Formação Intervenção do Terapeuta da Fala nas dificuldades de alimentação em recém-nascidos

100,00 

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 8 Horas
Data e Horário:
9 de Outubro das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Inscrições até: 4 Outubro 2021
Nº Vagas:  12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.

Campanha “Revela Amizade”

Nota:  A campanha “Revela Amizade” só é válida quando finalizada a inscrição por ambos os amigos, caso isto não se verifique, a inscrição pode ser cancelada. Cada formando tem que deixar nas notas da sua inscrição o nome do amigo, de forma a ser válido o cupão de 20€ desconto: RA20ITFDAR

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REF: SA091021ITFDAR Categoria:

Descrição

As Dificuldades de alimentação na infância são comuns, apresentando uma prevalência de 5% em crianças sem perturbação do neurodesenvolvimento. Por serem alterações complexas e com etiologias diversas, necessitam de uma abordagem multidisciplinar, com a participação do pediatra, nutricionista, psicólogo, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, gastroenterologista (pediátrico), entre outros…

Por tal, torna-se fundamental que o terapeuta da fala ganhe conhecimentos mais amplos sobre a perturbação alimentar e intervir com base numa análise mais alargada da dificuldade e não apenas com o objetivo de habilitar as capacidades motoras orais. Compreender as dificuldades de alimentação na 1ª infância, vai mais além que a caracterização da dificuldade propriamente dita, é ter em conta que os elementos mais importantes da intervenção são o momento da refeição, o conforto da criança e o seu desejo de aprender a comer.

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Capacitar os formandos sobre os sinais de alerta ao nível do desenvolvimento neurosensoriomotor global para a função alimentar;
  • Capacitar os formandos de conhecimentos para identificação de alterações no desenvolvimento sensoriomotor oral normal para a função alimentar;
  • Capacitar os formandos de ferramentas para avaliação e intervenção nas dificuldades de alimentação junto dos recém-nascidos.
  • Saber relacionar o desenvolvimento sensoriomotor oral e sua relação com o desenvolvimento motor global e alimentação no recém-nascido;
  • Saber identificar quais os factores de risco, sinais e sintomas de dificuldades da sucção nutritiva no recém-nascido;
  • Saber avaliar o padrão de sucção nutritiva normal e alterado;
    • Amamentação
    • Biberão
  • Formular um plano de intervenção tendo em conta a avaliação realizada, utilizando conhecimentos sobre técnicas do neurodesenvolvimento;

1. Desenvolvimento sensório motor oral desde o nascimento até aos 6 meses para a função alimentar:

  • Relação do desenvolvimento motor oral com o desenvolvimento motor global;
  • Padrão de sucção nutritiva;
  • Padrão de sucção não nutritiva.

2. Avaliação em recém-nascidos de risco:

  • Características da população alvo;
  • Protocolo de avaliação da sucção para a alimentação via oral:
    1. Amamentação;
    2. Biberão.

3. Intervenção em recém-nascidos de risco:

  • Planear um programa de intervenção nas dificuldades da alimentação por via oral no recém-nascido;
  • Diferentes abordagens e técnicas de alimentação no recém-nascido de risco;
  • Estimulação sensório motora oral;
  • Estimulação do padrão de sucção nutritiva para o sucesso da alimentação via oral.

Ana Marques
Terapeuta da Fala do Unidade de Desenvolvimento da Criança do Hospital Central do Funchal. Mestre em Terapia da Fala – área de patologias da linguagem pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem pela UCP. Pós-graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela UCP. Pós-graduada Técnicas de Neurodesenvolvimento de Bobath pelo European Bobath Tuthors Association. Terapeuta da Fala responsável pelo protocolo da intervenção do terapeuta da fala na Unidade de cuidados intensivos neonatais e pediátricos do HCF. Apresentações orais em eventos científicos nacionais e internacionais, na área da motricidade orofacial, deglutição e linguagem. Publicações em revistas científicas e em livros de resumos de congressos. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação, para a área de educação especial. Atividade de docência em mestrados e pós-graduações em terapia da fala nas áreas de motricidade orofacial, deglutição e linguagem em Portugal e Barcelona.
Vice-coordenadora do Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e Membro da Delegação da Madeira da Associação Portuguesa de Terapeutas

Terapeutas da Fala

Estudantes de Terapia da Fala (finalistas)

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT

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