Formação Integração Sensorial: Um trabalho de Equipa

170,00

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 16 Horas
Datas e horários:
2 de dezembro das 19h30 às 22h30 – 3h00
4 de dezembro das 20h00 às 22h30 – 2h30
5 de dezembro das 9h00 às 12h30 e das 14h às 15h30 – 5h
9 de dezembro das 20h00 às 22h30 – 2h30
10 de dezembro das 19h30 às 22h30 – 3h00
Inscrições até: 29 novembro 2020
Nº Vagas:  12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.

 

Campanha “Revela Amizade”

Nota:  A campanha “Revela Amizade” só é válida quando finalizada a inscrição por ambos os amigos. Cada formando tem que deixar nas notas da sua inscrição o nome do amigo, de forma a ser válido o cupão de desconto: RA20ISUTE

21 em stock

REF: SA021220ISTE Categoria:

Descrição

Sem conhecer o desenvolvimento típico de uma criança não é possível identificar alteração a esse padrão. Sendo o desenvolvimento de uma criança um continuum, em que cada uma das grandes áreas impulsiona e tem impacto nas outras, é fundamental aprofundar esse conhecimento.

 

Segundo Ayres, 1989, a maneira como sentimos influência a maneira como nos movemos e a maneira como nos movemos influência a maneira como sentimos. Assim, o sistema sensorial assume um papel vital para a criança compreender o mundo e ser capaz de desenvolver as competências necessárias ao seu desenvolvimento. Desta forma, é cada vez mais importante que qualquer profissional que posso cruzar o caminho de uma criança seja capaz de identificar a forma como o sistema sensorial está a interferir com o seu desempenho individual, escolar e social.

  1. Relacionar e analisar o desenvolvimento típico e atípico em relação ao processamento sensorial na perspetiva das diferentes abordagens terapêuticas;
  2. Reconhecer a importância e relevância de cada profissional na intervenção terapêutica nas dificuldades de base sensorial;
  3. Identificar aspetos chave/sinais de alerta relacionados com a Integração Sensorial na avaliação dos diferentes profissionais;
  4. Identificar aspetos fundamentais a considerar na Intervenção em equipa relacionada com a Integração Sensorial;
  5. Articular os aspetos de base sensorial na concomitância com outros diagnósticos e a sua influência nas diversas abordagens terapêuticas;
  6. Compreender e reconhecer o impacto do Processamento/Integração Sensorial no desempenho da criança nos seus diferentes contextos e áreas de vida.
  • Conceitos atuais da Teoria da Integração Sensorial
  • Importância do trabalho em equipa na abordagem à Integração sensorial
  • Integração sensorial: despiste/sinais de alerta
  • Princípios de intervenção nas diversas abordagens terapêuticas dos membros da equipa: Terapeuta da Fala, Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta;
  • Os contextos e intervenientes sensoriais: o quê, quando, como, quanto, quem, onde.

Fotografia Formadora Marta FigueiredoMarta Figueiredo

Terapeuta Ocupacional Especialista.
Pós-Graduada em Integração Sensorial.
Módulos da área opcional do Doutoramento em Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto: Neurodegenerescência e Envelhecimento; Mecanismos de Regeneração; Sistema Límbico, Aprendizagem e Memória.
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e em Intervenção Precoce.
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Certificada pela ISWP (International Society of Wheelchair Professionals) como Wheelchair Service Provider (WSP).
Coordenadora da ENOTHE – European Network of Occupational Therapy in Higher Education.
International Sales Manager e Agente Oficial para Portugal Espanha da ARIA Wheels (Italy).
Practitioner Panel Member no Center on the Developing Child at Harvard University.
RESNA – Rehabilitation Engineering and Assistive TechnologySociety of North America – membro do Comité de Educação e membro do sub-grupo de Acessibilidade.
Sensory Integration Global Network – Revisora para a Ayres Sensory Integration 2020 Vision
Formadora nacional e internacional.
Participação em congressos nacionais e internacionais.
Prática Privada nacional e internacional.
Membro da International Society of Early Intervention International Society on Early Intervention
Membro da Early Childhood Development Task Force

Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas.

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT