Gestão de Stress

 

A cada dia o ser humano é confrontado com situações de stress e conflito. Estas situações da vida do dia-a-dia podem ser ou pouco significativas ou tornar-se ameaçadoras para o equilíbrio e funcionamento do organismo. É necessário que ao longo do nosso desenvolvimento humano sejamos capazes de desenvolver estratégias de reação perante problemas caso contrário, uma exposição prolongada, pode levar ao desenvolvimento de sintomas negativos de ansiedade. É no local de trabalho onde mais surgem situações que podem ser consideradas fontes de stress e geradoras de conflito. É verdade que um estímulo causador de stress para uma pessoa, pode não o ser para outra. Por isso as situações que causam stress estão em grande parte dependentes da forma como cada pessoa percepciona e lida com as situações. O presente curso pretende desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho ou na vida do dia-a-dia e desenvolver estratégias para lidar com estas situações. Face às situações difíceis, procura-se abordar passos para a elaboração de planos individuais de mudança de comportamentos para uma melhor gestão de stress. Estes planos englobam mecanismos de resposta flexíveis e criativos e a identificação de meios de atuação assertiva perante situações de conflito. Para além de estratégias de mudança de comportamentos, iremos abordar ainda a importância do estilo de vida saudável, pois os estilos de vida de cada pessoa tendem a ser coerentes e a expressar a identidade de cada um.

 

Quando se fala de stress sabe-se que um estilo de vida saudável ajuda a manter o equilíbrio do organismo. Uma estratégia que pode enfraquecer respostas de ansiedade e stress é o relaxamento, ao criar uma resposta oposta. Se as estratégias de relaxamento forem treinadas com tempo e treino a resposta indesejada numa determinada situação vai desaparecendo. Assim, vamos verificar que para a resolução de conflitos é necessário ter em conta diversos passos e conhecer e aplicar diversas estratégias. E que cada pessoa tem a capacidade para resolver por si os seus próprios conflitos de forma eficiente. O que se procura é que cada conflito seja construtivo e que se torne uma oportunidade para o crescimento pessoal e para a evolução social e organizacional.

Gestão do Stress em Contexto Laboral

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração e Data: a definir de acordo com as necessidades/disponibilidade do cliente
Horário: a definir
Local: contexto de trabalho/contexto sala de formação
Valor: sob orçamento

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho;
Distinguir entre stress positivo e negativo;
Definir os conceitos de stress, ansiedade, conflito e relaxamento;
Reconhecer o impacto do stress na qualidade de vida e na saúde;
Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress;
Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão de stress;
Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis;
Conhecer e dominar técnicas práticas de gestão de stress;
Identificar meios de atuação assertiva perante situações de stress.

1 – Gestão de stress e o seu processo de desenvolvimento
O conceito stress
Tipos de stress
Formas individuais de lidar com o stress
Vulnerabilidade ao stress
Tipos de avaliação cognitiva do stress
Stresse positivo e stresse negativo
Causas e fatores primários de stress
Sintomas/sinais de stress
Stress pessoal e stress profissional
Avaliação individual do grau de stress
Fases do stresse
Sinais de stresse (alertas físicos, cognitivos, emocionais)

2 – O estilo de vida e o stress
Stress profissional
Os conflitos e o stress
Estilos de vida
Procrastinação e Gestão do tempo
Como implementar uma mudança? (alteração de comportamentos, planeamento e controlo de atividades, comunicação, delegação)
Delegação: vantagens para as pessoas, para o gestor e para a organização
Competências de gestão de stress
Técnicas de relaxamento

debora-monteiroDébora Monteiro

Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade da Beira Interior. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Para além da Psicologia. Interesses profissionais nas áreas de formação de jovens, adultos, profissionais/empresas e a investigação científica. Tendo por base a Licenciatura em psicologia clínica, tem desenvolvido a sua experiência profissional em torno da atuação com crianças, jovens, adultos e famílias. Mais recentemente, tem trabalhado como Coordenadora e diretora de turmas e como formadora e e-formadora especializada. Desenvolveu, como autora, diversos materiais didáticos para serem aplicados em contexto de formação. No que diz respeito à investigação científica desenvolveu e publicou dois artigos científicos.

Diversos públicos-alvo tais como profissionais e empresas.