Formação CAA e Autismo

150,00

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração: 12 Horas
Data: 13 e 14 de Julho (sábado, domingo)
Horário:
13 de Julho das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
14 de Julho das 9h às 13h
Local: Porto – Avenida Sidónio Pais 379, Ed. B Sala 11, 4100-468 Porto
Inscrições até: 3 Julho 2019
Nº Vagas:  10 – 24

 

Campanha “Revela Amizade”

Nota:  A campanha “Revela Amizade” só é válida quando finalizada a inscrição por ambos os amigos. Cada formando tem que escrever nas notas da sua inscrição o nome do amigo, de forma a ser válido o cupão de desconto: RA30CAAA

Esgotado

REF: SA002032019AG-1 Categoria:

Descrição

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) surgiu como uma disciplina académica e clínica, internacionalmente reconhecida, há mais de 40 anos, altura em que também começou a ser utilizada com crianças, jovens e adultos com PEA. O conhecimento relativamente às perturbações do espetro do autismo tem evoluído, assim como a utilização de CAA, nestes casos. De acordo com abordagens desenvolvimentais e relacionais, as características individuais, bem como o impacto do meio, nomeadamente dos parceiros comunicativos, exigem uma nova visão quanto à forma como a CAA deve ser implementada com crianças, jovens e adultos com PEA. Enquanto objetivo principal de promover uma maior participação do indivíduo com PEA, é fundamental ter em consideração os contextos naturais, as suas necessidades comunicativas, sociais e de regulação emocional.

Tratando-se de um campo multidisciplinar, a formação na área da CAA é particularmente importante para os terapeutas da fala, enquanto profissionais envolvidos na avaliação e intervenção de potenciais utilizadores de CAA. Como introduzir CAA em crianças, jovens e adultos com PEA? Quando introduzir? Como implementar?

Nesta formação teórico-prática pretende-se responder a estas questões, através da identificação das componentes a avaliar para a implementação de CAA em crianças, jovens e adultos com PEA, análise dos elementos envolvidos no processo de avaliação/implementação, identificação de estratégias a utilizar, e seleção de suportes visuais que contribuam para a promoção da comunicação/interação/regulação emocional de indivíduos com PEA.

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT