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Perturbações Motoras da Fala na Infância: Dispraxia Verbal de Desenvolvimento – Nível 1 – Porto

100,00 80,00

Informações Gerais

Regime: Presencial
Duração: 8 Horas
Data: 11 Novembro 2017
Horário:
Sábado das 9h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00
Local: Porto
Inscrições até: 6 Novembro 2017
Nº Vagas:  15 – 30

REF: SA020_17 Categoria:

Descrição

As perturbações da fala na infância causadas por alterações na programação e planeamento motor são, atualmente, um tema de reduzido conhecimento e considerável debate em Portugal, suscitando controvérsia na comunidade científica internacional. É o caso da Developmental Verbal Dyspraxia (RCSLT, 2011), também designada como Childhood Apraxia of Speech (ASHA, 2007) ou Developmental Apraxia of Speech (Shriberg, Aram, & Kwiatkowski, 1997), cuja etiologia, critérios de diagnóstico, procedimentos para avaliação e intervenção se encontram, ainda, envoltos em incerteza e mistério. Não obstante a variabilidade terminológica, esta patologia pode ser definida como uma perturbação motora da fala, na qual a precisão e consistência dos movimentos necessários a um discurso inteligível estão perturbados, na ausência de défices neuromusculares (Meredith, 2014). Em Portugal, e na ausência de critérios de diagnóstico definidos, a equipa do projeto DAVINCI sugere o termo Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (DVD) para designar esta perturbação (Dias, Lousada, Morgado & Fonseca, 2015).

Ainda pouco se sabe sobre Developmental Verbal Dyspraxia, existindo um limitado número de publicações científicas orientadoras no que diz respeito à avaliação e intervenção em Terapia da Fala (CASANA, 2014). À semelhança da realidade internacional, também em Portugal a bibliografia existente relativa a este assunto é escassa, enfatizando a pertinência de projetos de investigação sobre o tema. É igualmente importante a disseminação de informação na comunidade terapêutica e geral, não só para contribuir para o aumento do conhecimento sobre esta condição, mas também para consciencializar a comunidade para a existência deste problema.

No workshop apresentado pretende-se expor informação teórica resultante da revisão de bibliografia de referência sobre o tópico da Developmental Verbal Dyspraxia, sugerindo e debatendo propostas de procedimentos para a identificação, avaliação e intervenção terapêutica. Apresentar-se-ão também casos clínicos paradigmáticos, analisados em dinâmicas de grupo e exercícios de reflexão individual. Esperar-se-á que cada participante apresente propostas de atividades terapêutica a implementar, tendo em vista objetivos definidos para os estudos de caso explorados.

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:

  • Definir o conceito de Dispraxia Verbal de Desenvolvimento (DVD);
  • Identificar sinais de alerta de DVD;
  • Enunciar critérios de diagnóstico de DVD descritos na literatura;
  • Indicar instrumentos de avaliação terapêutica de referência a nível nacional e internacional;
  • Descrever procedimentos de avaliação terapêutica recomendados para DVD;
  • Definir objetivos gerais e específicos para a intervenção em casos de DVD;
  • Conceber e implementar 1 atividade terapêutica adequada aos objetivos estabelecidos;
  • Sugerir indicadores adequados para monitorizar e avaliar a atuação neste âmbito.
  • Adotar práticas baseadas em evidência para fundamentar o raciocínio clínico e a tomada de decisão terapêutica.
  • Perspetiva histórica;
  • Questões terminológicas;
  • Dispraxia Verbal de Desenvolvimento – Conceito;
  • Etiologia;
  • Principais características de Dispraxia Verbal de Desenvolvimento;
  • Diagnóstico Diferencial;
  • Guia para identificação/sinalização precoce;
  • Instrumentos e procedimentos de avaliação terapêutica;
  • Recomendações para a intervenção terapêutica;
  • Monitorização & avaliação da intervenção;
  • Estudos de caso.

joao canossaJoão Canossa Dias

Terapeuta da Fala, Formador e Consultor, com experiência nacional e internacional.

Exerce funções como terapeuta da fala na ARCIL – Lousã e como formador em entidades em Portugal e no estrangeiro, integrando o Departamento de Linguagem da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e mestre na área das Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Ao longo do tempo, diversificou a sua formação profissional e académica e investiu no estudo de metodologias e intervenção especializadas, encontrando-se, presentemente, a realizar um Master of Science na Universidade de Groningen.

É autor de material didáctico para empresas como a Cnoti, SpeakInMotion e AREAL Editores e encontrou na temática das perturbações e dos processos complexos de comunicação uma área atuação e investigação que pretende continuar a explorar

Terapeutas da Fala
Alunos do curso de Licenciatura em Terapia da Fala