Promoção! Formação mais livros, melhor literacia

Mais Linguagem, Melhor Literacia: Promoção da Literacia Emergente através do Livro Infantil

210,00 180,00

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração: 16 Horas
Data: 13 e 14 Outubro 2018
Horário: Das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Local: Porto
Inscrições até: 8 Outubro 2018
Nº Vagas:  10 – 25

23 em stock (pode ser encomendado sem stock)

REF: SA011_18-1 Categorias: , Etiquetas: , , ,

Descrição

A aprendizagem da Literacia não se inicia somente no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mas sim tão cedo quanto a chegada ao berço, mediante a criação de oportunidades de participação e acompanhamento em atividades promotoras de competências de Literacia Emergente.
Competências como o conhecimento de vocabulário, a compreensão da relação e correspondência entre sons e letras, a capacidade para analisar conscientemente a estrutura fonológica, semântica e morfossintáctica da linguagem oral, o desenvolvimento da orientação espácio-temporal e a competência para compreender e inferir novos significados, a partir da informação verbal transmitida, são, desde há muito, reconhecidas competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, apresentam-se como peças fundamentais para o sucesso na Literacia o que dita, em grande parte, o sucesso académico e a inclusão escolar dos alunos, uma vez que depois de aprender a ler com sucesso, a criança/adolescente deverá apresentar mestria nesta competência para que possa ler para aprender.
Face à elevada incidência de dificuldades ao nível do desenvolvimento da linguagem e perante o problema atual do insucesso escolar, especialmente nos primeiros anos do 1º CEB, importa desenvolver programas de prevenção e estimulação que tenham impacto social positivo e a longo prazo. Intervir ao nível precoce e no nível de ensino pré-escolar é, declaradamente, uma boa prática internacional, em especial no que ao desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da literacia diz respeito.
Combinando o contributo de boas práticas internacionais com a necessidade de criar e implementar planos de ação estratégica para a promoção do sucesso escolar, a Oficina de Formação proposta surge como uma abordagem interdisciplinar para minorar o problema identificado. Ao abordar o tema em questão através da modalidade de oficina formativa, pretende-se co-criar percursos formativo com os participantes, incluindo a construção e a operacionalização de instrumentos, recursos e produtos didáticos que deverão ter reflexos positivos na aprendizagem dos seus alunos.

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Aceder a informação atualizada e suportada por evidência científica sobre estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem e do sucesso na aprendizagem da literacia;
  • Promover a autorreflexão sobre práticas adotadas no âmbito da promoção do desenvolvimento da linguagem e introdução da literacia em idade pré-escolar;
  • Analisar criticamente o modelo de Literacia Emergente Inside-Out/Outside-In, bem como outros pressupostos teóricos relacionados com o desenvolvimento da Linguagem e aprendizagem da Literacia;
  • Discutir práticas e sugerir estratégias de estimulação ao nível de: (1) conversação e pragmática comunicativa; (2) vocabulário recetivo e expressivo, (3) estrutura morfossintáctica do discurso verbal oral, (4) compreensão de narrativas e de linguagem complexa, (5) conhecimento do alfabeto, (6) desenvolvimento de conceitos de escrita, (7) recurso à linguagem como ferramenta para pensar e aprender e (8) competências metafonológicas;
  • Implementar as estratégias exploradas em contexto terapêutico, pedagógico ou de intervenção precoce com crianças e famílias;
  • Analisar, em grande grupo, a implementação das estratégias exploradas pelo próprio em atividades registadas em vídeo;
  • Participar, em pequeno grupo, na análise e discussão de vídeos, materiais e literatura fornecida;
  • Favorecer a preparação, de forma colaborativa, de atividades e recursos educativos de acordo com os conteúdos programático e diferentes contextos profissionais.

Tema 1:
Recurso a literatura infantojuvenil para promover o desenvolvimento da linguagem e o sucesso na literacia;
Literacia emergente; “Ler para as crianças” ou “Ler com as crianças”;
Tornar a leitura de livros em diálogos interativos e estimulantes; Exercícios práticos.

 

Tema 2:
Exploração de novo vocabulário nas histórias e em atividades do dia-a-dia; Promoção da compreensão de narrativas e de linguagem oral complexa;
Exercícios práticos.

 

Tema 3:
Promoção da compreensão de narrativas e de linguagem oral complexa;
Utilização da linguagem como ferramenta para pensar e aprender;
Exercícios práticos.

 

Tema 4:
Utilização da linguagem como ferramenta para pensar e aprender, promover o desenvolvimento de conceitos de escrita, favorecer o conhecimento do alfabeto; Exercícios práticos.

 

Tema 5:
Promover sensibilidade fonológica;
Desenvolver o princípio alfabético;
Praticar competências de reflexão metafonológica;
Exercícios práticos.

 

Tema 6:
Análise e discussão das atividades realizadas em trabalho autónomo;
Resumo e reflexão final;
Plano de ação para transferência de aprendizagens.

joao canossaJoão Canossa Dias

Terapeuta da Fala, Formador e Consultor, com experiência nacional e internacional.

Exerce funções como terapeuta da fala na ARCIL – Lousã e como formador em entidades em Portugal e no estrangeiro, integrando o Departamento de Linguagem da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e mestre na área das Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Ao longo do tempo, diversificou a sua formação profissional e académica e investiu no estudo de metodologias e intervenção especializadas, encontrando-se, presentemente, a realizar um Master of Science na Universidade de Groningen.

É autor de material didáctico para empresas como a Cnoti, SpeakInMotion e AREAL Editores e encontrou na temática das perturbações e dos processos complexos de comunicação uma área atuação e investigação que pretende continuar a explorar

Docentes do 1º CEB
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Terapeutas Ocupacionais
Outros profissionais com interesse na área da Literacia