Formação Estratégias para promover o desenvolvimento linguístico

140,00 120,00

*valor promocional para inscrições até dia 28 Fevereiro 2021

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 12 Horas
Datas e Horário:
12 de Março das 18h30 às 20h30
13 de Março das 9h00 às 12h00
16 e 17 de Março das 18h30 às 21h30
Inscrições até: 9 de Março de 2021
Nº Vagas:  12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.

29 em stock

REF: SAU120321EPDLPN Categoria:

Descrição

As novas diretrizes na área da saúde apontam para a necessidade de actuar ao nível da prevenção primária através da educação para a saúde. Pretende-se que mais do que atuar perante a patologia exista um conjunto de procedimentos e intervenientes que promovam estratégias e competências capazes de evitar ou diminuir o desenvolvimento de perturbações ao nível do desenvolvimento. Os intervenientes neste processo devem ser todos os indivíduos que de alguma forma lidam com a população-alvo. No contexto educativo, os educadores e professores são os interlocutores que mais tempo passam junto das crianças e que trabalham no intuito de desenvolver e potenciar as suas competências globais. Entre estas competências encontram-se as linguísticas, algumas delas vistas por alguns autores, como precursoras e essenciais no processo de aprendizagem da leitura e escrita e desenvolvimento cognitivo. Deste modo, consideramos essencial que os educadores e professores adquiriram formação na área da linguagem a fim de obterem competências que os tornem mais capazes de trabalhar e promover as capacidades linguísticas, próprias de cada etapa de desenvolvimento. Desta forma, com esta formação pretende-se consciencializar os educadores/professores das etapas e características do desenvolvimento linguístico “normal”, explorar meios, estratégias e actividades que promovam este mesmo desenvolvimento.

Dotar os profissionais de conhecimentos, atitudes e comportamentos que promovam o desenvolvimento de competências linguísticas em crianças de idades precoces.

No final da formação pretende-se que o formando:

  • Diferencie comunicação, de linguagem e fala;
  • Conheça de forma mais aprofundada o desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala;
  • Identifique e conheça as diferentes etapas de desenvolvimento linguístico nas áreas da: semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e pragmática;
  • Reconheça os principais sinais de alerta em termos de desenvolvimento;
  • Conheça diferentes patologias e perturbações que afetam o desenvolvimento linguístico;
  • Explore meios e actividades que promovem o desenvolvimento adequado em termos de fala e linguagem;
  • Descubra estratégias e actividades que ajudem os alunos a obter um desenvolvimento adequado e, consequentemente, a diminuir as suas dificuldades de desempenho escolar;

AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

  • Comunicação, linguagem e fala
  • Marcos de desenvolvimento da linguagem e fala
  • Metalinguagem
  • Sinais de alerta

PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NORMAL DA LINGUAGEM

  • Actividades e estratégias que promovem o desenvolvimento linguístico ao nível da semântica, morfologia, sintaxe, fonologia e pragmática;
  • Análise de materiais e atividades específicas às diferentes faixas etárias.

Patrícia NogueiraPatrícia Nogueira

· Docente do curso de Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto
. Terapeuta da Fala em clínica privada
·Doutoramento em Educação – Ramo Saúde
· Título de Especialista em Terapia e Reabilitação
·Mestrado em Ciências da Fala
·Pós-Graduação em Motricidade Oro-facial
·Licenciatura em Terapia da Fala

Educadores de Infância
Professores do 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3ºCiclo
Ensino Secundário
Educação Especial (grupos 100, 110, 910, 920, 930)

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT

Também pode gostar…