A cada dia o ser humano é confrontado com situações de conflito e stress. Estas situações da vida do dia-a-dia podem ser, por vezes, pouco significativas ou tornar-se ameaçadoras para o próprio equilíbrio e funcionamento do organismo. Ao longo do nosso desenvolvimento vamos sendo confrontados com situações que vão exigir estratégias de reação perante problemas. Neste sentido, o presente curso pretende desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de conflitos no local de trabalho ou na vida do dia-a-dia e desenvolver estratégias para lidar com conflitos. Face às situações difíceis, procura-se abordar passos para a elaboração de planos individuais de mudança de comportamentos para a adoção de comportamentos assertivos através do desenvolvimento de mecanismos de resposta flexíveis e criativos e da identificação de meios de atuação assertiva perante situações de conflito.

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Gestão de conflitos

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração e Data: a definir de acordo com as necessidades/disponibilidade do cliente
Horário: a definir
Local: contexto de trabalho/contexto sala de formação
Valor: sob orçamento

 

  • Adquirir a noção de conflito
  • Refletir em torno de diversas teorias e perspectivas
  • Compreender a natureza dos conflitos
  • Identificar os tipos de conflito
  • Saber as etapas e os níveis do conflito
  • Compreender os estilos pessoais de comportamento
  • Compreender os conflitos nas empresas e suas causas
  • Enumerar as vantagens e desvantagens dos conflitos
  • Compreender o conflito como oportunidade
  • Identificar as estratégias de resolução de conflitos
  • Compreender as etapas do processo de negociação
1 – Gestão de Conflitos
Definição de conflito
O conflito enquanto parte integrante das relações interpessoais
A natureza dos conflitos
Tipos de conflito
Etapas e níveis de conflito
Compreender as dinâmicas relacionais e estilos pessoais nas situações de conflito
Os conflitos nas empresas
Causas dos conflitos
Vantagens e desvantagens do conflito
O conflito como oportunidade
Atitudes e comportamentos adequados à gestão de conflitos
Estratégias para gestão de conflitos
O processo de negociação
O bom negociador
debora-monteiroDébora Monteiro

Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade da Beira Interior. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Para além da Psicologia. Interesses profissionais nas áreas de formação de jovens, adultos, profissionais/empresas e a investigação científica. Tendo por base a Licenciatura em psicologia clínica, tem desenvolvido a sua experiência profissional em torno da atuação com crianças, jovens, adultos e famílias. Mais recentemente, tem trabalhado como Coordenadora e diretora de turmas e como formadora e e-formadora especializada. Desenvolveu, como autora, diversos materiais didáticos para serem aplicados em contexto de formação. No que diz respeito à investigação científica desenvolveu e publicou dois artigos científicos.

Diversos públicos-alvo tais como profissionais e empresas.