Cada vez mais se acredita que o desenvolvimento de uma organização está amplamente relacionado com o desenvolvimento de pessoas e grupos que fazem parte da organização. Em consequência, o desenvolvimento da própria organização, encontra-se diretamente ligado à formação da liderança. Neste sentido, surge a importância do coaching que facilita e possibilita a criação de condições para que as pessoas ou mesmo as equipas encontrem estratégias e soluções para atingirem os objetivos a que se propõe. Este conceito ganha ainda mais importância a partir do momento que o profissional do novo século, principalmente aquele que se encontra num cargo de liderança, deve ser criativo, habilidoso, perceptível a novas situações e ágil nas respostas. Para além disso deve estar atualizado e em constante procura de complementaridade da sua formação com as suas competências.
O presente curso pretende facilitar e promover conhecimentos em torno do conceito e do processo de coaching. Pretende-se ainda desenvolver habilidades que facilitem e promovam mecanismos de reconhecimento da complexidade das relações interpessoais num contexto organizacional, compreender a complexidade do comportamento humano dependente de fatores internos e externos e reconhecer a importância do comportamento de liderança numa organização e a sua diferença do comportamento de gestão.
Liderança Empresarial e Gestão de Equipas
Informações Gerais
Regime: Presencial
Duração e Data: a definir de acordo com as necessidades/disponibilidade do cliente
Horário: a definir
Local: contexto de trabalho/contexto sala de formação
Valor: sob orçamento
- Definir grupo e equipa
- Distinguir o trabalho em grupo e em equipa
- Adquirir as Condições de criação, manutenção e desenvolvimento de equipas
- Identificar os tipos de papéis nas equipas
- Compreender a importância da comunicação na equipa e na organização
- Enumerar os facilitadores da comunicação
- Enumerar os obstáculos à comunicação
- Adquiri estratégias para comunicar de forma eficaz
- Definir o conceito de empowerment
- Compreender o ciclo motivacional
- Saber as principais teorias em torno da motivação
- Compreender a importância da motivação
- Conhecer as práticas motivacionais e seus contributos
- Definir o conceito de liderança
- Distinguir entre líder e gestor
- Saber as teorias sobre liderança e seus contributos para uma liderança eficaz
- Compreender os diversos estilos de liderança
- Compreender a importância do líder na tomada de decisão e resolução de problemas
- Definir o conceito de delegação
- Compreender as funções da delegação
- Enumerar os riscos da delegação insuficiente ou inadequada
- Compreender as resistências à delegação
- Saber as fases da delegação
- Compreender as vantagens da delegação para as pessoas, para o líder e para a organização
1 – Gestão de equipas
Formação de grupos e ciclos de desenvolvimento
Vantagens e desvantagens dos grupos
Atitudes e valores favoráveis ao sucesso das equipas
Condições de criação, manutenção e desenvolvimento de equipas
Fases de evolução de uma equipa
Coesão grupal
Maturidade da equipa
Os papéis na equipa
Papéis indispensáveis à eficácia da equipa
Tipos de papéis
2 – Comunicação
A comunicação na equipa e na organização
Importância da comunicação para as pessoas, equipas e organizações
O processo de comunicação
Barreiras à comunicação
Dimensões da comunicação – verbal e não-verbal
Canais de comunicação na organização
Diferentes tipos e modelos de comunicação nas organizações
Redes de comunicação
Estilos de comunicação
Consequências de uma comunicação ineficaz
Estratégias para comunicar de forma eficaz:
Criar uma atmosfera propícia,
Fazer passar a mensagem,
Provocar feedback,
Escuta ativa
Promover assertividade.
3 – Motivação
Principais teorias sobre motivação
Importância da motivação
O ciclo motivacional
Teorias para compreender a motivação:
Quanto ao conteúdo: teoria das necessidades de Maslow, teoria ERG de Clayton Alderfer, teoria dos dois fatores de Herzberg, teoria das necessidades aprendidas de David McClelland.
Quanto ao processo: teoria da equidade, da expectativa, do reforço, definição dos objetos, determinação do grau de dificuldade ótima dos objetivos, conhecimento dos resultados.
Práticas motivacionais:
Recompensar bons desempenhos,
Trabalho mais interessante,
Delegar responsabilidades,
Promover o desenvolvimento e o empowerment,
Automotivação.
Contributos das diferentes teorias nas práticas atuais
4 – Liderança
Distinção entre líder e gestor
Liderança formal e informal
Teorias sobre liderança e os seus contributos para o exercício de uma liderança eficaz:
Teoria dos traços,
Estilos de liderança ou teoria do comportamento
Estilos de liderança:
Estilos de White e Lippit,
O continuum de liderança em Tannenbaum e Schmidt, estudos da universidade de Ohio e de Michigan,
Quatro estilos de Rensis Likert,
Grelha de liderança de Blake e McCanse,
Teorias contingenciais como a de Fiedler, caminho-objeto de Evans e House, do estilo de liderança de Vroom, Yettcn e Jago, da eficácia do líder ou tridimensional de Hersey e Blanchard
Liderança transformacional
Variáveis que influenciam a liderança e a decisão, tendo em conta os estilos pessoais de liderança
O líder e a tomada de decisão e resolução de problemas
Gestão do tempo e do stress nas organizações
5 – Delegação
Tendências e funções que favorecem a delegação
Vantagens para as pessoas, para o gestor e para a organização
Os riscos da delegação insuficiente ou inadequada
Resistências à delegação
A decisão de delegar
Níveis de delegação
Fases da delegação (preparação, planificação, negociação da planificação, acompanhamento, avaliação)
Débora Monteiro
Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade da Beira Interior. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Para além da Psicologia. Interesses profissionais nas áreas de formação de jovens, adultos, profissionais/empresas e a investigação científica. Tendo por base a Licenciatura em psicologia clínica, tem desenvolvido a sua experiência profissional em torno da atuação com crianças, jovens, adultos e famílias. Mais recentemente, tem trabalhado como Coordenadora e diretora de turmas e como formadora e e-formadora especializada. Desenvolveu, como autora, diversos materiais didáticos para serem aplicados em contexto de formação. No que diz respeito à investigação científica desenvolveu e publicou dois artigos científicos.
Diversos públicos-alvo tais como profissionais e empresas.