Formação Avaliação e Intervenção Terapêutica na Gaguez – Adolescência

75,00 150,00 

*valor promocional para inscrições até dia 6 de Maio de 2024

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 8 Horas
Data e Horário:
25 de Maio de 2024 (Sábado) das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Inscrições até: 20 de Maio de 2024
Nº Vagas:  12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.

REF: SA020422MR Categoria:

Descrição

A gaguez é uma perturbação da fluência que afeta cerca de 1% da população e pode ter consequências a nível académico, social e pessoal caso não seja for realizada uma intervenção terapêutica eficaz e atempada (yairi, Ambrose & Paden, 2001) Tendo em consideração que na fase da adolescência ocorre um exponencial desenvolvimento neurológico, por vezes torna-se difícil para o jovem saber lidar com diversas problemáticas (Caldas & Rato, 2017; Giedd, 2011; Hearne et al 2008).

 

Desta forma, não se pode encarar a avaliação e intervenção na gaguez da mesma forma que se encara a avaliação e intervenção nas crianças ou nos adultos. Se por um lado temos um córtex pré-frontal a desenvolver-se e a dar confiança aos jovens nas tomadas de decisão, por outro lado, a imaturidade do sistema límbico não permite ainda que o jovem consiga encarar as adversidades da vida de forma tranquila e pacífica (Caldas & Rato, 2017; Giedd, 2011; Hearne et al 2008).

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Analisar as características intrínsecas à gaguez e fatores que estão na sua origem;
  • Compreender a fase da adolescência e a forma como a mesma se distingue das diferentes faixas etárias;
  • Relacionar as características observáveis e não observáveis com a faixa etária da adolescência;
  • Analisar metodologias de avaliação;
  • Realizar diagnóstico clínico na fase da adolescência;
  • Analisar metodologias de intervenção para a gaguez nos adolescentes;
  • Analisar estudos de caso.
  • Diferentes tipos de perturbação da fluência: gaguez e taquifémia;
  • Diferentes tipos de gaguez (ex: covert e overt), sintomatologia associada e origem;
  • Alterações orgânicas inerentes à fase da adolescência;
  • Dificuldades típicas aos adolescentes que gaguejam;
  • Instrumentos de avaliação;
  • Métodos de avaliação informal;
  • Análise de critérios de diagnóstico;
  • Metodologias específicas: Stuttering modification; Fluency Shaping; Cognitive bahavior therapy; terapia narrativa; mindfulness;
  • Discussão de estudos de caso.

As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.

Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.

Ferramentas da Formação Online E-learning

mónica rochaMónica Rocha

  • Terapeuta da Fala no Centro de Medicina de Reabilitação do Sul.
  • Especialização em Perturbações da Fluência certificada pelo European Clinical Specialization Fluency Disorders
  • Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem
  • Mestre em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia
  • Responsável pelo projeto no Laboratório de Audiologia e Terapia da Fala na UALG : “Gaguez na universidade”
  • Responsável pelo projeto no ACES de Portimão: “A minha fala é um puzzle” – intervenção em grupo (crianças com gaguez)
  • Membro do departamento de fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
  • Membro da Associação Portuguesa de Gagos
  • Membro da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala

Terapeutas da Fala

Estudantes de Terapia da Fala

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Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT

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