Linguagem oral e escrita

Linguagem oral e escrita nas Perturbações Específicas da Linguagem – da avaliação à intervenção

210,00

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração: 20 Horas
Data: 2, 3 e 4 de Março 2018
Horário:
Sexta-Feira: 18h00 às 22h00
Sábado: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Domingo: 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Local: Porto
Inscrições até: 26 de Fevereiro 2018
Nº Vagas:  15 – 25

 

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* O cupão é atribuído para duas inscrições no mínimo.

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Descrição

Dados mundiais recentes revelam que cerca de 8% de crianças em idade pré escolar e escolar apresentam perturbações específicas da linguagem. Destas, cerca de 67% apresentam dificuldades na aprendizagem escolar que decorrem das dificuldades de linguagem oral. Assim, é urgente saber como e o que avaliar para que haja uma intervenção de sucesso.

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Enquadrar, definir e classificar as Perturbações Específicas da Linguagem (PEL);
  • Identificar e realizar diagnóstico diferencial entre PEL e outras dificuldades de aprendizagem (dislexia, disortografia);
  • Identificar características e/ou marcadores específicos na linguagem oral e escrita em indivíduos com PEL;
  • Identificar áreas e instrumentos de avaliação da linguagem oral e escrita;
  • Identificar métodos, técnicas e estratégias de intervenção na linguagem oral e escrita em indivíduos com PEL.
  • Enquadramento, definição e classificação de Perturbação(ões) Específica(s) da Linguagem (PEL)
  • Diagnóstico Diferencial entre PEL e outras dificuldades de aprendizagem
  • Avaliação para determinar características / marcadores específicos na linguagem oral e escrita em indivíduos com PEL
  • Áreas e instrumentos de avaliação da linguagem oral e escrita
  • Métodos, técnicas e estratégias de intervenção na linguagem oral e escrita em indivíduos com PEL

Telma PereiraTelma Pereira

    Terapeuta da Fala, Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Pós Graduada em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança e Doutoranda em Ciências da Educação. Docente a tempo integral no curso de Licenciatura em Terapia da Fala na ESS-IPS (responsável pelas unidades curriculares de leitura e escrita). Colabora como docente convidada em vários cursos de mestrado e pós graduações (Universidade Nova de Lisboa, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Católica Portuguesa, Instituto CRIAP). Integra grupos de investigação nacionais e internacionais na área das perturbações da linguagem (Reino Unido, Brasil, Chile, Espanha). Diretora clínica e Terapeuta da Fala no e do Centro de Desenvolvimento Infantil Acentuar.

 

Terapeutas da Fala.