A nova geração de profissionais que está agora a chegar às empresas traz ao mercado uma forte cultura digital e outros objectivos de vida. Esta geração, denominada por geração Y, mas mais conhecida por “Millennials” tem vindo, cada vez mais, a ganhar força.
Constituída pelos jovens com datas de nascimento entre os anos 1981 e 1996, tem sido identificada por catedráticos como Marc Prensky como os indivíduos que nasceram com a tecnologia e, cuja linguagem digital, de vídeo e da internet é fluente.
De uma forma ou de outra, os “Millennials” são a geração de futuro, aquela que começa a entrar nas empresas e a definir as regras de jogo no mercado de trabalho.
Para além disso, a sua presença no mercado fez com que o mesmo sofresse mutações, desde as indústrias de guardanapos a anéis de diamante. Casam mais tarde e começam famílias não tradicionais.
Neste artigo, pretende-se identificar as principais diferenças desta geração, que é tão criticada pelos seus antecessores, e as adaptações que obrigaram o mercado a sofrer.
1. Em vez de preparar refeições, os Millennials pedem Take Away.
As industrias de alimentos têm vindo a responder às grandes mudanças na forma como os jovens comem.
De acordo com a Business Insider os Millennials são a geração que menos tempo gasta na preparação de refeições, preferindo ir a restaurantes, comer refeições previamente preparadas ou pedir a entrega ao domicílio.
2. Em vez de beber cerveja, os Millennials preferem beber vinho e bebidas espirituosas.
Comparativamente às gerações mais velhas, a geração dos Millennials bebe menos bebidas alcoólicas, mas quando bebem preferem vinho e bebidas espirituosas do que cerveja.
Segundo as classificações da Nielsen, a penetração de cerveja caiu 1% de 2016 para 2017 no mercado norte-americano. O vinho e as bebidas espirituosas mantiveram os valores de 2016.
3. Os Millennials preferem aprender on-line em vez da faculdade.
A Business Insider reportou que 69% das pessoas de 18 a 34 anos afirmam aprender mais com a tecnologia do que com pessoas, comparativamente a 50% dos Baby Boomers com mais de 45 anos.
Existe igualmente evidências de que a geração Z poderá vir a ser ainda menos inclinada a prosseguir o ensino superior, especialmente para evitar despesas.
4. Não tem secretismos em falar do seu salário com os colegas de trabalho.
De acordo com a Bussiness Insider, o dinheiro está a tornar-se cada vez menos tabu, dizendo que os Millennials são mais prováveis do que as gerações anteriores a discutir o seu salário com colegas de trabalho, família e amigos.
O mesmo artigo refere que 30% desta geração diz sentir-se à vontade para discutir o salário com colegas de trabalho, em comparação aos 8% dos Baby Boomers.
5. Em vez de esperarem por uma avaliação anual de desempenho, preferem comentários mais frequentes.
A revisão anual do desempenho está, cada vez mais, a desaparecer. Empresas como a IBM, abandonaram a revisão anual do desempenho adotando um sistema denominado de “Checkpoint”, através do qual o feedback é dado trimestralmente. A empresa também usa uma aplicação chamada “ACE”, que facilita e proporciona o diálogo mais casual e contínuo entre os funcionários.
Estas alterações refletem a mudança na forma como esta geração pensa em dar e receber feedback. Samantha Klein, representante do Millennial Corps da IBN, diz que os Millennials não querem esperar até ao final do ano para ouvirem o que fizeram corretamente e o que tem de melhorar.
6. Começam a viver juntos antes do casamento
Para muitos jovens adultos hoje, a chave vêm antes do anel.
Uma pesquisa realizada pela INSIDER, descobriu que 72% dos milenais acreditam que a coabitação antes do casamento é uma boa ideia em comparação a 63% dos Baby Boomers.
Curiosamente, Kim Renfro informa que alguns sociólogos apontam para um possível vinculo entre o declínio das taxas de divórcio e mais pessoas que moram juntas antes do casamento.
Estas afirmações são justificadas pela oportunidade que os casais têm de perceber, previamente, se são compatíveis através da coabitação antes do casamento.
7. Em vez de comprar lares numa fase inicial da sua carreira, os Millennials esperam até que possam pagar casas maiores.
Assim como as gerações anteriores, os Millennials têm igualmente interesse em comprar casa. No entanto, preferem alugar imóveis durante mais tempo até terem o rendimento necessário para poderem comprar a casa que realmente querem.
Spencer Racoff, CEO do site imobiliário e da aplicação Zilow em partilha com o editor chefe dos Estados Unidos, diz que os construtores de casas só estão a criar casas de alta qualidade devido às suas margens bastante mais avultadas.
8. Preferem perguntar ao Google do que pedir conselhos a amigos e familiares.
O conceito de perennials nasceu de um contraponto à tendência de classificar as gerações pelas suas datas de nascimento. Desta forma, os perennials não estão ligados a nenhuma geração específica sendo considerados como pais de qualquer idade, atualizados acerca das tecnologias e que têm amigos de todas as idades. Estes indivíduos não estão tão dispostos a recorrer a amigos e familiares para os aconselharem, como as gerações mais velhas, procurando as suas respostas on-line.
Esta tendência trás pontos fortes como o facto de serem mais autodidáticos e informados, mas também alguns negativos, como a seleção da informação viável e a quantidade esmagadora de informação disponível.
9. Em vez de fazerem compras em estabelecimentos comerciais, os Millennials preferem as tendências do “Fast Fashion”.
Cadeias como a Kmart e a Macy´s andam, cada vez mais, a encerrar lojas.
Kate Taylor da Bussiness Insider, indica que os Millennials cada vez menos compram marcas de design preferindo comprar marcas de moda rápida como a H&M e Zara.
Os Millennials são os indivíduos que assumem, a gestão de várias tarefas sentindo-se mais capazes de causar um importante impacto no mundo. Segundo um estudo da Deloitte, os Millennials são a geração que procura estabilidade e oportunidades num mercado que sofre constantemente mutações e num mundo rodeado de incertezas.
Pedro Machado