Formação Intervenção do Terapeuta da Fala nas dificuldades de alimentação em recém-nascidos
75,00 € – 150,00 €
*valor promocional para inscrições até dia 1 Julho 2024
Informações Gerais
Regime: E-learning
Duração: 8 Horas
Data e Horário:
20 de Julho das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Inscrições até: 15 de Julho de 2024
Nº Vagas: 12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.
**O vaga na formação só é garantida a partir do momento que realiza o pagamento (total ou da primeira prestação).
Descrição
As Dificuldades de alimentação na infância são comuns, apresentando uma prevalência de 5% em crianças sem perturbação do neurodesenvolvimento. Por serem alterações complexas e com etiologias diversas, necessitam de uma abordagem multidisciplinar, com a participação do pediatra, nutricionista, psicólogo, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, gastroenterologista (pediátrico), entre outros…
Por tal, torna-se fundamental que o terapeuta da fala ganhe conhecimentos mais amplos sobre a perturbação alimentar e intervir com base numa análise mais alargada da dificuldade e não apenas com o objetivo de habilitar as capacidades motoras orais. Compreender as dificuldades de alimentação na 1ª infância, vai mais além que a caracterização da dificuldade propriamente dita, é ter em conta que os elementos mais importantes da intervenção são o momento da refeição, o conforto da criança e o seu desejo de aprender a comer.
Formação Certificada por:
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Capacitar os formandos sobre os sinais de alerta ao nível do desenvolvimento neurosensoriomotor global para a função alimentar;
- Capacitar os formandos de conhecimentos para identificação de alterações no desenvolvimento sensoriomotor oral normal para a função alimentar;
- Capacitar os formandos de ferramentas para avaliação e intervenção nas dificuldades de alimentação junto dos recém-nascidos.
- Saber relacionar o desenvolvimento sensoriomotor oral e sua relação com o desenvolvimento motor global e alimentação no recém-nascido;
- Saber identificar quais os factores de risco, sinais e sintomas de dificuldades da sucção nutritiva no recém-nascido;
- Saber avaliar o padrão de sucção nutritiva normal e alterado;
- Amamentação
- Biberão
- Formular um plano de intervenção tendo em conta a avaliação realizada, utilizando conhecimentos sobre técnicas do neurodesenvolvimento;
1. Desenvolvimento sensório motor oral desde o nascimento até aos 6 meses para a função alimentar:
- Relação do desenvolvimento motor oral com o desenvolvimento motor global;
- Padrão de sucção nutritiva;
- Padrão de sucção não nutritiva.
2. Avaliação em recém-nascidos de risco:
- Características da população alvo;
- Protocolo de avaliação da sucção para a alimentação via oral:
-
- Amamentação;
- Biberão.
3. Intervenção em recém-nascidos de risco:
- Planear um programa de intervenção nas dificuldades da alimentação por via oral no recém-nascido;
- Diferentes abordagens e técnicas de alimentação no recém-nascido de risco;
- Estimulação sensório motora oral;
- Estimulação do padrão de sucção nutritiva para o sucesso da alimentação via oral.
As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.
Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.
Ana Marques
Terapeuta da Fala do Unidade de Desenvolvimento da Criança do Hospital Central do Funchal. Mestre em Terapia da Fala – área de patologias da linguagem pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem pela UCP. Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela UCP. Pós-graduada Técnicas de Neurodesenvolvimento de Bobath pelo European Bobath Tuthors Association. Terapeuta da Fala responsável pelo protocolo da intervenção do terapeuta da fala na Unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos do HCF. Apresentações orais em eventos científicos nacionais e internacionais, na área da motricidade orofacial, deglutição e linguagem. Publicações em revistas científicas e em livros de resumos de congressos. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, para a área de educação especial. Atividade de docência em mestrados e pós-graduações em terapia da fala nas áreas de motricidade orofacial, deglutição e linguagem em Portugal e Barcelona.
Vice-coordenadora do Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e Membro da Delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Terapeutas
Terapeutas da Fala
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