Mais Linguagem, Melhor Literacia: Promoção da Literacia Emergente através do Livro Infantil

210,00 

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração: 16 Horas
Data: 26 e 27 Janeiro 2019
Horário: Das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Local: Porto – Avenida Sidónio Pais 379, Ed. B Sala 11, 4100-468 Porto
Inscrições até: 16 Janeiro 2019
Nº Vagas:  10 – 25

 

Campanha “Revela Amizade”

Nota:  A campanha “Revela Amizade” só é válida quando finalizada a inscrição por ambos os amigos. Cada formando tem que deixar nas notas da sua inscrição o nome do amigo, de forma a obter o desconto. Esse desconto será atribuído depois de ser validada a inscrição dos amigos.

Esgotado

REF: SA02601_19 Categorias: , Etiquetas: , , ,

Descrição

A aprendizagem da Literacia não se inicia somente no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mas sim tão cedo quanto a chegada ao berço, mediante a criação de oportunidades de participação e acompanhamento em atividades promotoras de competências de Literacia Emergente.
Competências como o conhecimento de vocabulário, a compreensão da relação e correspondência entre sons e letras, a capacidade para analisar conscientemente a estrutura fonológica, semântica e morfossintáctica da linguagem oral, o desenvolvimento da orientação espácio-temporal e a competência para compreender e inferir novos significados, a partir da informação verbal transmitida, são, desde há muito, reconhecidas competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, apresentam-se como peças fundamentais para o sucesso na Literacia o que dita, em grande parte, o sucesso académico e a inclusão escolar dos alunos, uma vez que depois de aprender a ler com sucesso, a criança/adolescente deverá apresentar mestria nesta competência para que possa ler para aprender.
Face à elevada incidência de dificuldades ao nível do desenvolvimento da linguagem e perante o problema atual do insucesso escolar, especialmente nos primeiros anos do 1º CEB, importa desenvolver programas de prevenção e estimulação que tenham impacto social positivo e a longo prazo. Intervir ao nível precoce e no nível de ensino pré-escolar é, declaradamente, uma boa prática internacional, em especial no que ao desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da literacia diz respeito.
Combinando o contributo de boas práticas internacionais com a necessidade de criar e implementar planos de ação estratégica para a promoção do sucesso escolar, a Oficina de Formação proposta surge como uma abordagem interdisciplinar para minorar o problema identificado. Ao abordar o tema em questão através da modalidade de oficina formativa, pretende-se co-criar percursos formativo com os participantes, incluindo a construção e a operacionalização de instrumentos, recursos e produtos didáticos que deverão ter reflexos positivos na aprendizagem dos seus alunos.

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT