Formação Integração Sensorial aplicada à Intervenção do Terapeuta da Fala

142,50 285,00 

*valor promocional para inscrições até dia 9 de Setembro de 2024

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 20 Horas
Datas e horários:
26 de Setembro das 18h00 às 22h00
28 de Setembro das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
29 de Setembro das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00**
Inscrições até: 19 de Setembro de 2024
Nº Vagas:  12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.
**Período da tarde do último dia de formação decorrerá online diretamente da sala de integração sensorial da Kid’oh – Centro de desenvolvimento da criança para exploração de material especializado e dinâmica com casos práticos.

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Descrição

A Integração sensorial é organização das sensações do corpo. Os nossos sentidos dão-nos informação do nosso corpo e do ambiente. O cérebro deverá ser capaz de organizar estas sensações para que o individuo se possa mover, aprender e comportar por forma a realizar as atividades do dia-a-dia.

O sistema neurológico é um sistema muito complexo, uma função que parece simples de realizar depende de muitas conexões neuronais. As dificuldades de Linguagem, Comunicação e Fala são competências que requerem a intervenção do Terapeuta da Fala, contudo o seu desenvolvimento muito depende de uma adequada integração sensorial. Desta forma, pretende-se munir os Terapeutas da Fala de observação ativa dos sinais de alerta e de estratégias de intervenção que facilitem e potenciem a sua intervenção.

> Descrever a Teoria da integração sensorial;
> Identificar as populações que podem usufruir desta técnica de intervenção;
> Conhecer os materiais inerentes à prática;
> Distinguir as dificuldades de modulação e processamento;
> Discutir as estratégias mais adequadas às diferentes dificuldades que crianças com perturbações de integração sensorial possam apresentar;
> Consciencializar os formandos de como a utilização dos sentidos pode facilitar o desenvolvimento da linguagem;
> Praticar o raciocínio clínico para identificação do perfil sensorial das crianças e utilização das estratégias.

No final da formação, vai ser capaz de:
– Identificar os sistemas sensoriais e os seus recetores;
– Diferenciar os conceitos de modulação e processamento sensorial;
– Conhecer o conceito de modulação sensorial e as suas implicações ao nível do desempenho da criança.
– Identificar os diferentes limiares neurológicos e os comportamentos associados aos mesmo;
– Identificar estratégias de autorregulação aplicadas aos sistemas sensoriais e aos limiares neurológicos;
– Identificar as melhores estratégias para diferentes tipos de intervenção
– Adequar os espaços físicos às características sensoriais de cada criança.
– Aplicar os conhecimentos a um Estudo de caso.

Teóricos:
> Teoria da Integração sensorial;
> A Modulação sensorial e Estratégias de intervenção;
> Processamento sensorial e Estratégias de intervenção;
> Processamento sensorial: avaliação e intervenção do TF;
> Processamento sensorial para o contexto de intervenção do TF;
> Estudos de caso.

Prática:
> Explorar os equipamentos inerentes à Teoria de Integração Sensorial;
> Role Play.

As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.

Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.

Ferramentas da Formação Online E-learning

Marta GonçalvesMarta Gonçalves

Deu início a prática profissional como Terapeuta Ocupacional em 2006 e desde logo começou a sua intervenção em pediatria (nomeadamente, em intervenção precoce, contexto institucional e em contexto clínico), dentro das suas competências evidenciam-se a elaboração de avaliação, diagnóstico terapêutico e intervenção em crianças dos 0 aos 12 anos, com perturbações da saúde mental (perturbação do espetro do autismo, mutismo seletivo, perturbações do desenvolvimento sem especificação), perturbações do neurodesenvolvimento e perturbações músculo-esqueléticas. Sempre em simultâneo com duas outras áreas do conhecimento e do seu interesse: integração sensorial e terapia aquática (presentes tanto na sua prática, nos projetos de investigação em que participou como nas formações que ministrou). Tendo trabalhado maioritariamente em equipas multidisciplinares (Psicologia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Pedopsiquiatria). Em junho de 2019, decidiu aventurar-se e criar, desenvolver e administrar um novo espaço terapêutico que desse resposta às necessidades das crianças com algum tipo de perturbação do seu desenvolvimento e/ou aprendizagem e às famílias com o objetivo de construir uma equipa sólida, no sentido de realizar um trabalho diferenciado e que envolva as famílias como parte integrante do processo terapêutico. Mensalmente a equipa realiza reuniões de supervisão terapêutica.


Formadora Adriana PiresAdriana Pires
Adriana Pires, licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto (2014).
Iniciou o seu percurso profissional em Pediatria em contexto clínico em 2015, onde realiza intervenção direta com crianças e famílias, bem como no trabalho indireto com professores e educadores.
Em 2016 inicia o projeto de abertura da delegação sul da Associação Raríssimas, tendo dado início ao departamento de Terapia Ocupacional, intervindo com crianças e jovens com diferentes patologias. Deu, ainda, início à intervenção assistida por cavalos, complementada pela realização da Pós-graduação em Terapia Assistida por Animais – Cavalos e cães (Porto, 2016) e Curso de equitação terapêutica (Viseu, 2015).
Ainda em 2016 inicia funções no Centro de Recursos para a inclusão da APPC de faro, desenvolvendo o seu trabalho em contexto escolar, na consultadoria a professores, intervenção com alunos e articulação com as equipas EMAEI.
Mais recentemente realizou o Mestrado em Terapia Ocupacional com especialização em integração sensorial (Alcoitão, 2019) com o projeto “A hipoterapia em crianças com disfunção do processamento vestíbulo-propriocetivo: Estudo de caso”.
Das várias formações realizadas, realizou nos últimos dois anos as seguintes formações: DIRFloortime 201 e 202 e formação em avaliação com os instrumentos Autism Diagnostic Interview – Revised (ADI-R).
Atualmente encontra-se a exercer funções no centro kid’oh – centro de desenvolvimento da criança e da família.

Terapeutas da Fala.

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Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT

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