Formação Processamento Auditivo Central: O papel do Terapeuta da Fala na Avaliação e Intervenção

65,00 130,00 

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 8 Horas
Datas e Horário:
29 de Outubro das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Inscrições até: 24 outubro 2022
Nº Vagas:  10 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.

REF: SAU060622PACOPTFAI Categorias: , Etiquetas: ,

Descrição

A função auditiva representa um importante papel para o desenvolvimento da linguagem, sendo uma aquisição primordial para a comunicação humana. Os processos auditivos, cognitivos e de linguagem encontram-se diretamente ligados ao processamento de fala, muitas vezes, em simultâneo, tornando esse funcionamento bastante complexo.

Ainda que uma pessoa tenha acuidade auditiva normal para detetar sons subtis, pode manifestar dificuldades em perceber a fala devido a alterações nas vias que transmitem o som até o córtex auditivo. Logo, ouvir é o início do processo, e isso significa termos os mecanismos do processamento periférico íntegros, também é necessário que o processamento auditivo central (PAC), que é a análise do som realizada na porção central da via auditiva, iniciada no primeiro núcleo sináptico, próximo à cóclea, até chegar ao córtex, processe a informação auditiva. Consequentemente, quando há um funcionamento inadequado em um ou mais núcleos do sistema nervoso auditivo central, é possível encontrarmos dificuldades em analisar o som, o que se caracteriza num desfasamento nas competências auditivas ao qual denominamos como Perturbação do Processamento Auditivo (PPA).

Considerando a relevância da audição para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, importa expandirmos o nosso conhecimento sob a perspetiva do processamento auditivo central, de modo a oferecer aos nossos clientes/pacientes a oportunidade de serem vistos também por este prisma, o que facilitará o direcionamento a recursos de avaliação e de terapia apropriados, tanto para a remissão dos sintomas, como para diagnósticos assertivos o que, seguramente, irá contribuir para intervenções terapêuticas cirúrgicas.

Com esta formação vai conseguir:

  • Expandir o conhecimento teórico sobre o processamento auditivo no que respeita à prevenção, avaliação, diagnóstico, monitorização e intervenção;
  • Adquirir conhecimento teórico-prático acerca dos instrumentos de avaliação e recursos terapêuticos para uma intervenção assertiva;
  • Obter conhecimento sobre o diagnóstico da perturbação do processamento auditivo central;
  • Adquirir conhecimento teórico-prático sobre o papel do terapeuta da fala no diagnóstico e diagnóstico diferencial da perturbação do processamento auditivo.
  • Conhecer a base teórica sobre o processamento auditivo no que respeita à anatomofisiologia, competências, etiologia, sinais e sintomas;
  • Saber interpretar os resultados da avaliação em terapia da fala e estabelecer relação com os comportamentos auditivos associados;
  • Correlacionar os resultados obtidos na avaliação da linguagem oral e escrita com os resultados da avaliação do processamento auditivo central;
  • Identificar as competências auditivas que deverão ser priorizadas no início da intervenção no que respeita a abordagem do treino auditivo, das modificações ambientais e das estratégias compensatórias;
  • Estabelecer relação entre as competências auditivas alteradas as perturbações da linguagem oral e escrita;
  • Saber distinguir e assegurar abordagens de intervenção cientificamente comprovadas.
  • Processamento Auditivo Periférico
    • O que é?
    • Componentes
    • Funções
    • Avaliação
  • Processamento Auditivo Central
    • O que é?
    • Componentes
    • Competências
    • Funções
  • Perturbação do Processamento Auditivo
    • O que é?
    • Etiologia
    • Manifestações clínicas
  • Diagnóstico Multidisciplinar do Processamento Auditivo
    • Avaliação do Processamento Auditivo Central
    • Avaliação do Terapeuta da Fala
    • Encaminhamentos
    • Diagnóstico Diferencial
  • Intervenção – Como planear?
    • Modificações ambientais
    • Estratégias compensatórias
    • Treino Auditivo
    • Monitorização
    • Alta terapêutica
  • Análise e discussão de casos clínicos

As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.

Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.

Ferramentas da Formação Online E-learning

Formadora Roberta NevesRoberta Neves

Licenciada em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (Brasil); Pós-graduada com Especialização em Psicopedagogia pela UERJ – Rio de Janeiro, Doutoranda em Estudos da Criança na especialidade de Saúde Infantil, pela Universidade do Minho. Investigadora integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.

Trabalhou como docente ministrando a Unidade Curricular Perturbações auditivas centrais na Universidade do Algarve. Co-Criadora do projeto Ciclo de Conferências: Perturbações auditivas – O conhecimento como caminho para a prevenção, uma parceria entre a Universidade do Minho e a Universidade do Algarve. Trabalhou como coordenadora científica e docente na Formação Processamento auditivo, comunicação e aprendizagem. Autora de artigos científicos com a temática do processamento auditivo.

Realizou comunicação em Congresso na área do processamento auditivo. Possui uma vasta experiência na área da Terapia da Fala, com ênfase na clínica atuando principalmente nas seguintes áreas: intervenção no défice do processamento auditivo; intervenção nas competências auditivas para o desenvolvimento da fala, linguagem, da leitura e escrita.

A formação tem como destinatários Terapeutas da Fala e finalistas do curso de licenciatura em Terapia da Fala.

✅ 10% DESCONTO em Material Didático da cresCER.
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✅ Acesso a Grupo Privado e Exclusivo de Formandos SeedGO.

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT

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