Formação CAA e Autismo
105,00 € – 210,00 €
*valor promocional para inscrições até dia 8 de Julho de 2024
Informações Gerais
Regime: E-Learning
Duração: 14 Horas
Datas e Horário:
23 de Julho das 19h30 às 22h30
25 de Julho das 19h30 às 22h30
27 de Julho das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Inscrições até: 18 de Julho de 2024
Nº Vagas: 10 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.
**O vaga na formação só é garantida a partir do momento que realiza o pagamento (total ou da primeira prestação).
Descrição
A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) surgiu como uma disciplina académica e clínica, internacionalmente reconhecida, há mais de 40 anos, altura em que também começou a ser utilizada com crianças, jovens e adultos com PEA. O conhecimento relativamente às perturbações do espetro do autismo tem evoluído, assim como a utilização de CAA, nestes casos. De acordo com abordagens desenvolvimentais e relacionais, as características individuais, bem como o impacto do meio, nomeadamente dos parceiros comunicativos, exigem uma nova visão quanto à forma como a CAA deve ser implementada com crianças, jovens e adultos com PEA. Enquanto objetivo principal de promover uma maior participação do indivíduo com PEA, é fundamental ter em consideração os contextos naturais, as suas necessidades comunicativas, sociais e de regulação emocional.
Tratando-se de um campo multidisciplinar, a formação na área da CAA é particularmente importante para os terapeutas da fala, enquanto profissionais envolvidos na avaliação e intervenção de potenciais utilizadores de CAA. Como introduzir CAA em crianças, jovens e adultos com PEA? Quando introduzir? Como implementar?
Nesta formação teórico-prática pretende-se responder a estas questões, através da identificação das componentes a avaliar para a implementação de CAA em crianças, jovens e adultos com PEA, análise dos elementos envolvidos no processo de avaliação/implementação, identificação de estratégias a utilizar, e seleção de suportes visuais que contribuam para a promoção da comunicação/interação/regulação emocional de indivíduos com PEA.
Com esta formação pretende-se:
Dar a conhecer aos formandos os objetivos e dimensões da CAA nas PEA;
Apresentar abordagens para a implementação de CAA com base na relação, imersão linguística e visual;
Potenciar o conhecimento dos formandos quanto à seleção de estratégias e materiais para a implementação de CAA com indivíduos com PEA.
- CAA e PEA
Definição de CAA
Características comunicativas específicas das PEA
Particularidades da CAA nas PEA
- Abordagens de implementação de CAA nas PEA
Imersão visual e linguística
Core vocabular vs fringe vocabular
Interesses pessoais vs atividades pré-estabelecidas
- O Processo de avaliação/implementação de CAA nas PEA
Características individuais da criança, jovem ou adulto com PEA
Os contextos naturais
Tipo e objetivos dos suportes para a comunicação
- Dinâmica comunicativa
Estratégias para promoção de ciclos comunicativos
Papel dos parceiros comunicativos durante a interação com indivíduos com PEA, utilizadores de SAAC
- Construção de materiais para a promoção da comunicação social
Auto e hétero-regulação emocional
Funções comunicativas
Antecipação
Organização diária
Adaptação de materiais
As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.
Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.
Ana Catarina Silva Gaspar
Exerce funções de Terapeuta da Fala em consultório particular em Matosinhos e no Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção, Clitrofa: Centro médico, dentário e cirúrgico. Formadora nas áreas da Interação, Comunicação e Linguagem e das Perturbações do Espetro do Autismo. Oradora convidada, sobre temas relacionados com a Comunicação, Linguagem e Perturbações do Espetro do Autismo, em Pós-Graduações e Mestrados, na ESEC. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e Mestre em Educação Especial – Ramo Intervenção Educativa Precoce, pela Universidade do Minho. Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso profissional e académico tem-se especializado no trabalho com famílias com crianças e jovens com Perturbações do Espetro de Autismo e outras alterações do neurodesenvolvimento, intervenção do terapeuta da fala nos contextos naturais e interações entre pares com e sem Necessidades Educativas Especiais. Membro de painéis de peritos de projetos de investigação de mestrado e doutoramento e colaboradora num projeto de desenvolvimento de uma aplicação na ESEC.
Isabel Varela
Licenciada em Terapia da Fala e Pós-graduação em Intervenção Precoce.
Terapeuta da Fala no Centro de Estudos Apoio Criança e Família – CEACF /APPDA-Norte desde 2005;
Coordenadora do Centro de Estudos Apoio Criança e Família – CEACF /APPDA-Norte;
Terapeuta da Fala na Getting It – Pediatria e Desenvolvimento Lda;
Formação professional em Avaliação e Aplicação do programa “The Basic Course on the DIR®/ Floortime™ Model”; “Designing educational programming for children with Autism Spectrum Disorders using the SCERTS model”; Avaliação e Aplicação do programa ABLC (Affect Based Language Curriculum); Curso de formação profissional “Orientações Clínicas para o sucesso na Alimentação”; Formação “Integração Sensorial na Alimentação”, entre outras.
Autora de um capítulo “A eficácia da intervenção em Terapia da Fala em crianças com PEA” e formadora e docente de diversas palestras e acções de formação, no âmbito do diagnóstico, avaliação e intervenção nas Perturbações do Espectro do Autismo e Perturbações do Desenvolvimento e em Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Terapeutas da Fala e estudantes finalista de Terapia da Fala.
10% DESCONTO em Material Didático da cresCER.
10% DESCONTO na formação Baby Signs da Bem Dita Terapia.
OFERTA da 2ª APP da Happies.
Oferta de CERTIFICADOS Sigo e SeedGO em formato digital e papel.
Acesso a Grupo Privado e Exclusivo de Formandos SeedGO.
Formação Certificada por: