Internacionalização? Uma opção estratégica?
No atual momento económico o recurso à internacionalização continua a ser uma aposta que as empresas consideram nas suas alternativas de crescimento, no entanto, internacionalizar é muito mais do que participar em feiras, que o digam as grandes empresas exportadoras, que olham para este processo como a sua vantagem competitiva.
Optar pela internacionalização é uma decisão estratégica importante, porque este processo implica investimentos consideráveis, mesmo quando se trata apenas de exportar e não de criar uma nova unidade de negócio num outro país, e por isso deveria ser pensada e analisada tendo em conta todas as vertentes de funcionamento da empresa.
Aspetos muito simples como uma telefonista que não é fluente em inglês, faz a diferença quando se quer apostar num mercado externo, e mostrar que se é um parceiro comercial à altura. Num processo de internacionalização toda a empresa precisa de estar alinhada como esse propósito. Uma área comercial preparada para lidar com diferentes formas de negociar, conhecedora da realidade dos países para onde pretende exportar e suficientemente flexível para responder a diferenças culturais significativas. Uma área de produção atenta a novas realidades, exigências de produção e controlo de qualidade mais rigoroso. Uma área logística capaz de responder às melhores e mais rentáveis opções de transporte e conhecedora dos variadíssimos processos alfandegários necessários aos diferentes tipos de mercado. Por fim, uma área administrativa que responde com fluidez aos requisitos externos e funciona como garante de que uma simples amostra para uma apresentação de um distribuidor, vai chegar no tempo certo e nas condições perfeitas para ser apresentada e um novo negócio fechado.
Garantida toda esta fluidez e coerência de processos internos, a empresa está pronta para ir para o mercado e conhecer a fundo os mercados em que pretende apostar. O conhecimento “in loco” de cada realidade é um fator crítico de sucesso. Há detalhes que podem fazer toda a diferença, e que quando são conhecidos criam condições para parcerias muito mais eficazes com os distribuidores locais.
A internacionalização, a aposta na exportação é de facto um mundo de oportunidades para novos negócios, para novas aprendizagens e para muito crescimento de todas as pessoas envolvidas no processo. A coerência de atuação entre todos os departamentos intervenientes e a abertura para o novo são dois dos grandes fatores críticos de sucesso.
Perante esta oportunidade como percebe o nível de performance de atuação da sua empresa?
Conhece o perfil dos consumidores dos seus produtos?
Em média, quantos clientes novos conquista depois da presença numa feira?
Que relação de parceria estabelece com os seus agentes e distribuidores no estrangeiro? Como é que os seus produtos criam a diferenciação nos mercados internacionais?
Com que frequência visita os mercados para onde exporta?
Uma resposta consciente e conhecedora a estas perguntas pode fazer toda a diferença.
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