Como já abordamos anteriormente brincar é das tarefas mais importantes para o desenvolvimento dos mais pequeninos.
Existe uma frase que adoramos enquanto equipa “Aprender e saber mais sobre o brincar é tão complexo, que livros inteiros foram escritos para tentarem explicar… no entanto, aprender a brincar é tão fácil que até um bebé o pode fazer” (autor desconhecido).
Hoje neste dia de brincar na areia pensem no que aprendemos ao brincar 🙂
O primeiro contacto inicial da criança com areia será meramente exploratório. Ela vai sentir, vai mexer na areia seca, vai testar a sua textura, resistência… Ao longo da brincadeira poderá acrescentar água à brincadeira e irá constatar e verificar que surgem propriedades da areia que não existiam quando esta estava seca. Pensando que a magnitude das descobertas depende da variedade dos materiais e contextos da brincadeira tudo será extrapolado se lhe disponibilizarmos vários utensílios como baldes, pás, formas… Esta simples brincadeira permitirá estimular e promover competências, motoras, linguísticas, emocionais e cognitivas.
Tudo o que aprendeu com esta vivência prática será assimilado e interiorizado de uma forma muito mais intensa e completa do que se apenas lhe falássemos da areia e das suas características!
O seu cérebro recebeu estímulos e mensagens auditivas, sensitivas, visuais…. tudo será integrado de uma forma completa e mágicas nas suas “gavetinhas” cerebrais que abrirá sempre que necessitar de utilizar palavras, conceitos, experiências sobre a areia no seu futuro.
Nunca se esqueça “Nada ilumina mais o cérebro do que brincar” (Stuart Brown).
Continua sentado/a a ler este artigo?
Toca agarrar numa toalha de praia e seguir para uma brincadeira em família! 🙂
Queremos partilhas da vossa tarde mágica! 😀