Formação Avaliação e intervenção na Afasia
85,00 € – 170,00 €
*valor promocional para inscrições até dia 23 Outubro 2023
Informações Gerais
Regime: E-learning
Duração: 12 Horas
Datas e Horário:
11 de Novembro das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 – 8h
12 de Novembro das 9h00 às 13h00 – 4h
Inscrições até: 6 Novembro de 2023
Nº Vagas: 12 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado.
Descrição
A capacidade de comunicação é um elemento fundamental da cognição humana. Através da comunicação expressamos necessidades, sentimentos e emoções, que fazem de nós um ser social e participativo. A linguagem consiste num sistema de símbolos, utilizados e partilhados por uma determinada comunidade linguística para comunicar e, que é dependente de uma rede complexa de estruturas cerebrais. Quando existe uma perturbação das competências de linguagem adquiridas subitamente por lesão neurológica, estamos perante um quadro de Afasia. A causa mais frequente de Afasia é a ocorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Dados recentes indicam que Portugal apresenta uma das taxas de incidência de AVC mais elevadas da União Europeia, sendo estimado que a Afasia afete 21% a 38% dos doentes. Ao afetar a capacidade de linguagem, a Afasia compromete a comunicação, participação e autonomia nas atividades diárias, papeis sociais e familiares, com consequências psicossociais importantes.
A intervenção do Terapeuta da Fala com as pessoas com afasia é determinante para a (re) aquisição dos mecanismos de linguagem e desenvolvimento de estratégias comunicativas, por forma a diminuir o impacto psicossocial desta doença crónica.
Este curso visa dotar os formandos de um conhecimento aprofundado sobre a abordagem cognitiva neuropsicológica na intervenção da Afasia, permitindo a construção de uma intervenção terapêutica assente nos seus princípios.
No final da formação, formandos deverão ser capazes de diagnosticar, avaliar e intervir nas perturbações de linguagem na afasia, seguindo a abordagem cognitiva neuropsicológica.
Objetivos específicos para a Avaliação Cognitiva Neuropsicológica da Linguagem na Afasia:
- Indicar os bjetivos principais da avaliação da linguagem em quadros de Afasia,
- Distinguir a abordagem tradicional da abordagem cognitiva neuropsicológica na avaliação da afasia;
- Compreender os passos da implementação da abordagem “hypothesis testing” na avaliação da Afasia;
- Relacionar o modelo de processamento da linguagem com a avaliação e diagnóstico da Afasia;
Objetivos específicos para Fundamentos de Intervenção na Afasia segundo a abordagem Cognitiva Neuropsicológica da linguagem:
- Diferenciar abordagens focadas nas consequências e abordagens focadas nos défices
- Relacionar o modelo de processamento da linguagem com os princípios e métodos de intervenção terapêutica na Afasia
- Implementar os princípios da abordagem cognitiva neuropsicologica da linguagem na intervenção com casos clínicos
- Avaliação Cognitiva Neuropsicológica da Linguagem na Afasia
- Princípios da avaliação de linguagem
- Objetivos
- Método tradicional de avaliação através de baterias de testes
- Abordagem baseada em teste de hipóteses
- Avaliação da linguagem segundo a abordagem cognitiva neuropsicológica
- O processo de avaliação baseado em teste de hipóteses
- Procedimentos para a avaliação e diagnóstico
Fundamentos de Intervenção na Afasia segundo a abordagem Cognitiva Neuropsicológica
- Princípios e métodos de intervenção
- Princípios terapêuticos da abordagem centrada nas consequências e abordagem centrada nos défices
- Construção e partilha de atividades de intervenção baseadas na abordagem Cognitiva Neuropsicológica
- Discussão de casos clínicos
- Princípios da avaliação de linguagem
- As sessões de formação síncronas terão lugar na plataforma Zoom.Entre sessões síncronas é aconselhada a comunicação entre participantes e equipa pedagógica através da ferramenta de trabalho Google Classroom.
Ana Murteira
Terapeuta da Fala. Doutorada em Ciências da Cognição pela Macquarie University (Sydney, Australia) em parceria com o programa doutoral IDEALAB (International Doctorate in Experimental Approaches to Language and the Brain). Mestre em Terapia da Fala, com especialização em Patologias da Linguagem pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduada em Intervenção Terapeutica Motora Oral e Facial e Intervenção Terapêutica nas Disfagias Orofaríngeas pelo centro EPAP. Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. 2017-2019: Docente/Tutora na Faculdade de Ciências Humanas da Macquarie University nos departamentos de Linguística na disciplina de “Acquired Language and Speech Disorders” (coordenação) e Ciências Cognitivas na disciplina de “Delusions of the Mind and Brain”; 2016-2019: Research Assistant no Cognitive Neuropsychology of Language Research Group (Department of Cognitive Science, Macquarie University); 2013-2015: Docente convidada no Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Algarve; 2008-presente: Terapeuta da Fala em contexto hospitalar e de medicina física de reabilitação, com foco na avaliação e intervenção clínica de patologias da linguagem, deglutição e fala de origem neurológica em adultos e crianças.
A formação tem como destinatários Terapeutas da Fala e finalistas do curso de licenciatura em Terapia da Fala.
10% DESCONTO em Material Didático da cresCER.
10% DESCONTO na plataforma iGami.
10% DESCONTO na formação Baby Signs da Bem Dita Terapia.
OFERTA da 2ª APP da Happies.
Oferta de CERTIFICADOS Sigo e SeedGO em formato digital e papel.
Acesso a Grupo Privado e Exclusivo de Formandos SeedGO.
Formação Certificada por: