raciocínio clínico e a tomada de decisão terapêutica.
- Conhecer estratégias para a intervenção terapêutica em casos clínicos de DVD e outras PSF;
- Estudar diferentes metodologias para a intervenção com casos clínicos de DVD;
- Praticar o planeamento da intervenção com casos clínicos de DVD;
- Definir objetivos gerais e específicos para a intervenção em casos de DVD;
- Conceber e implementar materiais e atividades terapêuticas adequadas aos objetivos estabelecidos;
- Estruturar um plano para a monitorização e avaliação da intervenção terapêutica;
- Sugerir indicadores adequados para monitorizar e avaliar a atuação neste âmbito.
- Childhood Apraxia of Speech (CAS) / Developmental Verbal Dyspraxia (DVD) – Conceitos;
- Sistemas de classificação das Perturbações dos Sons da Fala (SSD);
- Características de CAS/DVD;
- Identificação/sinalização precoce;
- Instrumentos e procedimentos para a avaliação terapêutica;
- Diagnóstico diferencial;
- Metodologias e práticas para a intervenção terapêutica;
- Planeamento, monitorização e avaliação da intervenção;
- Estudos de caso.
As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.
Previamente à primeira sessão de formação síncrona, os/as participantes deverão participar numa sessão de apresentação online (assíncrona) para apresentação individual, comunicação de necessidades e expetativas e acesso a literatura complementar.
Entre sessões síncronas, espera-se que os/as participantes realizem trabalhos individuais ou em pequeno grupo sobre os temas da sessão anterior (ex: construção de material para a intervenção), recorrendo a aplicações como o WhatsApp e a ferramentas de trabalho colaborativo como as do Google.
Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e entre participantes e equipa pedagógica para continuidade dos trabalhos em curso.
Horas de Formação Teóricas: 6h em sessão síncrona
Horas de Formação Prática: 6h em sessão síncrona
Total: 12h
João Canossa Dias
Terapeuta da Fala, Formador e Consultor, com experiência nacional e internacional.
Exerce funções como Diretor Técnico de Reabilitação e Terapeuta da Fala na ARCIL e como consultor em entidades em Portugal e no estrangeiro. Colabora como professor assistente convidado na Universidade de Aveiro e na Universidade do Algarve.
Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e mestre na área das Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Detém Master of Science em Processos Complexos Comunicação pela Universidade de Groningen e Título de Especialista em Terapia da Fala pela Universidade de Aveiro. Especializou-se em Literatura para a Infância na Universidade Autónoma de Barcelona. É Doutorando em Ciências a Cognição e da Linguagem no Universidade Católica de Lisboa.
Ao longo do tempo, diversificou a sua formação profissional e académica e investiu no estudo de metodologias e intervenção especializadas. É autor de material didático para empresas como a Cnoti, SpeakInMotion, AREAL Editores e ARCIL, encontrando na temática das perturbações e dos processos complexos de comunicação uma área atuação e investigação que pretende continuar a explorar.
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