Formação Comunicação e Linguagem nas Perturbações do Espetro do Autismo – Importância dos Contextos Naturais

140,00 

Informações Gerais

Regime: E-learning
Duração: 12 horas
Datas e Horários:
26 de Fevereiro das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
27 de Fevereiro das 9h00 às 13h00
Inscrições até: 21 fevereiro 2022
Nº Vagas:  10 – 30
*A SeedGO reserva-se no direito de não realizar a formação caso não haja inscrições suficientes, procedendo-se à devolução do pagamento efetuado. Antes de comprar alojamento ou viagem, certifique-se connosco se a formação avança.

Esgotado

REF: SA240421AG Categoria: Etiquetas: , ,

Descrição

A comunicação desenvolve-se durante trocas comunicativas nos contextos naturais. Quando, devido a alterações do neurodesenvolvimento, como se verifica nas Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), existem alterações no processo comunicativo é fundamental habilitar os contextos, de forma a promover uma maior eficácia comunicativa. Assim, garantir-se-á uma participação mais ativa das crianças e jovens com PEA, nos seus contextos naturais.

As crianças e jovens com PEA apresentam especificidades ao nível da comunicação e da linguagem que devem ser analisadas, de forma individual e nos seus contextos naturais. Conhecer o seu perfil comunicativo e o dos seus interlocutores privilegiados é fundamental para promover a competência comunicativa, garantir interações sociais mais prazerosas e potenciar o seu desenvolvimento afetivo, social e académico.

Com esta formação pretende-se partilhar com pais, profissionais de saúde e de educação as características comunicativas e linguísticas de crianças com PEA e as suas implicações na participação das crianças nos seus contextos naturais (casa, escola…); analisar a importância de abordagens de intervenção que se foquem na relação, para melhor compreender as necessidades de cada criança e garantir uma resposta mais individualizada; Conhecer a importância dos parceiros comunicativos, durante as interações com crianças com PEA, assim como dos suportes visuais, enquanto elementos comunicativos, de regulação, antecipação e organização do dia a dia.

No final da formação pretende-se que o formando:

  • Aceda a informação atualizada e suportada por evidência científica sobre as melhores práticas para promoção da comunicação e da linguagem, em crianças e jovens com PEA;
  • Reconheça as principais características e padrões de desenvolvimento de bebés e crianças/jovens que têm, ou estão em risco de desenvolver, uma perturbação do espetro do autismo;
  • Conheça modelos/programas e recursos disponíveis para a avaliação e intervenção com crianças e jovens com PEA (DIR/Floor-Time; SCERTS; ABLC; Social Thinking; More Than Words – Hanen Program…);
  • Conheça abordagens e sistemas aumentativos ou alternativos de comunicação, que melhor possam responder às necessidades de cada criança/jovem e das suas famílias;
  • Analise a importância das Rotinas para a promoção da Comunicação e da Linguagem;
  • Identifique o papel dos Parceiros Comunicativos (Adultos e Pares), durante as interações sociais e comunicativas;
  1. Diagnóstico de PEA de acordo com o DSM-V
  • Alterações na Interação e da Comunicação Social;
  • A Linguagem nas crianças e jovens com PEA;
  • Implicações das características comunicativas e linguísticas de crianças e jovens com PEA no seu dia a dia.
  1. Modelos/programas e recursos disponíveis para a avaliação e intervenção com crianças/jovens com PEA
  • DIR/Floor-Time – Affect Based Language Curriculum;
  • SCERTS Model;
  • Recursos para a Intervenção.
  1. Abordagens e Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação
  • Papel dos Suportes Visuais
  • Suportes Visuais nas rotinas diárias;
  • Adaptação de Atividades.
  1. Parceiros Comunicativos – Adultos e Pares
  • Estratégias comunicativas;
  • Papel dos parceiros comunicativos durante as interações sociais.

formadora Ana Catarina GasparAna Catarina Silva Gaspar

Exerce funções de Terapeuta da Fala na Getting it – Pediatria e Desenvolvimento e no Psikontacto – Núcleo de Formação e Intervenção. Formadora nas áreas da Interação, Comunicação e Linguagem e das Perturbações do Espetro do Autismo. Oradora convidada, sobre temas relacionados com a Comunicação, Linguagem e Perturbações do Espetro do Autismo, em Pós-Graduações e Mestrados, na ESEC. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e Mestre em Educação Especial – Ramo Intervenção Educativa Precoce, pela Universidade do Minho. Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso profissional e académico tem-se especializado no trabalho com famílias com crianças e jovens com Perturbações do Espetro de Autismo e outras alterações do neurodesenvolvimento, intervenção do terapeuta da fala nos contextos naturais e interações entre pares com e sem Necessidades Educativas Especiais. Membro de painéis de peritos de projetos de investigação de mestrado e doutoramento e colaboradora num projeto de desenvolvimento de uma aplicação na ESEC.

Profissionais de saúde e educação, pais e familiares de crianças e jovens com PEA

Formação Certificada por:

Entidade Certificada DGERT

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