Formação Disfagia: da avaliação à intervenção

85,00 170,00 

*valor promocional para inscrições até dia 2 de Maio de 2024

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 12 Horas
Datas e Horário:
18 de Maio de 2024 das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
19 de Maio de 2024 das 09h00 às 13h00.
Inscrições até: 13 Maio 2024
Nº Vagas:  12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.
**O vaga na formação só é garantida a partir do momento que realiza o pagamento (total ou da primeira prestação).

REF: SA28022022VM Categoria: Etiquetas: ,

Descrição

A dificuldade em engolir (disfagia) foi reconhecida pela OMS como uma perturbação do sistema digestivo e que está associada ao aumento da morbilidade, mortalidade e custos de internamento. Prevê-se que a disfagia duplica o tempo de internamento e o risco de desenvolver pneumonia por aspiração. A pneumonia por aspiração é desenvolvida pela entrada de material orgânico (saliva, alimentos, secreções) da orofaringe ou do trato gastrointestinal para o interior da laringe e vias respiratórias inferiores.

A prevalência de disfagia difere substancialmente ao longo da idade, da patologia de base e da sua persistência (progressiva ou não-progressiva). Hoje em dia sabe-se que em internamentos hospitalares há uma prevalência entre 6% a 50% de probabilidade de ter ou desenvolver algum tipo de dificuldade em engolir. Quando falamos de casos de AVC a prevalência já aumenta entre 40% a 80% das situações.

O terapeuta da fala é um dos profissionais habilitados a avaliar e intervir em casos com disfagia sendo imperativo o trabalho em equipa, pois os doentes com sintomas de disfagia padecem sempre de outras comorbilidades.

Desenvolver o raciocínio clínico dos formandos através de dados da avaliação e dos resultados da intervenção sustentados na observação de casos práticos.

No final da formação, vai ser capaz de:

  • Identificar os sinais e sintomas de uma pessoa com disfagia através da observação de casos práticos.
  • Selecionar os instrumentos de avaliação através da observação de casos práticos.
  • Elaborar o plano de intervenção após a recolha da informação sobre a avaliação.
  • Interpretar de forma critica os resultados da intervenção realizada através da observação de casos práticos.
  1. Apresentação de um caso prático de disfagia neurogénica após AVC
    1. Enquadramento teórico sobre o impacto do AVC na deglutição
    2. Instrumentos de avaliação em doentes pós AVC: anamnese e avaliação
    3. Intervenção e reabilitação: quais os profissionais envolvidos?
    4. Analise de resultados: o que mudar.
  2. Apresentação de um caso prático de disfagia mecânica pós cirúrgico
    1. Enquadramento teórico sobre o impacto das cirurgias de cabeça e pescoço na deglutição.
    2. Instrumentos de avaliação para disfagias mecânicas: anamnese e avaliação.
    3. Intervenção e reabilitação: impacto da TF nestes diagnósticos.
    4. Análise de resultados: o que mudar.
  3. Apresentação de um caso prático de disfagia neurogénica após disgnóstico de doença de Parkinson
    1. Enquadramento teórico sobre o impacto da doença de Parkinson na deglutição.
    2. Instrumentos de avaliação: anamnese e avaliação.
    3. Intervenção e reabilitação comprovada na doença de Parkinson.
    4. Análise de resultados: o que mudar.
  4. Apresentação de um caso prático de disfagia mecânica por doença oncológica.
    1. Enquadramento teórico sobre o impacto da radioterapia na deglutição.
    2. O que avaliar e quais as prioridades.
    3. Intervenção e reabilitação: o que se pode melhorar.
    4. Analise de resultados: o que mudar.

As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.

Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.

Ferramentas da Formação Online E-learning

Formadora Disfagia Vera MangasVera Mangas

Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança; Licenciatura em terapia da fala; Pós graduações em Disfagias Orofaríngeas e Pós graduação em Motricidade Orofacial. Estágio internacional na área da electroestimulação. Acreditação na utilização da Vital Stim pela empresa CIAO (USA). Atualmente desempenha funções como terapeuta da fala no Hospital Particular do Algarve – Gambelas e Vila Real de Santo António, Docente do curso de Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Docente convidada do Mestrado em Terapia da Fala: área de especialização em Motricidade Orofacial e Deglutição da Escola Superior de Saúde do Alcoitão/Centro E.PAP. Docente convidada do mestrado em motricidade orofacial na universitat central de la Catalunya.

Terapeutas da Fala e estudantes finalistas do curso de Terapia da Fala.

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Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT

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