Formação Processamento/ Integração Sensorial ao longo da vida – Abordagem em equipa

150,00

*valor promocional para inscrições até dia 23 Março 2020

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração: 12 Horas
Data: 18 e 19 de Abril 2020
Horário:
18 de Abril (Sábado) das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
19 de Abril (Domingo) das 9h00 às 13h00
Local: Porto – Avenida Sidónio Pais 379, Ed. B Sala 6, 4100-468 Porto
Inscrições até: 8 Abril 2020
Nº Vagas:  10 – 24
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.

24 em stock

REF: SA210320APSPN-1 Categoria:

Descrição

Considerando a contribuição única e inequívoca da Terapia Ocupacional no que concerne ao Processamento/Integração Sensorial, presente toda a vida no ser humano, é de extrema importância contribuir para o conhecimento devidamente, e por quem de direito, informado e personalizado dos nossos colegas profissionais de saúde relativamente a este domínio – o do processamento sensorial. Tal conhecimento permitirá que todas as nossas intervenções tenham um objetivo último comum partilhado, que é o bem-estar (com tudo o que o caracteriza) dos nossos clientes ao longo da sua vida.

 

Segundo Ayres, 1989, a maneira como sentimos influencia a maneira como nos movemos e a maneira como nos movemos influencia a maneira como sentimos. Assim, o sistema sensorial assume um papel vital para que a pessoa compreenda o mundo e seja capaz de desenvolver as competências necessárias ao seu desenvolvimento e integração. Desta forma, é cada vez mais importante que qualquer profissional, que posso cruzar o caminho de uma pessoa com possíveis alterações em termos sensoriais, seja capaz de identificar a forma como o sistema sensorial está a interferir com o seu desempenho, nomeadamente na sua vida quotidiana, desempenho escolar e profissional.

  • Conhecer e Identificar os pressupostos gerais da Processamento/Integração Sensorial
  • Compreender e reconhecer o impacto do Processamento/Integração Sensorial no desempenho do indivíduo ao longo da vida
  • Analisar e identificar o impacto dos aspectos chave da abordagem sensorial em equipa
  • Identificar e relacionar os aspetos de base sensoriais inerentes ao envolvimento parental e do cuidador
  • Articular os aspetos de base sensoriais na concomitância com outros diagnósticos e a sua influência na abordagem
  • Identificar sinais de alerta em situação de despiste de Disfunção do Processamento/Integração Sensorial pelos profissionais de saúde
  • Princípios gerais de abordagem ao longo da vida no âmbito Processamento/Integração Sensorial por parte dos profissionais de saúde
  • Teoria da Integração Sensorial
  • Conceitos atuais
  • Neurociência: Organização do sistema nervoso central
  • Sistemas sensoriais
  • Propriedades dos Estímulos Sensoriais
  • Neuroprocessos sensoriais
  • O papel do Processamento/Integração Sensorial no desenvolvimento e rotinas diárias
  • O Processamento/Integração Sensorial e as outras patologias: Concomitância, Inter-relação, Interinfluência da Integração Sensorial com outros diagnósticos
  • O papel do Processamento/Integração Sensorial no envolvimento parental e do cuidador
  • A Integração Sensorial para os outros profissionais e contextos de vida: Aplicabilidade, influência e identificação dos aspetos relacionados com o Processamento/Integração Sensorial na abordagem dos outros profissionais nos seus contextos e perspetivas dos mesmos.
  • Despiste na Disfunção do Processamento/Integração Sensorial

Fotografia Formadora Marta FigueiredoMarta Figueiredo

Terapeuta Ocupacional Especialista.
Pós-Graduada em Integração Sensorial.
Módulos da área opcional do Doutoramento em Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto: Neurodegenerescência e Envelhecimento; Mecanismos de Regeneração; Sistema Límbico, Aprendizagem e Memória.
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e em Intervenção Precoce.
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Certificada pela ISWP (International Society of Wheelchair Professionals) como Wheelchair Service Provider (WSP).
Coordenadora da ENOTHE – European Network of Occupational Therapy in Higher Education.
International Sales Manager e Agente Oficial para Portugal Espanha da ARIA Wheels (Italy).
Practitioner Panel Member no Center on the Developing Child at Harvard University.
RESNA – Rehabilitation Engineering and Assistive TechnologySociety of North America – membro do Comité de Educação e membro do sub-grupo de Acessibilidade.
Sensory Integration Global Network – Revisora para a Ayres Sensory Integration 2020 Vision
Formadora nacional e internacional.
Participação em congressos nacionais e internacionais.
Prática Privada nacional e internacional.
Membro da International Society of Early Intervention International Society on Early Intervention
Membro da Early Childhood Development Task Force

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT