Quando não há palavras – Estratégias de Intervenção parental para terapeutas da fala
150,00 €
Informações Gerais
Regime: Presencial
Duração: 12 Horas
Data: 29 Fevereiro e 1 Março 2020
Horário:
29 de Fevereiro: 09h00 às 18h00
1 de Março: 09h00 às 13h00
Local: Coimbra
Inscrições até: 19 Fevereiro 2020
Nº Vagas: 10 – 24
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.
Campanha “Revela Amizade”
Nota: A campanha “Revela Amizade” só é válida quando finalizada a inscrição por ambos os amigos, caso isto não se verifique, a inscrição pode ser cancelada. Cada formando tem que deixar nas notas da sua inscrição o nome do amigo, de forma a ser válido o cupão de desconto: RA30EIPTF
Esgotado
Descrição
A linguagem é a chave do conhecimento, pelo que um desenvolvimento adequado das competências linguísticas e comunicacionais tem um impacto importante em todo o desenvolvimento da criança a nível académico, social e pessoal.
As crianças que desenvolvem estas competências de uma forma adequada estão mais aptas a ter relações interpessoais melhores e a desenvolver uma forte auto-estima. O desenvolvimento destas competências terá maior eficácia se for realizado de forma precoce e nos vários contextos da criança, como por exemplo em casa e na escola, onde as crianças passam o seu maior tempo. Desta forma, faz todo o sentido que os cuidadores que lidam diariamente com a criança sejam instruídos no sentido de aplicarem estratégias que permitam um desenvolvimento adequado das competências comunicativas da mesma.
A intervenção do terapeuta da fala deve incluir uma intervenção direta com a criança e uma intervenção indireta que passa por orientar os cuidadores a realizarem atividades e tarefas durante o contexto do dia-a-dia, que cumpram os objetivos da terapia da fala. Assim faz todo o sentido instruir os terapeutas da fala com conhecimentos atualizados e adequados para incluir de uma forma mais eficaz os cuidadores na intervenção terapêutica.
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Refletir acerca da importância da intervenção precoce;
- Desenvolver conhecimentos básicos acerca do programa It Takes two to talk (Hanen Centre);
- Refletir acerca da importância da intervenção parental;
- Analisar a comunicação das crianças: Como e porquê?;
- Identificar os estádios de comunicação das crianças;
- Identificar os estilos de comunicação parental e a sua influência na comunicação das crianças;
- Refletir acerca da importância de deixar a criança liderar;
- Analisar a importância da troca de turnos para a comunicação;
- Fornecer conhecimentos e estratégias que permitam ao Terapeuta da Fala potenciar de forma positiva a intervenção parental nas áreas da comunicação e linguagem.
1º Módulo (4 horas)
– Dinâmicas de quebra-gelo
– Intervenção Precoce com dinâmica de grupo
– Conceitos básicos sobre o programa It Takes two to talk
– Conceitos acerca da Intervenção parental
2º Módulo (8 horas)
– Avaliação da comunicação
– Estadios de comunicação
– Estilos de comunicação parental
– Intervenção parental para desenvolvimento da comunicação e linguagem
– Apresentação de vídeos
– Realização de role playing
Mónica Rocha
- Terapeuta da Fala no Centro de Medicina de Reabilitação do Sul.
- Especialização em Perturbações da Fluência certificada pelo European Clinical Specialization Fluency Disorders
- Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem
- Mestre em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia
- Responsável pelo projeto no Laboratório de Audiologia e Terapia da Fala na UALG : “Gaguez na universidade”
- Responsável pelo projeto no ACES de Portimão: “A minha fala é um puzzle” – intervenção em grupo (crianças com gaguez)
- Membro do departamento de fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
- Membro da Associação Portuguesa de Gagos
- Membro da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Terapeutas da Fala
Estudantes de terapia da fala 3º e 4º ano