Formação Prevenção de Dificuldades na Leitura e na Escrita através da Promoção de Competências de Literacia Emergente

140,00 

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 12 Horas síncronas com 4 horas de trabalho autónomo
Datas:
27 Junho, 1, 4 e 8 Julho 2020
Horário:
Sábados: 9:30 às 12:30
Quartas-feiras: 18:30 às 21:30
Local: Online
Inscrições até: 24 Junho 2020
Nº Vagas:  10 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.

Esgotado

REF: SA270620JCD Categorias: ,

Descrição

A aprendizagem da literacia não se inicia somente no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mas sim tão cedo quanto a chegada ao berço, mediante a criação de oportunidades de participação e acompanhamento em atividades promotoras de competências de Literacia Emergente.

Competências como o conhecimento de vocabulário, a compreensão da relação e correspondência entre sons e letras, a capacidade para analisar conscientemente a estrutura fonológica, semântica e morfossintáctica da linguagem oral, o desenvolvimento da orientação espácio-temporal e a competência para compreender e inferir novos significados, a partir da informação verbal transmitida, são, desde há muito, reconhecidas competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, apresentam-se como peças fundamentais para o sucesso na Literacia o que dita, em grande parte, o sucesso académico e a inclusão escolar dos alunos, uma vez que depois de aprender a ler com sucesso, a criança/adolescente deverá apresentar mestria nesta competência para que possa ler para aprender.

Face à elevada incidência de dificuldades ao nível do desenvolvimento da linguagem e perante o problema atual do insucesso escolar, especialmente nos primeiros anos do 1º CEB, importa desenvolver programas de prevenção e estimulação que tenham impacto social positivo e a longo prazo. Intervir ao nível precoce e no nível de ensino pré-escolar é, declaradamente, uma boa prática internacional, em especial no que ao desenvolvimento da linguagem e aprendizagem da literacia diz respeito.

Combinando o contributo de boas práticas internacionais com a necessidade de criar e implementar planos de ação estratégica para a promoção do sucesso escolar, a Oficina de Formação proposta surge como uma abordagem interdisciplinar para minorar o problema identificado. Ao abordar o tema em questão através da modalidade de oficina formativa, pretende-se co-criar percursos formativo com os participantes, incluindo a construção e a operacionalização de instrumentos, recursos e produtos didáticos que deverão ter reflexos positivos na aprendizagem dos seus alunos.

  • Aceder a informação atualizada e suportada por evidência científica sobre estratégias promotoras do desenvolvimento da linguagem e do sucesso na aprendizagem da literacia;
  • Promover a autorreflexão sobre práticas adotadas no âmbito da promoção do desenvolvimento da linguagem e introdução da literacia em idade pré-escolar;
  • Analisar criticamente o modelo de Literacia Emergente Inside-Out/Outside-In, bem como outros pressupostos teóricos relacionados com o desenvolvimento da Linguagem e aprendizagem da Literacia;
  • Discutir práticas e sugerir estratégias de estimulação ao nível de: (1) conversação e pragmática comunicativa; (2) vocabulário recetivo e expressivo, (3) estrutura morfossintáctica do discurso verbal oral, (4) compreensão de narrativas e de linguagem complexa, (5) conhecimento do alfabeto, (6) desenvolvimento de conceitos de escrita, (7) recurso à linguagem como ferramenta para pensar e aprender e (8) competências metafonológicas;
  • Implementar as estratégias exploradas em contexto terapêutico, pedagógico ou de intervenção precoce com crianças e famílias;
  • Analisar, em grande grupo, a implementação das estratégias exploradas pelo próprio em atividades registadas em vídeo;
  • Participar, em pequeno grupo, na análise e discussão de vídeos, materiais e literatura fornecida;
  • Favorecer a preparação, de forma colaborativa, de atividades e recursos educativos de acordo com os conteúdos programático e diferentes contextos profissionais.

Sessão 1:
Apresentação e auscultação de expectativas:
Recurso a literatura infantojuvenil para promover competências linguísticas e o sucesso na literacia;
Literacia emergente;
Leitura dialógica: “Ler para as crianças” ou “Ler com as crianças”;
Exercícios práticos.

Sessão 2:
Critérios para a seleção de livros para promover competências linguísticas;
Exploração de novo vocabulário nas histórias e em atividades do dia-a-dia;
Promoção da compreensão de narrativas e de linguagem oral complexa;
Exercícios práticos.

Sessão 3:
Apresentação de trabalho realizado entre sessões;
Promoção da compreensão de narrativas e de linguagem oral complexa (continuação);
Utilização da linguagem como ferramenta para pensar e aprender;
Exercícios práticos.

Sessão 4:
Apresentação de trabalho realizado entre sessões;
Desenvolvimento de conceitos de escrita;
Promoção do domínio do princípio do alfabeto;
Promoção de competências de reflexão metafonológica;
Exercícios práticos.

João CanossaJoão Canossa Dias

Terapeuta da Fala, Formador e Consultor, com experiência nacional e internacional.

Exerce funções como terapeuta da fala na ARCIL – Lousã e como formador em entidades em Portugal e no estrangeiro, integrando o Departamento de Linguagem da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e mestre na área das Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Ao longo do tempo, diversificou a sua formação profissional e académica e investiu no estudo de metodologias e intervenção especializadas, encontrando-se, presentemente, a realizar um Master of Science na Universidade de Groningen.

É autor de material didáctico para empresas como a Cnoti, SpeakInMotion e AREAL Editores e encontrou na temática das perturbações e dos processos complexos de comunicação uma área atuação e investigação que pretende continuar a explorar.

Docentes do 1º CEB
Docentes de Educação Especial
Educadores de Infância
Psicólogos
Psicomotricistas
Terapeutas da Fala
Terapeutas Ocupacionais
Outros profissionais com interesse na área da Literacia

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT