Internacionalização

 

No atual momento económico o recurso à internacionalização continua a ser uma aposta que as empresas consideram nas suas alternativas de crescimento, no entanto, internacionalizar é muito mais do que participar em feiras, que o digam as grandes empresas exportadoras, que olham para este processo como a sua vantagem competitiva.

Optar pela internacionalização é uma decisão estratégica importante, porque este processo implica investimentos consideráveis, mesmo quando se trata apenas de exportar e não de criar uma nova unidade de negócio num outro país, e por isso deveria ser pensada e analisada tendo em conta todas as vertentes de funcionamento da empresa.

A organização detalhada de todas as atividades envolvidas no processo de internacionalização / exportação é o garante de sucesso desse investimento, e está na base desta formação.

Internacionalização
Uma escolha estratégica

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração e Data: a definir de acordo com as necessidades/disponibilidade do cliente
Horário: a definir
Local: contexto de trabalho/contexto sala de formação
Valor: sob orçamento

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
– Definir os objetivos da aposta na internacionalização enquadrados na estratégia geral da empresa;
– Conhecer a dinâmica de organização da presença da empresa em certames da especialidade e como rentabilizar esse investimento;
– Conhecer as ferramentas que permitem organizar uma política de produto, preço , distribuição e promoção, adequada aos mercados alvo.

A participação em certames da especialidade:
– A preparação – convites / produtos a expor / atendimento;
– A presença – organizar as reuniões / atendimento / contactos com imprensa;
– O depois – acompanhamento dos contactos / análise de resultado;
– A importância da gestão do produto e da política de preço;
– A segmentação do mercado e a política de distribuição;
– A importância do acompanhamento comercial de excelência.

manuelaManuela Ribeiro

Economista, licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Criadora da Metodologia THE CHOICE – Service awareness – A melhoria da qualidade de serviço a partir da mudança de consciência de cada elemento da organização.

Consultora e formadora junto de associações setoriais e de agentes económicos de vários setores de atividade, nas áreas de internacionalização, organização de processos e qualidade de serviço.

Experiência profissional – Têxtil Vizela SA, Coelima Industrias Têxteis Sa e Rima Siemens Nixdorf SA. Experiência internacional como Area Marketing Manager na Sogrape Vinhos de Portugal e como representante em Portugal da agência inglesa de design Wren & Rowe. Consultora e formadora junto de associações setoriais, Viniportugal, PortugalFoods, CITEVE e APIMA e de agentes económicos.

Formação especifica em desenvolvimento pessoal: Sistema Isha – Uruguay.

Responsáveis de empresas, colaboradores das áreas comerciais, marketing e todos os envolvidos direta ou indiretamente nos processos de exportação.