Formação Perturbações Motoras da Fala na Infância: Dispraxia Verbal de Desenvolvimento – Nível 1 e 2 – ALGARVE
100,00€ – 200,00€
Informações Gerais
Regime: Presencial
Duração: 16 Horas
Data: 16 e 17 de Novembro 2019
Horário:
Sábado das 9h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Domingo das 9h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Local: Algarve, Rua da Abelheira, Edf. Império, Loja1 | 8125-173 Quarteira
Inscrições até: 6 de Novembro 2019
Nº Vagas: 10 – 24
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.
Campanha “Revela Amizade”
Nota: A campanha “Revela Amizade” só é válida quando finalizada a inscrição por ambos os amigos, caso isto não se verifique, a inscrição pode ser cancelada. Cada formando tem que deixar nas notas da sua inscrição o nome do amigo, de forma a ser válido o cupão de desconto: RA50PMFI
Descrição
Nível 1
As perturbações da fala na infância causadas por alterações na programação e planeamento motor são, atualmente, um tema de reduzido conhecimento e considerável debate em Portugal, suscitando controvérsia na comunidade científica internacional. É o caso da Developmental Verbal Dyspraxia (RCSLT, 2011), também designada como Childhood Apraxia of Speech (ASHA, 2007) ou Developmental Apraxia of Speech (Shriberg, Aram, & Kwiatkowski, 1997), cuja etiologia, critérios de diagnóstico, procedimentos para avaliação e intervenção se encontram, ainda, envoltos em incerteza e mistério. Não obstante a variabilidade terminológica, esta patologia pode ser definida como uma perturbação motora da fala, na qual a precisão e consistência dos movimentos necessários a um discurso inteligível estão perturbados, na ausência de défices neuromusculares (Meredith, 2014). Em Portugal, e na ausência de critérios de diagnóstico definidos, a equipa do projeto DAVINCI sugere o termo Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (DVD) para designar esta perturbação (Dias, Lousada, Morgado & Fonseca, 2015).
Ainda pouco se sabe sobre Developmental Verbal Dyspraxia, existindo um limitado número de publicações científicas orientadoras no que diz respeito à avaliação e intervenção em Terapia da Fala (CASANA, 2014). À semelhança da realidade internacional, também em Portugal a bibliografia existente relativa a este assunto é escassa, enfatizando a pertinência de projetos de investigação sobre o tema. É igualmente importante a disseminação de informação na comunidade terapêutica e geral, não só para contribuir para o aumento do conhecimento sobre esta condição, mas também para consciencializar a comunidade para a existência deste problema.
No workshop apresentado pretende-se expor informação teórica resultante da revisão de bibliografia de referência sobre o tópico da Developmental Verbal Dyspraxia, sugerindo e debatendo propostas de procedimentos para a identificação, avaliação e intervenção terapêutica. Apresentar-se-ão também casos clínicos paradigmáticos, analisados em dinâmicas de grupo e exercícios de reflexão individual. Esperar-se-á que cada participante apresente propostas de atividades terapêutica a implementar, tendo em vista objetivos definidos para os estudos de caso explorados.
Nível 2
Representando uma das situações mais controversas no contexto contemporâneo da Terapia da Fala internacional, a perturbação comummente designada como Childhood Apraxia of Speech (ASHA, 2007) ou Developmental Verbal Dyspraxia (RCSLT, 2011) continua a representar para clínicos e investigadores um desafio ao nível da avaliação e intervenção terapêuticas.
Contudo, apesar de persistirem dúvidas e polémica entre diferentes perspetivas, já muito se compreende sobre esta patologia enquadrada na categoria das Speech Sounds Disorders na infância. Tendo como ponto de partida a partilha decorrente do curso “Perturbações Motoras da Fala na infância: Dispraxia Verbal de Desenvolvimento”, propõe-se com a formação apresentada um dia de estudo e de partilha, partindo de literatura de referência e de estudos de caso desafiantes e promotores do raciocínio clínico e trabalho em equipa.
NOTA: a formação terá como requisito de admissão a participação no curso intitulado “Perturbações motoras da fala na infância: Dispraxia Verbal de Desenvolvimento – Nível 1”.
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
NÍVEL 1:
- Definir o conceito de Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (DVD);
- Identificar sinais de alerta de DVD;
- Enunciar critérios de diagnóstico de DVD descritos na literatura;
- Indicar instrumentos de avaliação terapêutica de referência a nível nacional e internacional;
- Descrever procedimentos de avaliação terapêutica recomendados para DVD;
- Definir objetivos gerais e específicos para a intervenção em casos de DVD;
- Conceber e implementar 1 atividade terapêutica adequada aos objetivos estabelecidos;
- Sugerir indicadores adequados para monitorizar e avaliar a atuação neste âmbito.
- Adotar práticas baseadas em evidência para fundamentar o raciocínio clínico e a tomada de decisão terapêutica.
NÍVEL 2:
- Classificar a Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (DVD) na categoria das Speech Sounds Disorders;
- Atualizar conhecimentos acerca da identificação precoce de DVD;
- Rever e praticar estratégias e procedimentos de avaliação terapêutica de casos clínicos de DVD;
- Estudar diferentes metodologias para a intervenção com casos clínicos de DVD;
- Praticar o planeamento da intervenção com casos clínicos de DVD;
- Conceber atividades e materiais para a intervenção terapêutica com casos clínicos de DVD;
- Estruturar um plano para a monitorização e avaliação da intervenção terapêutica;
- Trabalhar em equipa na análise de estudos de caso.
NÍVEL 1:
- Perspetiva histórica;
- Questões terminológicas;
- Dispraxia Verbal de Desenvolvimento – Conceito;
- Etiologia;
- Principais características de Dispraxia Verbal de Desenvolvimento;
- Diagnóstico Diferencial;
- Guia para identificação/sinalização precoce;
- Instrumentos e procedimentos de avaliação terapêutica;
- Recomendações para a intervenção terapêutica;
- Monitorização & avaliação da intervenção;
- Estudos de caso.
NÍVEL 2:
- Speech Sounds Disorders (SSD) & Perturbações Motoras da Fala (PMF)
- Sistemas de Classificação de SSD
- SSD & PMF: Rever e Reconcetualiar a DVD
- Identificação Precoce: o que nos diz a literatura?
- Avaliação Terapêutica: Revisão e Prática Terapêutica
- Aplicação de diferentes Metodologias para a Intervenção Terapêutica
- Planeamento da Intervenção:
– Definição de objetivos;
– Criação de materiais e atividades para diferentes casos clínicos;
– Monitorização e avaliação da intervenção;
– Práticas e evidência científica.
- Monitorização & avaliação da intervenção
- Estudo de casos clínicos
João Canossa Dias
Terapeuta da Fala, Formador e Consultor, com experiência nacional e internacional.
Exerce funções como terapeuta da fala na ARCIL – Lousã e como formador em entidades em Portugal e no estrangeiro, integrando o Departamento de Linguagem da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e mestre na área das Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Ao longo do tempo, diversificou a sua formação profissional e académica e investiu no estudo de metodologias e intervenção especializadas, encontrando-se, presentemente, a realizar um Master of Science na Universidade de Groningen.
É autor de material didáctico para empresas como a Cnoti, SpeakInMotion e AREAL Editores e encontrou na temática das perturbações e dos processos complexos de comunicação uma área atuação e investigação que pretende continuar a explorar.
Terapeutas da Fala e estudantes finalista de Terapia da Fala.
Formação Certificada por: