Formação Avaliação e Intervenção Terapêutica na Gaguez – Adolescência
75,00 € – 150,00 €
*valor promocional para inscrições até dia 6 de Maio de 2024
Informações Gerais
Regime: E-learning
Duração: 8 Horas
Data e Horário:
25 de Maio de 2024 (Sábado) das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Inscrições até: 20 de Maio de 2024
Nº Vagas: 12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.
Descrição
A gaguez é uma perturbação da fluência que afeta cerca de 1% da população e pode ter consequências a nível académico, social e pessoal caso não seja for realizada uma intervenção terapêutica eficaz e atempada (yairi, Ambrose & Paden, 2001) Tendo em consideração que na fase da adolescência ocorre um exponencial desenvolvimento neurológico, por vezes torna-se difícil para o jovem saber lidar com diversas problemáticas (Caldas & Rato, 2017; Giedd, 2011; Hearne et al 2008).
Desta forma, não se pode encarar a avaliação e intervenção na gaguez da mesma forma que se encara a avaliação e intervenção nas crianças ou nos adultos. Se por um lado temos um córtex pré-frontal a desenvolver-se e a dar confiança aos jovens nas tomadas de decisão, por outro lado, a imaturidade do sistema límbico não permite ainda que o jovem consiga encarar as adversidades da vida de forma tranquila e pacífica (Caldas & Rato, 2017; Giedd, 2011; Hearne et al 2008).
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
- Analisar as características intrínsecas à gaguez e fatores que estão na sua origem;
- Compreender a fase da adolescência e a forma como a mesma se distingue das diferentes faixas etárias;
- Relacionar as características observáveis e não observáveis com a faixa etária da adolescência;
- Analisar metodologias de avaliação;
- Realizar diagnóstico clínico na fase da adolescência;
- Analisar metodologias de intervenção para a gaguez nos adolescentes;
- Analisar estudos de caso.
- Diferentes tipos de perturbação da fluência: gaguez e taquifémia;
- Diferentes tipos de gaguez (ex: covert e overt), sintomatologia associada e origem;
- Alterações orgânicas inerentes à fase da adolescência;
- Dificuldades típicas aos adolescentes que gaguejam;
- Instrumentos de avaliação;
- Métodos de avaliação informal;
- Análise de critérios de diagnóstico;
- Metodologias específicas: Stuttering modification; Fluency Shaping; Cognitive bahavior therapy; terapia narrativa; mindfulness;
- Discussão de estudos de caso.
As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.
Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.
Mónica Rocha
- Terapeuta da Fala no Centro de Medicina de Reabilitação do Sul.
- Especialização em Perturbações da Fluência certificada pelo European Clinical Specialization Fluency Disorders
- Doutoranda em Ciências da Cognição e da Linguagem
- Mestre em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia
- Responsável pelo projeto no Laboratório de Audiologia e Terapia da Fala na UALG : “Gaguez na universidade”
- Responsável pelo projeto no ACES de Portimão: “A minha fala é um puzzle” – intervenção em grupo (crianças com gaguez)
- Membro do departamento de fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
- Membro da Associação Portuguesa de Gagos
- Membro da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala
Terapeutas da Fala
Estudantes de Terapia da Fala
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Acesso a Grupo Privado e Exclusivo de Formandos SeedGO.
Formação Certificada por: