Tem uma ideia de Negócio?
Investir tempo, dedicação e profissionalismo, com baixo capital próprio ou sem qualquer investimento já é uma alternativa! Sim, é possível investir na sua ideia de negócio, criar uma empresa e ter sucesso desta forma.
Uma das formas de apoio a que nos referimos é o designado Investe Jovem, destinado a jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos, sendo necessário apenas assegurar 10% do investimento total elegível. Trata-se de um apoio sob a forma de empréstimo sem juros, amortizável no prazo de 54 meses.
Os promotores podem ainda contar com um apoio financeiro sob a forma de subsídio não reembolsável (fundo perdido), até ao montante de aproximadamente 2500 euros.
Outra das formas disponíveis refere-se ao programa de apoio à criação de empresas e criação do próprio emprego (PAECPE).
Este programa pretende promover o empreendedorismo, a criação de emprego e de novas empresas, e, o crescimento económico. Além do recebimento antecipado do subsidio de desemprego (caso aplicável), os empreendedores poderão ter acesso ao crédito a taxas muito reduzidas, com um período de carência de 2 anos. No caso em concreto do designado Microinvest, poderá ser financiado o valor total do investimento (100 %, até 20.000 euros), incluindo fundo de maneio. Para valores superiores, encontra-se disponível o programa Invest + (financiamento até 95 %, com o máximo de 100.000 euros).
StartUP Voucher
A terceira forma de apoio refere-se ao StartUP Voucher. Este programa pretende promover o desenvolvimento, por parte de jovens entre os 18 e 35 anos, de projetos de empreendedorismo inovador que se encontrem em fase de ideia, facultando um conjunto de ferramentas técnicas e financeiras que viabilizem a criação de novas empresas.
Em termos financeiros, consiste numa bolsa (incentivo mensal no valor de 691,70 euros, com uma duração que pode ir de 4 a 12 meses) e de um prémio de concretização no valor de 2000 euros.
Por fim, encontramos o Vale Incubação, destinado a micro ou a pequenas empresas, com menos de 1 ano de existência. O apoio financeiro pode ir até 5.000 euros, através da atribuição de um incentivo Não Reembolsável (fundo perdido) de 75%, para os serviços prestados por uma incubadora acreditada nas áreas da Gestão, Marketing, Assessoria Jurídica, Desenvolvimento de Produto e Financiamento.