Formação Estratégias para promover o desenvolvimento linguístico
140,00 €
Informações Gerais
Regime: E-learning
Duração: 12 Horas
Datas e Horário:
12 de Março das 18h30 às 20h30
13 de Março das 9h00 às 12h00
16 e 17 de Março das 18h30 às 21h30
Inscrições até: 9 de Março de 2021
Nº Vagas: 12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.
Campanha “Revela Amizade”
Nota: A campanha “Revela Amizade” só é válida quando finalizada a inscrição por ambos os amigos, caso isto não se verifique, a inscrição pode ser cancelada. Cada formando tem que deixar nas notas da sua inscrição o nome do amigo, de forma a ser válido o cupão de desconto: RA20EPDL
28 em stock
Descrição
As novas diretrizes na área da saúde apontam para a necessidade de actuar ao nível da prevenção primária através da educação para a saúde. Pretende-se que mais do que atuar perante a patologia exista um conjunto de procedimentos e intervenientes que promovam estratégias e competências capazes de evitar ou diminuir o desenvolvimento de perturbações ao nível do desenvolvimento. Os intervenientes neste processo devem ser todos os indivíduos que de alguma forma lidam com a população-alvo. No contexto educativo, os educadores e professores são os interlocutores que mais tempo passam junto das crianças e que trabalham no intuito de desenvolver e potenciar as suas competências globais. Entre estas competências encontram-se as linguísticas, algumas delas vistas por alguns autores, como precursoras e essenciais no processo de aprendizagem da leitura e escrita e desenvolvimento cognitivo. Deste modo, consideramos essencial que os educadores e professores adquiriram formação na área da linguagem a fim de obterem competências que os tornem mais capazes de trabalhar e promover as capacidades linguísticas, próprias de cada etapa de desenvolvimento. Desta forma, com esta formação pretende-se consciencializar os educadores/professores das etapas e características do desenvolvimento linguístico “normal”, explorar meios, estratégias e actividades que promovam este mesmo desenvolvimento.
Dotar os profissionais de conhecimentos, atitudes e comportamentos que promovam o desenvolvimento de competências linguísticas em crianças de idades precoces.
No final da formação pretende-se que o formando:
- Diferencie comunicação, de linguagem e fala;
- Conheça de forma mais aprofundada o desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala;
- Identifique e conheça as diferentes etapas de desenvolvimento linguístico nas áreas da: semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e pragmática;
- Reconheça os principais sinais de alerta em termos de desenvolvimento;
- Conheça diferentes patologias e perturbações que afetam o desenvolvimento linguístico;
- Explore meios e actividades que promovem o desenvolvimento adequado em termos de fala e linguagem;
- Descubra estratégias e actividades que ajudem os alunos a obter um desenvolvimento adequado e, consequentemente, a diminuir as suas dificuldades de desempenho escolar;
AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
- Comunicação, linguagem e fala
- Marcos de desenvolvimento da linguagem e fala
- Metalinguagem
- Sinais de alerta
PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NORMAL DA LINGUAGEM
- Actividades e estratégias que promovem o desenvolvimento linguístico ao nível da semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e pragmática;
- Análise de materiais e atividades específicas às diferentes faixas etárias.
Patrícia Nogueira
· Docente do curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto
. Terapeuta da Fala em clínica privada
·Doutoramento em Educação – Ramo Saúde
· Título de Especialista em Terapia e Reabilitação
·Mestrado em Ciências da Fala
·Pós-Graduação em Motricidade Oro-facial
·Licenciatura em Terapia da Fala
Educadores de Infância
Professores do 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3ºCiclo
Ensino Secundário
Educação Especial (grupos 100, 110, 910, 920, 930)
Formação Certificada por: